Cenários de dança na rua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Padilha, Izabela Garcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10917
Resumo: Este trabalho apresenta uma elaboração teórica, metodológica e prática situada nos campos da arte e do design. O conceito de construção de cenários, muito caro ao design estratégico para a inovação sociocultural, é abordado a partir de uma perspectiva estética e cultural. Essa perspectiva almeja trazer para o design uma lógica fundada na sensibilidade e na imaginação. Compreendendo que o design estratégico é uma área que recebe incentivos das mais diferentes áreas e vertentes de pensamento, é acrescentado à metodologia do design estratégico o conceito de carnavalização (BAKTIHN, 1999) e de imaginação (BACHELARD, 2000). Esse desenvolvimento teórico traz para o campo do design e para o pensamento projetual uma perspectiva fenomenológica da imagem e da imaginação. Assim sendo, o conceito de carnavalização foi esquematizado de forma agregadora, ao trazer para o design os mais diferentes exemplos de expressões culturais e artísticas que possuem uma visão carnavalesca da vida. Esse conceito está presente organicamente nas mais diferentes manifestações culturais, principalmente na cultura brasileira, e é capaz de incorporar e renovar os elementos fornecidos por outras culturas. Deste modo, é trazida a dança expressionista e o trabalho da coreógrafa Pina Bausch, como inspiração processual a ser reinterpretada e renovada pelo design e pela cultura brasileira. Ademais, a arte da dança é situada como objeto teórico e metodológico da pesquisa, ao passo que a dança também é objeto de estudo. Criar uma metodologia para imaginar cenários para dança na rua é a máxima deste trabalho. Para tanto, após a articulação teórica, apresenta-se a “Experiência Dança NA Rua”, que integra os elementos da metodologia para criar novos projetos de espetáculos de dança nas ruas da cidade.
id USIN_be1fe5eede8f41dccc3d7f74e64aac8a
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/10917
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2022-03-17T17:18:37Z2022-03-17T17:18:37Z2021-11-29Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2022-03-17T17:18:37Z No. of bitstreams: 1 Izabela Garcia Padilha_.pdf: 2889578 bytes, checksum: 5df9da11fd0a57e42e4b176fb330d1a9 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-17T17:18:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Izabela Garcia Padilha_.pdf: 2889578 bytes, checksum: 5df9da11fd0a57e42e4b176fb330d1a9 (MD5) Previous issue date: 2021-11-29Este trabalho apresenta uma elaboração teórica, metodológica e prática situada nos campos da arte e do design. O conceito de construção de cenários, muito caro ao design estratégico para a inovação sociocultural, é abordado a partir de uma perspectiva estética e cultural. Essa perspectiva almeja trazer para o design uma lógica fundada na sensibilidade e na imaginação. Compreendendo que o design estratégico é uma área que recebe incentivos das mais diferentes áreas e vertentes de pensamento, é acrescentado à metodologia do design estratégico o conceito de carnavalização (BAKTIHN, 1999) e de imaginação (BACHELARD, 2000). Esse desenvolvimento teórico traz para o campo do design e para o pensamento projetual uma perspectiva fenomenológica da imagem e da imaginação. Assim sendo, o conceito de carnavalização foi esquematizado de forma agregadora, ao trazer para o design os mais diferentes exemplos de expressões culturais e artísticas que possuem uma visão carnavalesca da vida. Esse conceito está presente organicamente nas mais diferentes manifestações culturais, principalmente na cultura brasileira, e é capaz de incorporar e renovar os elementos fornecidos por outras culturas. Deste modo, é trazida a dança expressionista e o trabalho da coreógrafa Pina Bausch, como inspiração processual a ser reinterpretada e renovada pelo design e pela cultura brasileira. Ademais, a arte da dança é situada como objeto teórico e metodológico da pesquisa, ao passo que a dança também é objeto de estudo. Criar uma metodologia para imaginar cenários para dança na rua é a máxima deste trabalho. Para tanto, após a articulação teórica, apresenta-se a “Experiência Dança NA Rua”, que integra os elementos da metodologia para criar novos projetos de espetáculos de dança nas ruas da cidade.This work presents a theoretical, methodological and practical elaboration situated in the fields of art and design. The concept of building scenarios, very dear to strategic design for sociocultural innovation, is approached from an aesthetic and cultural perspective. This perspective aims to bring to design a logic based on sensitivity and imagination. Understanding that strategic design is an area that receives incentives from the most different areas and schools of thought, the concept of carnivalization (BAKTIHN, 1999) and imagination (BACHELARD, 2000) is added to the strategic design methodology. This theoretical development brings to the field of design and project thinking a phenomenological perspective of image and imagination. Therefore, the concept of carnivalization was outlined in an aggregating way, by bringing to design the most different examples of cultural and artistic expressions that have a carnivalesque vision of life. This concept is organically present in the most different cultural manifestations, specially in Brazilian culture, and is capable of incorporating and renewing the elements provided by other cultures. In this way, expressionist dance and the work of choreographer Pina Bausch are brought in as a procedural inspiration to be reinterpreted and renewed by design and Brazilian culture. Furthermore, the art of dance is situated as a theoretical and methodological object of research, while dance is also an object of study. Creating a methodology to imagine scenarios for dance on the street is the main goal of this work. Therefore, after theoretical articulation, the “Experiência Dança NA Rua” (Dance ON Street Experience), is presented, which integrates the elements of the methodology to create new projects for dance performances in the city's streets.