Significados da secularização e lugar das religiões na esfera pública na perspectiva da cidadania complexa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Decothé Junior, Joel Francisco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11491
Resumo: O debate sobre os significados da secularização e o lugar das religiões na esfera pública moderna é o objetivo central desta investigação. Para tal, se reconstituiu inicialmente elementos teóricos elucidativos sobre o tema a partir dos pensamentos de Jürgen Habermas e Charles Taylor. A partir daí tomei como aporte para justificação de minha avaliação e posição no referido debate, a noção de cidadania complexa aportada por Adela Cortina como interpretação complementar às posições dos filósofos mencionados acima na discussão filosófica em pauta. Neste contexto, a questão que move minha argumentação nesta pesquisa é a seguinte: quais são os significados da secularização e o lugar das religiões na esfera pública moderna à luz de Habermas, Taylor e Cortina? Para tanto, num primeiro momento, procurou-se reconstruir algumas premissas gerais constitutivas dos significados da secularização e do lugar das religiões na esfera pública no âmbito da tradição cultural secular da modernidade ocidental. Em seguida, apresentou-se a análise da posição de Habermas sobre a constelação e o significado do lugar das religiões na esfera pública pós-secular moderna. Adiante, reconstruo o argumento, sobre o significado de se viver numa era secular e qual seja o lugar das religiões na esfera pública moderna, segundo Taylor. Na sequência, busco compreender a posição de Cortina sobre a sua concepção de sociedade secular e o lugar das religiões na esfera pública dentro do diapasão conceitual de cidadania complexa. Por fim, estudo especificamente às implicações éticas sobre o lugar das religiões na esfera pública moderna (pós) secular, cotejando as nuances das posições de Habermas como tradução dos potenciais conteúdos semânticos das linguagens religiosas, para os modelos de linguagens seculares. Procuro adiante entender a posição de Taylor sobre a plenitude como sentido designativo da vida numa era secular. E, por fim, explicito a posição a qual eu me associo conceitualmente no debate que é a proposta da ética civil em face das fontes religiosas, tendo como base a perspectiva da concepção de cidadania complexa com o objetivo de defender que tal noção, se apresenta como o modo mais adequado, hoje, de se interpretar os desafios de constituição da forma de vida cidadã complexa na coexistência entre agentes religiosos e seculares, diante do fenômeno conflituoso do pluralismo cultural e moral existente nas democracias contemporâneas da modernidade ocidental secularizada.
id USIN_b247536d9e7f901d3ad5e606f2038f2f
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/11491
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2022-05-27T14:37:43Z2022-05-27T14:37:43Z2022-03-21Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2022-05-27T14:37:43Z No. of bitstreams: 1 Joel Francisco Decothé Junior_.pdf: 4366757 bytes, checksum: ee5522c6d71a4f6b90d087b7ebae911b (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-27T14:37:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joel Francisco Decothé Junior_.pdf: 4366757 bytes, checksum: ee5522c6d71a4f6b90d087b7ebae911b (MD5) Previous issue date: 2022-03-21O debate sobre os significados da secularização e o lugar das religiões na esfera pública moderna é o objetivo central desta investigação. Para tal, se reconstituiu inicialmente elementos teóricos elucidativos sobre o tema a partir dos pensamentos de Jürgen Habermas e Charles Taylor. A partir daí tomei como aporte para justificação de minha avaliação e posição no referido debate, a noção de cidadania complexa aportada por Adela Cortina como interpretação complementar às posições dos filósofos mencionados acima na discussão filosófica em pauta. Neste contexto, a questão que move minha argumentação nesta pesquisa é a seguinte: quais são os significados da secularização e o lugar das religiões na esfera pública moderna à luz de Habermas, Taylor e Cortina? Para tanto, num primeiro momento, procurou-se reconstruir algumas premissas gerais constitutivas dos significados da secularização e do lugar das religiões na esfera pública no âmbito da tradição cultural secular da modernidade ocidental. Em seguida, apresentou-se a análise da posição de Habermas sobre a constelação e o significado do lugar das religiões na esfera pública pós-secular moderna. Adiante, reconstruo o argumento, sobre o significado de se viver numa era secular e qual seja o lugar das religiões na esfera pública moderna, segundo Taylor. Na sequência, busco compreender a posição de Cortina sobre a sua concepção de sociedade secular e o lugar das religiões na esfera pública dentro do diapasão conceitual de cidadania