Psicoterapia baseada na mentalização de crianças abrigadas com indicadores de depressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwan, Soraia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2910
Resumo: Essa Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica focalizou a possibilidade de desenvolvimento da função reflexiva e da capacidade de mentalização na psicoterapia de crianças que residiam em instituição de abrigo e que apresentavam sintomas ou indicadores de depressão. Com base nas contribuições da vertente psicanalítica da teoria do apego, mais especificamente nos conceitos de função reflexiva e capacidade de mentalização, foi realizado um estudo pautado pela abordagem qualitativo-exploratória, adotando-se o procedimento de Estudos de Casos Múltiplos. Duas crianças com idades de 7 e 9 anos foram acompanhadas em psicoterapia durante o período de 6 meses. Antes e depois do processo psicoterapêutico as crianças foram avaliadas com os instrumentos Children‟s Depression Inventory (CDI) para o levantamento dos indicadores de depressão e o Manchester Child Attachment Story Task – MCAST para a identificação das representações internas dos relacionamentos de apego das crianças e da capacidade de mentalização d
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