Sistema produto experiencial: evitação de experiências negativas em comunicação verbal de estrangeiros no Brasil pelo design estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prujá, Daniel
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3353
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado é discutir de que forma o Design Estratégico pode contribuir para evitar as experiências negativas relacionadas à comunicação verbal de estrangeiros não falantes da Língua Portuguesa no território brasileiro. O objeto de pesquisa é caracterizado pela oferta de turismo, considerando a sua afinidade de objeto de oferta como um Sistema Produto (que é o objeto de projeto do Design Estratégico), somado a sua característica como oferta mercadológica de experiência. Neste contexto, propõe-se um Sistema Produto Experiencial (SPE), um objeto de projeto que consiste na elaboração de uma oferta sistêmica entre produto, serviço, comunicação e distribuição, focada na experiência do usuário. Sua base encontra-se, além do Design Estratégico, na abordagem do Design e Emoção (uma abordagem focada no design para experiência através da análise das emoções do usuário). Para a elaboração do proposto SPE, foi estruturada uma pesquisa quantitativa ex-post-facto, com o objetivo de identificar os contextos em que os estrangeiros vivenciaram experiências negativas na comunicação verbal, mensurar a valência emocional dessas experiências negativas, e compreender sobre as suas causas. A análise deste diagnóstico sobre a experiência do usuário permitiu elaborar um conjunto de diretrizes projetuais para a discussão do potencial que um SPE oferece para evitar as experiências negativas deste público pesquisado. Conclui-se que a análise da experiência do usuário, materializada no SPE, ou seja, um sistema de oferta formulada pela estratégia de design focado na experiência do usuário, pode contribuir para evitar experiências negativas no contexto dos estrangeiros pesquisados.
id USIN_be13aada9d40b243c37813f982ea6890
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/3353
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-04-24T14:10:54Z2015-04-24T14:10:54Z2013-03-14Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-04-24T14:10:54Z No. of bitstreams: 1 Daniel Prujá.pdf: 3457554 bytes, checksum: c30ff99daedc1326eb7fcfa0181a4536 (MD5)Made available in DSpace on 2015-04-24T14:10:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniel Prujá.pdf: 3457554 bytes, checksum: c30ff99daedc1326eb7fcfa0181a4536 (MD5) Previous issue date: 2013-01-31O objetivo desta dissertação de mestrado é discutir de que forma o Design Estratégico pode contribuir para evitar as experiências negativas relacionadas à comunicação verbal de estrangeiros não falantes da Língua Portuguesa no território brasileiro. O objeto de pesquisa é caracterizado pela oferta de turismo, considerando a sua afinidade de objeto de oferta como um Sistema Produto (que é o objeto de projeto do Design Estratégico), somado a sua característica como oferta mercadológica de experiência. Neste contexto, propõe-se um Sistema Produto Experiencial (SPE), um objeto de projeto que consiste na elaboração de uma oferta sistêmica entre produto, serviço, comunicação e distribuição, focada na experiência do usuário. Sua base encontra-se, além do Design Estratégico, na abordagem do Design e Emoção (uma abordagem focada no design para experiência através da análise das emoções do usuário). Para a elaboração do proposto SPE, foi estruturada uma pesquisa quantitativa ex-post-facto, com o objetivo de identificar os contextos em que os estrangeiros vivenciaram experiências negativas na comunicação verbal, mensurar a valência emocional dessas experiências negativas, e compreender sobre as suas causas. A análise deste diagnóstico sobre a experiência do usuário permitiu elaborar um conjunto de diretrizes projetuais para a discussão do potencial que um SPE oferece para evitar as experiências negativas deste público pesquisado. Conclui-se que a análise da experiência do usuário, materializada no SPE, ou seja, um sistema de oferta formulada pela estratégia de design focado na experiência do usuário, pode contribuir para evitar experiências negativas no contexto dos estrangeiros pesquisados.This dissertation aims to discuss how the Strategic Design can help to avoid the negative experiences related to foreigners verbal communication who do not speak the Portuguese language in Brazil. The object of research is based on the tourism provision due to its affinity with the Product Service System (which is the project object of Strategic Design), plus its characteristic as marketing offer experience. In this context, it is proposed an Experiential Product Service System (EPSS), which is an object of design that consists in developing a systemic offer of product, service, communication and distribution, focused on the user's experience. Its basis, beyond the Strategic Design, is found in an approach focused on Design and Emotion (a focused approach to design for experience by analyzing the user's emotions). For the elaboration of the EPSS, a quantitative research ex-post-facto has been structured, in order to identify the contexts in which foreigners have faced negative experiences in verbal communication, measure the emotional valence of these negative experiences, and understand its causes. The analysis of this diagnosis on the user's experience, enabled to develop a set of project design guidelines for the discussion of the potential that an EPSS provides to avoid the negative experiences of the searched public. It has been concluded that the analysis of the user's experience, embodied in the EPSS, that is, a system formulated by offering design strategy focused on user's experience, can contribute to avoid negative experiences in the context of foreigners surveyed.