complexa. Por fim, estudo especificamente às implicações éticas sobre o lugar das religiões na esfera pública moderna (pós) secular, cotejando as nuances das posições de Habermas como tradução dos potenciais conteúdos semânticos das linguagens religiosas, para os modelos de linguagens seculares. Procuro adiante entender a posição de Taylor sobre a plenitude como sentido designativo da vida numa era secular. E, por fim, explicito a posição a qual eu me associo conceitualmente no debate que é a proposta da ética civil em face das fontes religiosas, tendo como base a perspectiva da concepção de cidadania complexa com o objetivo de defender que tal noção, se apresenta como o modo mais adequado, hoje, de se interpretar os desafios de constituição da forma de vida cidadã complexa na coexistência entre agentes religiosos e seculares, diante do fenômeno conflituoso do pluralismo cultural e moral existente nas democracias contemporâneas da modernidade ocidental secularizada.The debate about the meaning of secularization and the place of religions in the modern public sphere is the central objective of this investigation. For this, I initially reconstituted the elucidative theoretical elements about the subject from the theories of Jürgen Habermas and Charles Taylor. From this, I took as contribution for the justification of my evaluation and position in this debate the notion of complex citizenship contributed by Adela Cortina as a complementary interpretation with the position of the philosophers mentioned above in the main philosophical discussion. In this context, the question that moves my argumentation in this research is the following: which are the meanings of the secularization and the place of religions in the modern public sphere at the light of Habermas, Taylor and Cortina? For this, in the first moment, I sought to rebuild some general constitutive premises about the meanings of secularization and the place of religions in the public sphere within the scope of the cultural secular tradition in the westerly modernity. Then, I introduced the analysis of Habermas position about the constellation and the place of religions in the modern post-secular sphere. After this, I rebuild the argument about the meaning of living in a secular era and the place of religions in the public sphere, according to Taylor. In sequence, I seek to comprehend Cortina’s positions about its conception of secular society and the place of religions in the public sphere inside the conceptual standard of complex citizenship. Lastly, I mainly study the ethical implications about the place of religions in the (post) secular public modern sphere, relating the nuances of Habermas position as the translation of the potential semantic content of the religious languages to the secular language models. I seek forward to understand Taylor’s position about plenitude as a designative meaning of life in a secular era. And, lastly, I explain the position which I associate myself conceptually in this debate, that is the proposal of civil ethics in the face of the religious sources, having as a foundation the perspective of complex citizenship as a conception with the objective of defending that this notion presents itself as the most adequate way, currently, of interpreting the challenges of the ways of constitution of complex citizen life, coexisting between religious and secular agents against the conflicting phenomenon of cultural and moral pluralism in the contemporary democracies of the western secularized modernity.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDecothé Junior, Joel Franciscohttp://lattes.cnpq.br/0275983961321105http://lattes.cnpq.br/5246255686057823Helfer, InácioUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUnisinosBrasilEscola de HumanidadesSignificados da secularização e lugar das religiões na esfera pública na perspectiva da cidadania complexaACCNPQ::Ciências Humanas::FilosofiaSecularizaçãoLugar das religiõesEsfera públicaCidadania complexaSecularizationPlace of religionsPublic sphereComplex citizenshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11491info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALJoel Francisco Decothé Junior.pdfJoel Francisco Decothé Junior.pdfapplication/pdf2732342http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11491/3/Joel+Francisco+Decoth%C3%A9+Junior.pdfc4bf630a8132e9684035fe6596d52313MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11491/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/114912022-08-02 13:53:14.566oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-08-02T16:53:14Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Significados da secularização e lugar das religiões na esfera pública na perspectiva da cidadania complexa
title Significados da secularização e lugar das religiões na esfera pública na perspectiva da cidadania complexa