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPadilha, Izabela Garciahttp://lattes.cnpq.br/0820692477607248http://lattes.cnpq.br/6519799563088833Bentz, Ione Maria GhisleneUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaCenários de dança na ruaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialDesign estratégicoInovação socioculturalCenáriosCarnavalizaçãoImaginaçãoDança na ruaStrategic designSociocultural inovationScenariosCarnivalizationImaginationDance on the streetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10917info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALIzabela Garcia Padilha_.pdfIzabela Garcia Padilha_.pdfapplication/pdf2889578http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10917/1/Izabela+Garcia+Padilha_.pdf5df9da11fd0a57e42e4b176fb330d1a9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10917/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/109172022-03-17 14:19:28.633oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2022-03-17T17:19:28Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cenários de dança na rua
title Cenários de dança na rua
spellingShingle Cenários de dança na rua
Padilha, Izabela Garcia
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Inovação sociocultural
Cenários
Carnavalização
Imaginação
Dança na rua
Strategic design
Sociocultural inovation
Scenarios
Carnivalization
Imagination
Dance on the street
title_short Cenários de dança na rua
title_full Cenários de dança na rua
title_fullStr Cenários de dança na rua
title_full_unstemmed Cenários de dança na rua
title_sort Cenários de dança na rua
author Padilha, Izabela Garcia
author_facet Padilha, Izabela Garcia
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0820692477607248
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6519799563088833
dc.contributor.author.fl_str_mv Padilha, Izabela Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bentz, Ione Maria Ghislene
contributor_str_mv Bentz, Ione Maria Ghislene
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Design estratégico
Inovação sociocultural
Cenários
Carnavalização
Imaginação
Dança na rua
Strategic design
Sociocultural inovation
Scenarios
Carnivalization
Imagination
Dance on the street
dc.subject.por.fl_str_mv Design estratégico
Inovação sociocultural
Cenários
Carnavalização
Imaginação
Dança na rua
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic design
Sociocultural inovation
Scenarios
Carnivalization
Imagination
Dance on the street
description Este trabalho apresenta uma elaboração teórica, metodológica e prática situada nos campos da arte e do design. O conceito de construção de cenários, muito caro ao design estratégico para a inovação sociocultural, é abordado a partir de uma perspectiva estética e cultural. Essa perspectiva almeja trazer para o design uma lógica fundada na sensibilidade e na imaginação. Compreendendo que o design estratégico é uma área que recebe incentivos das mais diferentes áreas e vertentes de pensamento, é acrescentado à metodologia do design estratégico o conceito de carnavalização (BAKTIHN, 1999) e de imaginação (BACHELARD, 2000). Esse desenvolvimento teórico traz para o campo do design e para o pensamento projetual uma perspectiva fenomenológica da imagem e da imaginação. Assim sendo, o conceito de carnavalização foi esquematizado de forma agregadora, ao trazer para o design os mais diferentes exemplos de expressões culturais e artísticas que possuem uma visão carnavalesca da vida. Esse conceito está presente organicamente nas mais diferentes manifestações culturais, principalmente na cultura brasileira, e é capaz de incorporar e renovar os elementos fornecidos por outras culturas. Deste modo, é trazida a dança expressionista e o trabalho da coreógrafa Pina Bausch, como inspiração processual a ser reinterpretada e renovada pelo design e pela cultura brasileira. Ademais, a arte da dança é situada como objeto teórico e metodológico da pesquisa, ao passo que a dança também é objeto de estudo. Criar uma metodologia para imaginar cenários para dança na rua é a máxima deste trabalho. Para tanto, após a articulação teórica, apresenta-se a “Experiência Dança NA Rua”, que integra os elementos da metodologia para criar novos projetos de espetáculos de dança nas ruas da cidade.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-17T17:18:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-17T17:18:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10917
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10917/1/Izabela+Garcia+Padilha_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10917/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5df9da11fd0a57e42e4b176fb330d1a9
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845066541563904