O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2613 |
Resumo: | Essa dissertação trata da questão da radiodifusão de música no Brasil, focando atenção na prática conhecida como jabá, através da qual se estruturam as relações entre a indústria fonográfica e os meios de comunicação. Trata-se, mais especificamente, da análise da programação das rádios Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock, emissoras que lideravam a audiência entre os jovens na cidade de Porto Alegre no período de observação, abril, junho e agosto de 2005. A pesquisa analisa como é organizado e difundido o mercado de música destinada ao público jovem no Brasil, a partir destes três casos, suas implicações econômicas e sociais e como esta realidade se estrutura, baseada na acumulação de capital e sua vinculação ao grande mercado fonográfico mundial. Para tanto discute o processo de globalização e o atual estágio do capitalismo, focando a relação entre o campo econômico e o campo da comunicação, porque é nessa intersecção que reside a construção de um modelo hegemônico de produção e circulação de capital. O estudo, c |
id |
USIN_b8c02b605d8a0d1d6bfa34e1da5795d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2613 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:23:09Z2015-03-05T18:23:09Z2006-11-24Made available in DSpace on 2015-03-05T18:23:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 24Essa dissertação trata da questão da radiodifusão de música no Brasil, focando atenção na prática conhecida como jabá, através da qual se estruturam as relações entre a indústria fonográfica e os meios de comunicação. Trata-se, mais especificamente, da análise da programação das rádios Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock, emissoras que lideravam a audiência entre os jovens na cidade de Porto Alegre no período de observação, abril, junho e agosto de 2005. A pesquisa analisa como é organizado e difundido o mercado de música destinada ao público jovem no Brasil, a partir destes três casos, suas implicações econômicas e sociais e como esta realidade se estrutura, baseada na acumulação de capital e sua vinculação ao grande mercado fonográfico mundial. Para tanto discute o processo de globalização e o atual estágio do capitalismo, focando a relação entre o campo econômico e o campo da comunicação, porque é nessa intersecção que reside a construção de um modelo hegemônico de produção e circulação de capital. O estudo, cThis dissertation studies the issue of music broadcasting in Brazil, focusing in the known practice called payola, through which the relations between the music industry and the means of communication are structured. It is, more specifically, an analysis of the program schedule of Atlântida, Jovem Pan and Pop Rock radio stations, which were the stations with the leader audience among young people in the city of Porto Alegre during the observation period, April, June and August 2005. This research analyses how the music market aimed at the young audience in Brazil is organized and diffuse, taking the three cases above, studying their economic and social implications; and how this reality is structured, based on the capital accumulation and its connection with the large phonographic market worldwide. In order to do that, this project discusses the globalization process and the current stage of capitalism, focusing on the relation between the economic field and the communication field, because it is in this inteBolsa para curso e programa de Pós GraduaçãoSuman, Katiahttp://lattes.cnpq.br/8839269246442375BRITTOS, V.C.Brittos, Valério CruzUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaO jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop RockCiências Sociais Aplicadasanáliseindústria fonográficajabájovemmercadomercado musicalmúsicaprogramaçãoRádio AtlântidaRádio Jovem PanRádio Pop Rockradiodifusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2613info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALjaba no radio.pdfjaba no radio.pdfapplication/pdf689132http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2613/1/jaba+no+radio.pdfe36cd629a43e7e0898018307a9b02470MD51UNISINOS/26132015-03-17 17:48:14.952oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2613Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T20:48:14Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock |
title |
O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock |
spellingShingle |
O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock Suman, Katia Ciências Sociais Aplicadas análise indústria fonográfica jabá jovem mercado mercado musical música programação Rádio Atlântida Rádio Jovem Pan Rádio Pop Rock radiodifusão |
title_short |
O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock |
title_full |
O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock |
title_fullStr |
O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock |
title_full_unstemmed |
O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock |
title_sort |
O jabá no rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock |
author |
Suman, Katia |
author_facet |
Suman, Katia |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8839269246442375 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
BRITTOS, V.C. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suman, Katia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Brittos, Valério Cruz |
contributor_str_mv |
Brittos, Valério Cruz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas análise indústria fonográfica jabá jovem mercado mercado musical música programação Rádio Atlântida Rádio Jovem Pan Rádio Pop Rock radiodifusão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
análise indústria fonográfica jabá jovem mercado mercado musical música programação Rádio Atlântida Rádio Jovem Pan Rádio Pop Rock radiodifusão |
description |
Essa dissertação trata da questão da radiodifusão de música no Brasil, focando atenção na prática conhecida como jabá, através da qual se estruturam as relações entre a indústria fonográfica e os meios de comunicação. Trata-se, mais especificamente, da análise da programação das rádios Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock, emissoras que lideravam a audiência entre os jovens na cidade de Porto Alegre no período de observação, abril, junho e agosto de 2005. A pesquisa analisa como é organizado e difundido o mercado de música destinada ao público jovem no Brasil, a partir destes três casos, suas implicações econômicas e sociais e como esta realidade se estrutura, baseada na acumulação de capital e sua vinculação ao grande mercado fonográfico mundial. Para tanto discute o processo de globalização e o atual estágio do capitalismo, focando a relação entre o campo econômico e o campo da comunicação, porque é nessa intersecção que reside a construção de um modelo hegemônico de produção e circulação de capital. O estudo, c |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-11-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:23:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:23:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2613 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2613/1/jaba+no+radio.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e36cd629a43e7e0898018307a9b02470 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844946205933568 |