A influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3979 |
Resumo: | A intensificação da concorrência tem levado as empresas a desenvolverem formas organizacionais que diferem da dicotomia fazer/comprar. Entre as opções disponíveis para as pequenas e médias empresas, destaca-se o desenvolvimento de relacionamentos cooperativos do tipo redes horizontais de empresas. A literatura tem documentado uma série de ganhos ou benefícios decorrentes dessa forma de organização da atividade econômica. Para esta tese, considera-se que os ganhos competitivos isoladamente não garantem o sucesso das redes horizontais, isto é, a sua continuidade por tempo indeterminado. Além dos ganhos competitivos, incluemse nesta tese a confiança e a satisfação com a rede como fatores que influenciam a intenção de permanência de empresas em redes horizontais. A questão da confiança interorganizacional, apesar de amplamente discutida, tem se limitado ao campo teórico com poucos estudos empíricos desenvolvidos em redes horizontais de empresas. Outra lacuna teórica identificada é a ausência de estudos que considerem a satisfação com a rede e a intenção de empresas permanecerem nas redes. Com base no exposto, o objetivo desta tese é analisar como a confiança, os ganhos competitivos e a satisfação com a rede influenciam a intenção das empresas permanecerem em redes horizontais varejistas. A comparação de modelos, por meio de equações estruturais, indicou que o modelo originalmente proposto representava mais adequadamente a relação entre os constructos. Dessa forma, a partir do modelo original, foram suportadas as hipóteses que indicavam a influência (positiva) i) (H1a, H1b, H1c, H1d) da confiança sobre os ganhos competitivos (ganhos econômicos, relações sociais, legitimidade e aprendizagem e inovação); ii) (H2a) dos ganhos econômicos sobre satisfação com a rede; iii) (H4) da confiança sobre a intenção de permanência na rede; e iv) (H5) da satisfação com a rede sobre a intenção de permanência na rede. Conjuntamente, os resultados desta tese mostram que a confiança, os ganhos econômicos e a satisfação com a rede são os fatores que determinam a intenção das empresas permanecerem em redes horizontais varejistas. |
id |
USIN_a9e282764a48e22e0c4b4b8c4eeb1114 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3979 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-06-23T23:18:25Z2015-06-23T23:18:25Z2013-07-23Submitted by Fabricia Fialho Reginato (fabriciar) on 2015-06-23T23:18:25Z No. of bitstreams: 1 FernandoCunha.pdf: 1618349 bytes, checksum: 8905b84f197dc2d1d6a7a461db4df336 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-23T23:18:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandoCunha.pdf: 1618349 bytes, checksum: 8905b84f197dc2d1d6a7a461db4df336 (MD5) Previous issue date: 2013-07-23A intensificação da concorrência tem levado as empresas a desenvolverem formas organizacionais que diferem da dicotomia fazer/comprar. Entre as opções disponíveis para as pequenas e médias empresas, destaca-se o desenvolvimento de relacionamentos cooperativos do tipo redes horizontais de empresas. A literatura tem documentado uma série de ganhos ou benefícios decorrentes dessa forma de organização da atividade econômica. Para esta tese, considera-se que os ganhos competitivos isoladamente não garantem o sucesso das redes horizontais, isto é, a sua continuidade por tempo indeterminado. Além dos ganhos competitivos, incluemse nesta tese a confiança e a satisfação com a rede como fatores que influenciam a intenção de permanência de empresas em redes horizontais. A questão da confiança interorganizacional, apesar de amplamente discutida, tem se limitado ao campo teórico com poucos estudos empíricos desenvolvidos em redes horizontais de empresas. Outra lacuna teórica identificada é a ausência de estudos que considerem a satisfação com a rede e a intenção de empresas permanecerem nas redes. Com base no exposto, o objetivo desta tese é analisar como a confiança, os ganhos competitivos e a satisfação com a rede influenciam a intenção das empresas permanecerem em redes horizontais varejistas. A comparação de modelos, por meio de equações estruturais, indicou que o modelo originalmente proposto representava mais adequadamente a relação entre os constructos. Dessa forma, a partir do modelo original, foram suportadas as hipóteses que indicavam a influência (positiva) i) (H1a, H1b, H1c, H1d) da confiança sobre os ganhos competitivos (ganhos econômicos, relações sociais, legitimidade e aprendizagem e inovação); ii) (H2a) dos ganhos econômicos sobre satisfação com a rede; iii) (H4) da confiança sobre a intenção de permanência na rede; e iv) (H5) da satisfação com a rede sobre a intenção de permanência na rede. Conjuntamente, os resultados desta tese mostram que a confiança, os ganhos econômicos e a satisfação com a rede são os fatores que determinam a intenção das empresas permanecerem em redes horizontais varejistas.The increase of competition between companies has led them to develop organizational models that differ from the dichotomy make/buy. Among the options available to small and medium enterprises, the development of cooperative horizontal networks can be highlighted. The literature has documented several gains or benefits of this kind of organization of economic activity. In this thesis, it is considered that the competitive gains alone do not guarantee success of horizontal networks, namely their continuity indefinitely. Besides the competitive gains, in the present work, trust and satisfaction with the network are considered as influence factors for the intention of permanence of companies in horizontal networks. The issue of interorganizational trust, though widely discussed, has been limited to theoretical studied with few empirical studies developed in horizontal networks of companies. Another theoretical gap identified is the lack of studies that consider the companies’ satisfaction with the network and intention to remain in the networks. In this context, this thesis aims to analyze how trust, competitive gains and satisfaction with the network influence the companies to remain in retailers horizontal networks. The comparison between models, through structural equations, showed that the originally proposed model represented more adequately the proposed relationships between constructs. Thus, from the original model, were supported hypotheses