O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suman, Katia
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2613
Resumo: Essa dissertação trata da questão da radiodifusão de música no Brasil, focando atenção na prática conhecida como jabá, através da qual se estruturam as relações entre a indústria fonográfica e os meios de comunicação. Trata-se, mais especificamente, da análise da programação das rádios Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock, emissoras que lideravam a audiência entre os jovens na cidade de Porto Alegre no período de observação, abril, junho e agosto de 2005. A pesquisa analisa como é organizado e difundido o mercado de música destinada ao público jovem no Brasil, a partir destes três casos, suas implicações econômicas e sociais e como esta realidade se estrutura, baseada na acumulação de capital e sua vinculação ao grande mercado fonográfico mundial. Para tanto discute o processo de globalização e o atual estágio do capitalismo, focando a relação entre o campo econômico e o campo da comunicação, porque é nessa intersecção que reside a construção de um modelo hegemônico de produção e circulação de capital. O estudo, c
id USIN_b8c02b605d8a0d1d6bfa34e1da5795d0
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2613
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:23:09Z2015-03-05T18:23:09Z2006-11-24Made available in DSpace on 2015-03-05T18:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 24Essa dissertação trata da questão da radiodifusão de música no Brasil, focando atenção na prática conhecida como jabá, através da qual se estruturam as relações entre a indústria fonográfica e os meios de comunicação. Trata-se, mais especificamente, da análise da programação das rádios Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock, emissoras que lideravam a audiência entre os jovens na cidade de Porto Alegre no período de observação, abril, junho e agosto de 2005. A pesquisa analisa como é organizado e difundido o mercado de música destinada ao público jovem no Brasil, a partir destes três casos, suas implicações econômicas e sociais e como esta realidade se estrutura, baseada na acumulação de capital e sua vinculação ao grande mercado fonográfico mundial. Para tanto discute o processo de globalização e o atual estágio do capitalismo, focando a relação entre o campo econômico e o campo da comunicação, porque é nessa intersecção que reside a construção de um modelo hegemônico de produção e circulação de capital. O estudo, cThis dissertation studies the issue of music broadcasting in Brazil, focusing in the known practice called payola, through which the relations between the music industry and the means of communication are structured. It is, more specifically, an analysis of the program schedule of Atlântida, Jovem Pan and Pop Rock radio stations, which were the stations with the leader audience among young people in the city of Porto Alegre during the observation period, April, June and August 2005. This research analyses how the music market aimed at the young audience in Brazil is organized and diffuse, taking the three cases above, studying their economic and social implications; and how this reality is structured, based on the capital accumulation and its connection with the large phonographic market worldwide. In order to do that, this project discusses the globalization process and the current stage of capitalism, focusing on the relation between the economic field and the communication field, because it is in this inteBolsa para curso e programa de Pós GraduaçãoSuman, Katiahttp://lattes.cnpq.br/8839269246442375BRITTOS, V.C.Brittos, Valério CruzUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaO jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop RockCiências Sociais Aplicadasanáliseindústria fonográficajabájovemmercadomercado musicalmúsicaprogramaçãoRádio AtlântidaRádio Jovem PanRádio Pop Rockradiodifusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2613info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALjaba no radio.pdfjaba no radio.pdfapplication/pdf689132http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2613/1/jaba+no+radio.pdfe36cd629a43e7e0898018307a9b02470MD51UNISINOS/26132015-03-17 17:48:14.952oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T20:48:14Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock
title O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock
spellingShingle O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock
Suman, Katia
Ciências Sociais Aplicadas
análise
indústria fonográfica
jabá
jovem
mercado
mercado musical
música
programação
Rádio Atlântida
Rádio Jovem Pan
Rádio Pop Rock
radiodifusão
title_short O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock
title_full O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock
title_fullStr O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock
title_full_unstemmed O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock
title_sort O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock
author Suman, Katia
author_facet Suman, Katia
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8839269246442375
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv BRITTOS, V.C.
dc.contributor.author.fl_str_mv Suman, Katia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brittos, Valério Cruz
contributor_str_mv Brittos, Valério Cruz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
análise
indústria fonográfica
jabá
jovem
mercado
mercado musical
música
programação
Rádio Atlântida
Rádio Jovem Pan
Rádio Pop Rock
radiodifusão
dc.subject.por.fl_str_mv análise
indústria fonográfica
jabá
jovem
mercado
mercado musical
música
programação
Rádio Atlântida
Rádio Jovem Pan
Rádio Pop Rock
radiodifusão
description Essa dissertação trata da questão da radiodifusão de música no Brasil, focando atenção na prática conhecida como jabá, através da qual se estruturam as relações entre a indústria fonográfica e os meios de comunicação. Trata-se, mais especificamente, da análise da programação das rádios Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock, emissoras que lideravam a audiência entre os jovens na cidade de Porto Alegre no período de observação, abril, junho e agosto de 2005. A pesquisa analisa como é organizado e difundido o mercado de música destinada ao público jovem no Brasil, a partir destes três casos, suas implicações econômicas e sociais e como esta realidade se estrutura, baseada na acumulação de capital e sua vinculação ao grande mercado fonográfico mundial. Para tanto discute o processo de globalização e o atual estágio do capitalismo, focando a relação entre o campo econômico e o campo da comunicação, porque é nessa intersecção que reside a construção de um modelo hegemônico de produção e circulação de capital. O estudo, c
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-11-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:23:09Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:23:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2613
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2613/1/jaba+no+radio.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e36cd629a43e7e0898018307a9b02470
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946205933568