As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2101 |
Resumo: | As questões éticas e políticas como componentes indissociáveis na formação acadêmica são o objeto desse estudo. Tomam-se, para tal, os Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores para a educação básica. Os significados éticos e políticos das ações docentes foram analisados a partir de depoimentos de estudantes concluintes de diferentes Cursos de Licenciatura. Fundamentado teoricamente a partir do ideário freireano, que vivenciou o cotidiano do sistema de educação nacional, e tendo como apoio pensadores que têm na formação docente sua linha investigativa de pesquisas, o estudo alicerça-se em uma abordagem qualitativa, utilizando princípios etnográficos de pesquisa. Assume as dimensões ética e política como base de uma formação docente emancipatória. Compreende a ética como a reflexão sobre o ato moral que legitima as relações sociais, introduzindo, no ambiente educativo, a dimensão do sujeito, questionando os princípios e os fundamentos do campo humano ligados à autonomia, à disciplina e ao própr |
id |
USIN_baed0be9a74e0012e849d1175ae49664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2101 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:16:48Z2015-03-04T21:16:48Z2009-12-18Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:48Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 18As questões éticas e políticas como componentes indissociáveis na formação acadêmica são o objeto desse estudo. Tomam-se, para tal, os Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores para a educação básica. Os significados éticos e políticos das ações docentes foram analisados a partir de depoimentos de estudantes concluintes de diferentes Cursos de Licenciatura. Fundamentado teoricamente a partir do ideário freireano, que vivenciou o cotidiano do sistema de educação nacional, e tendo como apoio pensadores que têm na formação docente sua linha investigativa de pesquisas, o estudo alicerça-se em uma abordagem qualitativa, utilizando princípios etnográficos de pesquisa. Assume as dimensões ética e política como base de uma formação docente emancipatória. Compreende a ética como a reflexão sobre o ato moral que legitima as relações sociais, introduzindo, no ambiente educativo, a dimensão do sujeito, questionando os princípios e os fundamentos do campo humano ligados à autonomia, à disciplina e ao próprEthical and political issues as inseparable components in the academic background are the object of this study. Undergraduate courses whose students graduate to be teachers in elementary schools are taken to this purpose. The ethical and political meanings of the teaching actions were analyzed from interviews with graduating students from different courses. Based theoretically on the ideas of Paulo Freire, who experienced the everyday life of the educational system in Brazil, and supported by thinkers who have the teacher formation as a research line, this study is grounded in a qualitative analysis, using ethnographic principles of research. This study assumes the ethical and political dimensions as the basis of an emancipatory formation of teachers. It understands ethics as a reflection on the moral act that legitimate the social relationships, introducing, in the educational environment, the dimension of the subject, questioning the principles and fundamentals of the human being related to autonomy, discipNenhumaGuzzo, Valdemirhttp://lattes.cnpq.br/3989438085108172http://lattes.cnpq.br/0157149133885713Cunha, Maria Isabel daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesAs dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantesCiências Humanascurrículoética na formaçãolicenciaturaspolítica na formaçãoformação inicial de professorescurriculumethics in the formationlicentiatespolitics in the formationinitial formation of teachersinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2101info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALValdemirGuzzoEducacao.pdfValdemirGuzzoEducacao.pdfapplication/pdf948927http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2101/1/ValdemirGuzzoEducacao.pdf2b1986f3d024673c323ed171e36e2975MD51UNISINOS/21012015-03-10 13:35:52.391oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2101Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T16:35:52Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes |
title |
As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes |
spellingShingle |
As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes Guzzo, Valdemir Ciências Humanas currículo ética na formação licenciaturas política na formação formação inicial de professores curriculum ethics in the formation licentiates politics in the formation initial formation of teachers |
title_short |
As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes |
title_full |
As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes |
title_fullStr |
As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes |
title_full_unstemmed |
As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes |
title_sort |
As dimensões ética e política como componentes curriculares dos cursos de licenciatura: a perspectiva dos estudantes |
author |
Guzzo, Valdemir |
author_facet |
Guzzo, Valdemir |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3989438085108172 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guzzo, Valdemir |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
contributor_str_mv |
Cunha, Maria Isabel da |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas currículo ética na formação licenciaturas política na formação formação inicial de professores curriculum ethics in the formation licentiates politics in the formation initial formation of teachers |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo ética na formação licenciaturas política na formação formação inicial de professores |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
curriculum ethics in the formation licentiates politics in the formation initial formation of teachers |
description |
As questões éticas e políticas como componentes indissociáveis na formação acadêmica são o objeto desse estudo. Tomam-se, para tal, os Cursos de Licenciatura que, no Brasil, formam professores para a educação básica. Os significados éticos e políticos das ações docentes foram analisados a partir de depoimentos de estudantes concluintes de diferentes Cursos de Licenciatura. Fundamentado teoricamente a partir do ideário freireano, que vivenciou o cotidiano do sistema de educação nacional, e tendo como apoio pensadores que têm na formação docente sua linha investigativa de pesquisas, o estudo alicerça-se em uma abordagem qualitativa, utilizando princípios etnográficos de pesquisa. Assume as dimensões ética e política como base de uma formação docente emancipatória. Compreende a ética como a reflexão sobre o ato moral que legitima as relações sociais, introduzindo, no ambiente educativo, a dimensão do sujeito, questionando os princípios e os fundamentos do campo humano ligados à autonomia, à disciplina e ao própr |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:48Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2101 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2101/1/ValdemirGuzzoEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b1986f3d024673c323ed171e36e2975 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942211907584 |