Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canan, Silvia Regina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2089
Resumo: A presente pesquisa, Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente, investigou quais as tensões e os limites expressos nas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, no que se refere ao específico e ao pedagógico na formação docente, a fim de compreender os desdobramentos que essas tensões e limites causaram nos projetos das licenciaturas da Universidade estudada. A pesquisa balizou-se pelos princípios da Dialética, uma vez que entendemos que eles ensejam o espaço em que os conflitos, as contradições, o movimento e a vida, se fazem presentes em todos os meandros empíricos e epistemológicos que constituem o tema estudado. A partir desse olhar, constituímos o estudo, tendo como pano de fundo teórico quatro grandes temas: Os organismos internacionais e as políticas educacionais; Políticas de Educação Pós LDB 9394/96; A idéia de competência como nuclear na formação de professores e Debate
id USIN_bd7eae7390621e20119dd9e08f9b9160
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2089
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T21:16:02Z2015-03-04T21:16:02Z2009-02-20Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:02Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 20A presente pesquisa, Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente, investigou quais as tensões e os limites expressos nas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, no que se refere ao específico e ao pedagógico na formação docente, a fim de compreender os desdobramentos que essas tensões e limites causaram nos projetos das licenciaturas da Universidade estudada. A pesquisa balizou-se pelos princípios da Dialética, uma vez que entendemos que eles ensejam o espaço em que os conflitos, as contradições, o movimento e a vida, se fazem presentes em todos os meandros empíricos e epistemológicos que constituem o tema estudado. A partir desse olhar, constituímos o estudo, tendo como pano de fundo teórico quatro grandes temas: Os organismos internacionais e as políticas educacionais; Políticas de Educação Pós LDB 9394/96; A idéia de competência como nuclear na formação de professores e DebateThe present research, “National Guidelines for Teacher Formal Professional Training for Kindergarten through High School: tensions and limits between the specific and the pedagogic in the teachers upgrading”, investigates which are the expressed tensions and limits in the National Guidelines for teachers formal professional training for kindergarten through High School, referring to the specific and the pedagogic in the teachers upgrading in order to understand the unfolding which those tensions and limits caused in the degrees projects of the referred University. The research was beaconed by dialectic principles since we understand that they give rise to the space in which conflicts, contradictions, movement and life are present in all the empiric and epistemological meanders which constitute the studied theme. Starting from that view, the study was constituted by having as its theoretical background, four great themes: the international organisms and the educational politics; education politics post LDBNenhumaCanan, Silvia Reginahttp://lattes.cnpq.br/8324344636768372http://lattes.cnpq.br/7405584392319464Corsetti, BereniceUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesDiretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docenteCiências Humanascompetênciasespecífico e pedagógicoformação de professorespolíticas de educaçãocompetencesspecific and pedagogicteacher formal professional trainingeducation politicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2089info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALCananSilviaReginaEducacao.pdfCananSilviaReginaEducacao.pdfapplication/pdf3054288http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2089/1/CananSilviaReginaEducacao.pdf1d99da8ab99ff10c078126a455e1967aMD51UNISINOS/20892015-03-10 11:56:19.367oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:56:19Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente
title Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente
spellingShingle Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente
Canan, Silvia Regina
Ciências Humanas
competências
específico e pedagógico
formação de professores
políticas de educação
competences
specific and pedagogic
teacher formal professional training
education politics
title_short Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente
title_full Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente
title_fullStr Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente
title_full_unstemmed Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente
title_sort Diretrizes nacionais para a formação de professores da educação básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente
author Canan, Silvia Regina
author_facet Canan, Silvia Regina
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8324344636768372
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7405584392319464
dc.contributor.author.fl_str_mv Canan, Silvia Regina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corsetti, Berenice
contributor_str_mv Corsetti, Berenice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
competências
específico e pedagógico
formação de professores
políticas de educação
competences
specific and pedagogic
teacher formal professional training
education politics
dc.subject.por.fl_str_mv competências
específico e pedagógico
formação de professores
políticas de educação
dc.subject.eng.fl_str_mv competences
specific and pedagogic
teacher formal professional training
education politics
description A presente pesquisa, Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica: tensões e limites entre o específico e o pedagógico na formação docente, investigou quais as tensões e os limites expressos nas Diretrizes Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, no que se refere ao específico e ao pedagógico na formação docente, a fim de compreender os desdobramentos que essas tensões e limites causaram nos projetos das licenciaturas da Universidade estudada. A pesquisa balizou-se pelos princípios da Dialética, uma vez que entendemos que eles ensejam o espaço em que os conflitos, as contradições, o movimento e a vida, se fazem presentes em todos os meandros empíricos e epistemológicos que constituem o tema estudado. A partir desse olhar, constituímos o estudo, tendo como pano de fundo teórico quatro grandes temas: Os organismos internacionais e as políticas educacionais; Políticas de Educação Pós LDB 9394/96; A idéia de competência como nuclear na formação de professores e Debate
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T21:16:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2089
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2089/1/CananSilviaReginaEducacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d99da8ab99ff10c078126a455e1967a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844942186741760