Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2089 |
Resumo: | A presente pesquisa, Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente, investigou quais as tensões e os limites expressos nas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, no que se refere ao específico e ao pedagógico na formação docente, a fim de compreender os desdobramentos que essas tensões e limites causaram nos projetos das licenciaturas da Universidade estudada. A pesquisa balizou-se pelos princípios da Dialética, uma vez que entendemos que eles ensejam o espaço em que os conflitos, as contradições, o movimento e a vida, se fazem presentes em todos os meandros empíricos e epistemológicos que constituem o tema estudado. A partir desse olhar, constituímos o estudo, tendo como pano de fundo teórico quatro grandes temas: Os organismos internacionais e as políticas educacionais; Políticas de Educação Pós LDB 9394/96; A idéia de competência como nuclear na formação de professores e Debate |
id |
USIN_bd7eae7390621e20119dd9e08f9b9160 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2089 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:16:02Z2015-03-04T21:16:02Z2009-02-20Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 20A presente pesquisa, Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente, investigou quais as tensões e os limites expressos nas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, no que se refere ao específico e ao pedagógico na formação docente, a fim de compreender os desdobramentos que essas tensões e limites causaram nos projetos das licenciaturas da Universidade estudada. A pesquisa balizou-se pelos princípios da Dialética, uma vez que entendemos que eles ensejam o espaço em que os conflitos, as contradições, o movimento e a vida, se fazem presentes em todos os meandros empíricos e epistemológicos que constituem o tema estudado. A partir desse olhar, constituímos o estudo, tendo como pano de fundo teórico quatro grandes temas: Os organismos internacionais e as políticas educacionais; Políticas de Educação Pós LDB 9394/96; A idéia de competência como nuclear na formação de professores e DebateThe present research, “National Guidelines for Teacher Formal Professional Training for Kindergarten through High School: tensions and limits between the specific and the pedagogic in the teachers upgrading”, investigates which are the expressed tensions and limits in the National Guidelines for teachers formal professional training for kindergarten through High School, referring to the specific and the pedagogic in the teachers upgrading in order to understand the unfolding which those tensions and limits caused in the degrees projects of the referred University. The research was beaconed by dialectic principles since we understand that they give rise to the space in which conflicts, contradictions, movement and life are present in all the empiric and epistemological meanders which constitute the studied theme. Starting from that view, the study was constituted by having as its theoretical background, four great themes: the international organisms and the educational politics; education politics post LDBNenhumaCanan, Silvia Reginahttp://lattes.cnpq.br/8324344636768372http://lattes.cnpq.br/7405584392319464Corsetti, BereniceUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesDiretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docenteCiências Humanascompetênciasespecífico e pedagógicoformação de professorespolíticas de educaçãocompetencesspecific and pedagogicteacher formal professional trainingeducation politicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2089info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCananSilviaReginaEducacao.pdfCananSilviaReginaEducacao.pdfapplication/pdf3054288http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2089/1/CananSilviaReginaEducacao.pdf1d99da8ab99ff10c078126a455e1967aMD51UNISINOS/20892015-03-10 11:56:19.367oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:56:19Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente |
title |
Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente |
spellingShingle |
Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente Canan, Silvia Regina Ciências Humanas competências específico e pedagógico formação de professores políticas de educação competences specific and pedagogic teacher formal professional training education politics |
title_short |
Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente |
title_full |
Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente |
title_fullStr |
Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente |
title_full_unstemmed |
Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente |
title_sort |
Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente |
author |
Canan, Silvia Regina |
author_facet |
Canan, Silvia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8324344636768372 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7405584392319464 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canan, Silvia Regina |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corsetti, Berenice |
contributor_str_mv |
Corsetti, Berenice |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas competências específico e pedagógico formação de professores políticas de educação competences specific and pedagogic teacher formal professional training education politics |
dc.subject.por.fl_str_mv |
competências específico e pedagógico formação de professores políticas de educação |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
competences specific and pedagogic teacher formal professional training education politics |
description |
A presente pesquisa, Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente, investigou quais as tensões e os limites expressos nas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, no que se refere ao específico e ao pedagógico na formação docente, a fim de compreender os desdobramentos que essas tensões e limites causaram nos projetos das licenciaturas da Universidade estudada. A pesquisa balizou-se pelos princípios da Dialética, uma vez que entendemos que eles ensejam o espaço em que os conflitos, as contradições, o movimento e a vida, se fazem presentes em todos os meandros empíricos e epistemológicos que constituem o tema estudado. A partir desse olhar, constituímos o estudo, tendo como pano de fundo teórico quatro grandes temas: Os organismos internacionais e as políticas educacionais; Políticas de Educação Pós LDB 9394/96; A idéia de competência como nuclear na formação de professores e Debate |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-02-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:02Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2089 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2089 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2089/1/CananSilviaReginaEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1d99da8ab99ff10c078126a455e1967a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942186741760 |