spellingShingle Significados da secularização e lugar das religiões na esfera pública na perspectiva da cidadania complexa
Decothé Junior, Joel Francisco
ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia
Secularização
Lugar das religiões
Esfera pública
Cidadania complexa
Secularization
Place of religions
Public sphere
Complex citizenship
title_short Significados da secularização e lugar das religiões na esfera pública na perspectiva da cidadania complexa
title_full Significados da secularização e lugar das religiões na esfera pública na perspectiva da cidadania complexa
title_fullStr Significados da secularização e lugar das religiões na esfera pública na perspectiva da cidadania complexa
title_full_unstemmed Significados da secularização e lugar das religiões na esfera pública na perspectiva da cidadania complexa
title_sort Significados da secularização e lugar das religiões na esfera pública na perspectiva da cidadania complexa
author Decothé Junior, Joel Francisco
author_facet Decothé Junior, Joel Francisco
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0275983961321105
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5246255686057823
dc.contributor.author.fl_str_mv Decothé Junior, Joel Francisco
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Helfer, Inácio
contributor_str_mv Helfer, Inácio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia
topic ACCNPQ::Ciências Humanas::Filosofia
Secularização
Lugar das religiões
Esfera pública
Cidadania complexa
Secularization
Place of religions
Public sphere
Complex citizenship
dc.subject.por.fl_str_mv Secularização
Lugar das religiões
Esfera pública
Cidadania complexa
dc.subject.eng.fl_str_mv Secularization
Place of religions
Public sphere
Complex citizenship
description O debate sobre os significados da secularização e o lugar das religiões na esfera pública moderna é o objetivo central desta investigação. Para tal, se reconstituiu inicialmente elementos teóricos elucidativos sobre o tema a partir dos pensamentos de Jürgen Habermas e Charles Taylor. A partir daí tomei como aporte para justificação de minha avaliação e posição no referido debate, a noção de cidadania complexa aportada por Adela Cortina como interpretação complementar às posições dos filósofos mencionados acima na discussão filosófica em pauta. Neste contexto, a questão que move minha argumentação nesta pesquisa é a seguinte: quais são os significados da secularização e o lugar das religiões na esfera pública moderna à luz de Habermas, Taylor e Cortina? Para tanto, num primeiro momento, procurou-se reconstruir algumas premissas gerais constitutivas dos significados da secularização e do lugar das religiões na esfera pública no âmbito da tradição cultural secular da modernidade ocidental. Em seguida, apresentou-se a análise da posição de Habermas sobre a constelação e o significado do lugar das religiões na esfera pública pós-secular moderna. Adiante, reconstruo o argumento, sobre o significado de se viver numa era secular e qual seja o lugar das religiões na esfera pública moderna, segundo Taylor. Na sequência, busco compreender a posição de Cortina sobre a sua concepção de sociedade secular e o lugar das religiões na esfera pública dentro do diapasão conceitual de cidadania complexa. Por fim, estudo especificamente às implicações éticas sobre o lugar das religiões na esfera pública moderna (pós) secular, cotejando as nuances das posições de Habermas como tradução dos potenciais conteúdos semânticos das linguagens religiosas, para os modelos de linguagens seculares. Procuro adiante entender a posição de Taylor sobre a plenitude como sentido designativo da vida numa era secular. E, por fim, explicito a posição a qual eu me associo conceitualmente no debate que é a proposta da ética civil em face das fontes religiosas, tendo como base a perspectiva da concepção de cidadania complexa com o objetivo de defender que tal noção, se apresenta como o modo mais adequado, hoje, de se interpretar os desafios de constituição da forma de vida cidadã complexa na coexistência entre agentes religiosos e seculares, diante do fenômeno conflituoso do pluralismo cultural e moral existente nas democracias contemporâneas da modernidade ocidental secularizada.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-27T14:37:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-27T14:37:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-03-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11491
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/11491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11491/3/Joel+Francisco+Decoth%C3%A9+Junior.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/11491/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c4bf630a8132e9684035fe6596d52313
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845076968603648