Passagens e materialidades do fotográfico nas imagens de print screen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Julieth Corrêa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5457
Resumo: Interessados em compreender as potencialidades fotográficas para além de suas fronteiras, entendemos o print screen (captura de tela) como um processo alternativo ao ato fotográfico convencional. Baseada nessa premissa, a presente dissertação aborda os modos como o fotográfico se inscreve nas imagens produzidas através do print screen. As reflexões de Flusser, Bellour, Couchot, Soulages e Machado sobre a imagem técnica orientam a construção do objeto no contexto da cultura digital. A fundamentação teórica se deu em consequência dos princípios epistemológicos oriundos da Teoria das Materialidades da Comunicação. Para dar conta de um conjunto tão heterogêneo de imagens, propomos uma metodologia que articula dois gestos heurísticos: o tatear, nos termos de Flusser e as constelações benjaminianas. A partir deles, realizamos um mapeamento dos usos do print screen e sistematizamos as imagens em nove categorias: Método de pesquisa, Uso cotidiano, Google Street View, Videochat, Narrativa de videogame, Artes Visuais, Citacional, Tutorial e Redes sociais. Traçamos duas linhas imaginárias que atravessam essas constelações e estruturam o material empírico. A primeira linha indica as imagens informativas, resultantes de processos que partem de dados do mundo concreto. Já a segunda linha abrange as imagens redundantes, computadorizadas, isto é, geradas por meio de cálculos numéricos. Dada essa composição, selecionamos duas obras da constelação Artes Visuais – as séries Pulsão escópica, de João Castilho, e DSL, de Eric Rondepierre – e oito screenshots de Narrativas de videogame, de vários autores. Observando esse corpus, identificamos elementos como a pausa, o enquadramento, a textura, o grau de analogia com a realidade, que fixam as especificidades técnica e estéticas do fotográfico.
id USIN_c13607d6d0e3f075534451562e32c7a7
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/5457
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2016-07-18T18:55:19Z2016-07-18T18:55:19Z2016-04-08Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2016-07-18T18:55:19Z No. of bitstreams: 1 Julieth Corrêa Paula_.pdf: 3746171 bytes, checksum: 29f4d01bbafe2ed19d3976f1bdb133b1 (MD5)Made available in DSpace on 2016-07-18T18:55:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Julieth Corrêa Paula_.pdf: 3746171 bytes, checksum: 29f4d01bbafe2ed19d3976f1bdb133b1 (MD5) Previous issue date: 2016-04-08Interessados em compreender as potencialidades fotográficas para além de suas fronteiras, entendemos o print screen (captura de tela) como um processo alternativo ao ato fotográfico convencional. Baseada nessa premissa, a presente dissertação aborda os modos como o fotográfico se inscreve nas imagens produzidas através do print screen. As reflexões de Flusser, Bellour, Couchot, Soulages e Machado sobre a imagem técnica orientam a construção do objeto no contexto da cultura digital. A fundamentação teórica se deu em consequência dos princípios epistemológicos oriundos da Teoria das Materialidades da Comunicação. Para dar conta de um conjunto tão heterogêneo de imagens, propomos uma metodologia que articula dois gestos heurísticos: o tatear, nos termos de Flusser e as constelações benjaminianas. A partir deles, realizamos um mapeamento dos usos do print screen e sistematizamos as imagens em nove categorias: Método de pesquisa, Uso cotidiano, Google Street View, Videochat, Narrativa de videogame, Artes Visuais, Citacional, Tutorial e Redes sociais. Traçamos duas linhas imaginárias que atravessam essas constelações e estruturam o material empírico. A primeira linha indica as imagens informativas, resultantes de processos que partem de dados do mundo concreto. Já a segunda linha abrange as imagens redundantes, computadorizadas, isto é, geradas por meio de cálculos numéricos. Dada essa composição, selecionamos duas obras da constelação Artes Visuais – as séries Pulsão escópica, de João Castilho, e DSL, de Eric Rondepierre – e oito screenshots de Narrativas de videogame, de vários autores. Observando esse corpus, identificamos elementos como a pausa, o enquadramento, a textura, o grau de analogia com a realidade, que fixam as especificidades técnica e estéticas do