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPrujá, Danielhttp://lattes.cnpq.br/5679548024386513http://lattes.cnpq.br/6936566634445566Tonetto, Leandro MilettoUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaSistema produto experiencial: evitação de experiências negativas em comunicação verbal de estrangeiros no Brasil pelo design estratégicoACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign EstratégicoSistema produtoDesign para experiênciaDesign e emoçãoTeoria de AppraisalStrategic DesignProduct service systemDesign for experienceDesign & emotionAppraisal theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3353info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALDaniel Prujá.pdfDaniel Prujá.pdfapplication/pdf3457554http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3353/1/Daniel+Pruj%C3%A1.pdfc30ff99daedc1326eb7fcfa0181a4536MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82173http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3353/2/license.txt5f6f2e4c758f6f32e6a732cc5786e55fMD52UNISINOS/33532015-04-30 08:49:46.193oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-04-30T11:49:46Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistema produto experiencial: evitação de experiências negativas em comunicação verbal de estrangeiros no Brasil pelo design estratégico
title Sistema produto experiencial: evitação de experiências negativas em comunicação verbal de estrangeiros no Brasil pelo design estratégico
spellingShingle Sistema produto experiencial: evitação de experiências negativas em comunicação verbal de estrangeiros no Brasil pelo design estratégico
Prujá, Daniel
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design Estratégico
Sistema produto
Design para experiência
Design e emoção
Teoria de Appraisal
Strategic Design
Product service system
Design for experience
Design & emotion
Appraisal theory
title_short Sistema produto experiencial: evitação de experiências negativas em comunicação verbal de estrangeiros no Brasil pelo design estratégico
title_full Sistema produto experiencial: evitação de experiências negativas em comunicação verbal de estrangeiros no Brasil pelo design estratégico
title_fullStr Sistema produto experiencial: evitação de experiências negativas em comunicação verbal de estrangeiros no Brasil pelo design estratégico
title_full_unstemmed Sistema produto experiencial: evitação de experiências negativas em comunicação verbal de estrangeiros no Brasil pelo design estratégico
title_sort Sistema produto experiencial: evitação de experiências negativas em comunicação verbal de estrangeiros no Brasil pelo design estratégico
author Prujá, Daniel
author_facet Prujá, Daniel
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5679548024386513
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936566634445566
dc.contributor.author.fl_str_mv Prujá, Daniel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tonetto, Leandro Miletto
contributor_str_mv Tonetto, Leandro Miletto
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design Estratégico
Sistema produto
Design para experiência
Design e emoção
Teoria de Appraisal
Strategic Design
Product service system
Design for experience
Design & emotion
Appraisal theory
dc.subject.por.fl_str_mv Design Estratégico
Sistema produto
Design para experiência
Design e emoção
Teoria de Appraisal
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic Design
Product service system
Design for experience
Design & emotion
Appraisal theory
description O objetivo desta dissertação de mestrado é discutir de que forma o Design Estratégico pode contribuir para evitar as experiências negativas relacionadas à comunicação verbal de estrangeiros não falantes da Língua Portuguesa no território brasileiro. O objeto de pesquisa é caracterizado pela oferta de turismo, considerando a sua afinidade de objeto de oferta como um Sistema Produto (que é o objeto de projeto do Design Estratégico), somado a sua característica como oferta mercadológica de experiência. Neste contexto, propõe-se um Sistema Produto Experiencial (SPE), um objeto de projeto que consiste na elaboração de uma oferta sistêmica entre produto, serviço, comunicação e distribuição, focada na experiência do usuário. Sua base encontra-se, além do Design Estratégico, na abordagem do Design e Emoção (uma abordagem focada no design para experiência através da análise das emoções do usuário). Para a elaboração do proposto SPE, foi estruturada uma pesquisa quantitativa ex-post-facto, com o objetivo de identificar os contextos em que os estrangeiros vivenciaram experiências negativas na comunicação verbal, mensurar a valência emocional dessas experiências negativas, e compreender sobre as suas causas. A análise deste diagnóstico sobre a experiência do usuário permitiu elaborar um conjunto de diretrizes projetuais para a discussão do potencial que um SPE oferece para evitar as experiências negativas deste público pesquisado. Conclui-se que a análise da experiência do usuário, materializada no SPE, ou seja, um sistema de oferta formulada pela estratégia de design focado na experiência do usuário, pode contribuir para evitar experiências negativas no contexto dos estrangeiros pesquisados.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-03-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-04-24T14:10:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-04-24T14:10:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3353
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3353/1/Daniel+Pruj%C3%A1.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3353/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c30ff99daedc1326eb7fcfa0181a4536
5f6f2e4c758f6f32e6a732cc5786e55f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844954969931776