Engajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ballardim, Luiz Felipe Terres
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10650
Resumo: Este trabalho teve o objetivo de analisar a influência do engajamento de funcionários na performance da equipe de vendas de agências, de um banco de varejo. Sendo o engajamento, um estado psicológico positivo relacionado ao trabalho, o mesmo pode ser considerado uma vantagem competitiva para a organização, já que empregados engajados e, consequentemente, mais dedicados, influenciarão, positivamente, a produtividade. Alinhado ao paradigma fenomenológico, o método empregado foi o descritivo exploratório, utilizando metodologia quantitativa e qualitativa para a coleta e análise dos dados. Foi aplicada survey medindo o engajamento das equipes de vendas do Banco analisado, no estado do Rio Grande do Sul. Também foi aplicado questionário com os gestores para validação dos achados e identificação de pontos a trabalhar pela empresa. Os dados quantitativos foram analisados utilizando software de análises quantitativas SPSS. Os dados qualitativos foram tratados por análise de conteúdo. O trabalho identificou os níveis de engajamento no Banco A e que a relação de engajamento com performance de vendas teve sua existência comprovada por meio da análise qualitativa.
id USIN_b9c9cb807cec7ba300c526ce5a3c47a5
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10650
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-11-23T18:20:44Z2021-11-23T18:20:44Z2021-10-18Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-11-23T18:20:44Z No. of bitstreams: 1 Luiz Felipe Terres Ballardim_.pdf: 953703 bytes, checksum: d98d7bfc228c1d6e0f097485f90e5a18 (MD5)Made available in DSpace on 2021-11-23T18:20:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luiz Felipe Terres Ballardim_.pdf: 953703 bytes, checksum: d98d7bfc228c1d6e0f097485f90e5a18 (MD5) Previous issue date: 2021-10-18Este trabalho teve o objetivo de analisar a influência do engajamento de funcionários na performance da equipe de vendas de agências, de um banco de varejo. Sendo o engajamento, um estado psicológico positivo relacionado ao trabalho, o mesmo pode ser considerado uma vantagem competitiva para a organização, já que empregados engajados e, consequentemente, mais dedicados, influenciarão, positivamente, a produtividade. Alinhado ao paradigma fenomenológico, o método empregado foi o descritivo exploratório, utilizando metodologia quantitativa e qualitativa para a coleta e análise dos dados. Foi aplicada survey medindo o engajamento das equipes de vendas do Banco analisado, no estado do Rio Grande do Sul. Também foi aplicado questionário com os gestores para validação dos achados e identificação de pontos a trabalhar pela empresa. Os dados quantitativos foram analisados utilizando software de análises quantitativas SPSS. Os dados qualitativos foram tratados por análise de conteúdo. O trabalho identificou os níveis de engajamento no Banco A e que a relação de engajamento com performance de vendas teve sua existência comprovada por meio da análise qualitativa.This work aimed to analyze the influence of employee engagement on the performance of the branch sales team of a retail bank. As engagement is a positive psychological state related to work, it can be considered a competitive advantage for the organization, since engaged employees and consequently more dedicated, will positively influence productivity. aligned to the phenomenological paradigm, the method used was exploratory descriptive, using quantitative and qualitative methodology for data collection and analysis. A survey was applied, measuring the engagement of the analyzed Bank's sales teams, in the state of Rio Grande do Sul. A questionnaire was also applied with managers to validate the findings and identify points to be worked on by the company. Quantitative data were analyzed using SPSS quantitative analysis software. Qualitative data were treated by content analysis. The work identified the levels of engagement at Bank A and that the relationship of engagement with sales performance had its existence proven through qualitative analysis.BB - Banco do BrasilBallardim, Luiz Felipe Terreshttp://lattes.cnpq.br/5571837617121105http://lattes.cnpq.br/9070894806445071Freitas Junior, José Carlos da SilvaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosEngajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoEngajamentoEngajamento para trabalhoResultado de vendasEquipeContexto bancárioEngagementEngagement to workSales resultTeamBanking contextinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10650info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALLuiz Felipe Terres Ballardim_.pdfLuiz Felipe Terres Ballardim_.pdfapplication/pdf953703http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10650/1/Luiz+Felipe+Terres+Ballardim_.pdfd98d7bfc228c1d6e0f097485f90e5a18MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10650/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/106502021-11-23 15:22:33.733oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-11-23T18:22:33Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Engajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejo
title Engajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejo
spellingShingle Engajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejo
Ballardim, Luiz Felipe Terres
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Engajamento
Engajamento para trabalho
Resultado de vendas
Equipe
Contexto bancário
Engagement
Engagement to work
Sales result
Team
Banking context
title_short Engajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejo
title_full Engajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejo
title_fullStr Engajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejo
title_full_unstemmed Engajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejo
title_sort Engajamento e performance: como o engajamento de funcionários influencia na performance da equipe de vendas de um banco de varejo
author Ballardim, Luiz Felipe Terres
author_facet Ballardim, Luiz Felipe Terres
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5571837617121105
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9070894806445071
dc.contributor.author.fl_str_mv Ballardim, Luiz Felipe Terres
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas Junior, José Carlos da Silva
contributor_str_mv Freitas Junior, José Carlos da Silva
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Engajamento
Engajamento para trabalho
Resultado de vendas
Equipe
Contexto bancário
Engagement
Engagement to work
Sales result
Team
Banking context
dc.subject.por.fl_str_mv Engajamento
Engajamento para trabalho
Resultado de vendas
Equipe
Contexto bancário
dc.subject.eng.fl_str_mv Engagement
Engagement to work
Sales result
Team
Banking context
description Este trabalho teve o objetivo de analisar a influência do engajamento de funcionários na performance da equipe de vendas de agências, de um banco de varejo. Sendo o engajamento, um estado psicológico positivo relacionado ao trabalho, o mesmo pode ser considerado uma vantagem competitiva para a organização, já que empregados engajados e, consequentemente, mais dedicados, influenciarão, positivamente, a produtividade. Alinhado ao paradigma fenomenológico, o método empregado foi o descritivo exploratório, utilizando metodologia quantitativa e qualitativa para a coleta e análise dos dados. Foi aplicada survey medindo o engajamento das equipes de vendas do Banco analisado, no estado do Rio Grande do Sul. Também foi aplicado questionário com os gestores para validação dos achados e identificação de pontos a trabalhar pela empresa. Os dados quantitativos foram analisados utilizando software de análises quantitativas SPSS. Os dados qualitativos foram tratados por análise de conteúdo. O trabalho identificou os níveis de engajamento no Banco A e que a relação de engajamento com performance de vendas teve sua existência comprovada por meio da análise qualitativa.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-23T18:20:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-23T18:20:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10650
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10650/1/Luiz+Felipe+Terres+Ballardim_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10650/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d98d7bfc228c1d6e0f097485f90e5a18
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845063179829248