which indicated the influence (positive) i) (H1a, H1b, H1c, H1d) of trust over the competitive gains (economic gains, social relations, legitimacy and learning and innovation); ii) (H2a) of economic gains over satisfaction with the network; iii) (H4) of trust over the intention to remain in the network; and iv) (H5) of satisfaction with the network over the intention to stay in the network. Together, the results of this thesis show that trust, economic gains and satisfaction with the network are the factors that determine the intention of the companies remain in retailers horizontal networks.NenhumaCunha, Fernando Rafaelhttp://lattes.cnpq.br/4661284526064286http://lattes.cnpq.br/0319401801737464Antunes Júnior, José Antônio Vallehttp://lattes.cnpq.br/2828871234344046Garrido, Ivan LapuenteUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosA influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontaisACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoRedes horizontaisIntenção de permanênciaSatisfaçãoGanhos competitivosConfiançaTrustHorizontal networksIntention to remainSatsisfactionCompetitive gainsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3979info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALFernandoCunha.pdfFernandoCunha.pdfapplication/pdf1618349http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3979/1/FernandoCunha.pdf8905b84f197dc2d1d6a7a461db4df336MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3979/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/39792015-06-23 20:19:22.602oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-06-23T23:19:22Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontais |
title |
A influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontais |
spellingShingle |
A influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontais Cunha, Fernando Rafael ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Redes horizontais Intenção de permanência Satisfação Ganhos competitivos Confiança Trust Horizontal networks Intention to remain Satsisfaction Competitive gains |
title_short |
A influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontais |
title_full |
A influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontais |
title_fullStr |
A influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontais |
title_full_unstemmed |
A influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontais |
title_sort |
A influência da confiança, ganhos competitivos e satisfação na intenção de permanência de empresas em redes horizontais |
author |
Cunha, Fernando Rafael |
author_facet |
Cunha, Fernando Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4661284526064286 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0319401801737464 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Fernando Rafael |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Antunes Júnior, José Antônio Valle |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2828871234344046 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garrido, Ivan Lapuente |
contributor_str_mv |
Antunes Júnior, José Antônio Valle Garrido, Ivan Lapuente |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração |
topic |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração Redes horizontais Intenção de permanência Satisfação Ganhos competitivos Confiança Trust Horizontal networks Intention to remain Satsisfaction Competitive gains |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redes horizontais Intenção de permanência Satisfação Ganhos competitivos Confiança |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Trust Horizontal networks Intention to remain Satsisfaction Competitive gains |
description |
A intensificação da concorrência tem levado as empresas a desenvolverem formas organizacionais que diferem da dicotomia fazer/comprar. Entre as opções disponíveis para as pequenas e médias empresas, destaca-se o desenvolvimento de relacionamentos cooperativos do tipo redes horizontais de empresas. A literatura tem documentado uma série de ganhos ou benefícios decorrentes dessa forma de organização da atividade econômica. Para esta tese, considera-se que os ganhos competitivos isoladamente não garantem o sucesso das redes horizontais, isto é, a sua continuidade por tempo indeterminado. Além dos ganhos competitivos, incluemse nesta tese a confiança e a satisfação com a rede como fatores que influenciam a intenção de permanência de empresas em redes horizontais. A questão da confiança interorganizacional, apesar de amplamente discutida, tem se limitado ao campo teórico com poucos estudos empíricos desenvolvidos em redes horizontais de empresas. Outra lacuna teórica identificada é a ausência de estudos que considerem a satisfação com a rede e a intenção de empresas permanecerem nas redes. Com base no exposto, o objetivo desta tese é analisar como a confiança, os ganhos competitivos e a satisfação com a rede influenciam a intenção das empresas permanecerem em redes horizontais varejistas. A comparação de modelos, por meio de equações estruturais, indicou que o modelo originalmente proposto representava mais adequadamente a relação entre os constructos. Dessa forma, a partir do modelo original, foram suportadas as hipóteses que indicavam a influência (positiva) i) (H1a, H1b, H1c, H1d) da confiança sobre os ganhos competitivos (ganhos econômicos, relações sociais, legitimidade e aprendizagem e inovação); ii) (H2a) dos ganhos econômicos sobre satisfação com a rede; iii) (H4) da confiança sobre a intenção de permanência na rede; e iv) (H5) da satisfação com a rede sobre a intenção de permanência na rede. Conjuntamente, os resultados desta tese mostram que a confiança, os ganhos econômicos e a satisfação com a rede são os fatores que determinam a intenção das empresas permanecerem em redes horizontais varejistas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-07-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-06-23T23:18:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-06-23T23:18:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3979 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3979/1/FernandoCunha.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3979/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8905b84f197dc2d1d6a7a461db4df336 e130fff006551e19abf270f718b7ab21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844963761192960 |