fotográfico.Interesados en comprender las potencialidades fotográficas más allá de sus fronteras, entendemos el print screen (captura de pantalla) como un proceso alternativo al acto fotográfico convencional. Basados en esta premisa, esta disertación analiza los modos en que el fotográfico está inscrito en las imágenes producidas por el print screen. Las reflexiones de Flusser, Bellour, Couchot, Soulages y Machado sobre la imagen técnica guían la construcción del objeto en el contexto de la cultura digital. La fundamentación teórica se dio como resultado de los principios epistemológicos derivados de la Teoría de las Materialidades de la Comunicación. Para llevar a cabo un conjunto tan heterogéneo de imágenes, proponemos una metodología que articula dos gestos heurísticos: el tacto, de acuerdo con Flusser, y las constelaciones benjaminianas. A partir de ellos, realizamos un mapa de los usos del print screen y sistematizamos las imágenes en nueve categorías: Método de investigación, Uso diario, Google Street View, Videochat, Narrativas de videojuegos, Artes visuales, Citaciones, Tutorial y Redes sociales. Dibujamos dos líneas imaginarias que se curren a través de estas constelaciones y estructuran el material empírico. La primera línea indica las imágenes informativas, resultantes de los procesos que se parten de los datos del mundo concreto. La segunda línea cubre sólo las imágenes redundantes, computarizadas, que se generan mediante cálculos numéricos. Dada esta composición, seleccionamos dos obras de la constelación de Artes Visuales – las series “Pulsão escópica”, de João Castilho, y “DSL”, de Eric Rondepierre – y ocho screenshots de las Narrativas de videojuegos, de varios autores. Con la observación de este corpus, identificamos elementos tales como el descanso, el encuadre, la textura, el grado de analogía con la realidad, que fijan las especificidades técnicas y estéticas del fotográfico.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorPaula, Julieth Corrêahttp://lattes.cnpq.br/1459184009691960http://lattes.cnpq.br/8096511043948981Silveira, Fabrício Lopes daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaPassagens e materialidades do fotográfico nas imagens de print screenACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoFotográficoMaterialidadesImagem técnicaCultura digitalPrint screeninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5457info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALJulieth Corrêa Paula_.pdfJulieth Corrêa Paula_.pdfapplication/pdf3746171http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5457/1/Julieth+Corr%C3%AAa+Paula_.pdf29f4d01bbafe2ed19d3976f1bdb133b1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5457/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/54572016-07-18 15:57:33.046oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-07-18T18:57:33Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Passagens e materialidades do fotográfico nas imagens de print screen
title Passagens e materialidades do fotográfico nas imagens de print screen
spellingShingle Passagens e materialidades do fotográfico nas imagens de print screen
Paula, Julieth Corrêa
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Fotográfico
Materialidades
Imagem técnica
Cultura digital
Print screen
title_short Passagens e materialidades do fotográfico nas imagens de print screen
title_full Passagens e materialidades do fotográfico nas imagens de print screen
title_fullStr Passagens e materialidades do fotográfico nas imagens de print screen
title_full_unstemmed Passagens e materialidades do fotográfico nas imagens de print screen
title_sort Passagens e materialidades do fotográfico nas imagens de print screen
author Paula, Julieth Corrêa
author_facet Paula, Julieth Corrêa
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1459184009691960
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8096511043948981
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Julieth Corrêa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Fabrício Lopes da
contributor_str_mv Silveira, Fabrício Lopes da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação
Fotográfico
Materialidades
Imagem técnica
Cultura digital
Print screen
dc.subject.por.fl_str_mv Fotográfico
Materialidades
Imagem técnica
Cultura digital
dc.subject.eng.fl_str_mv Print screen
description Interessados em compreender as potencialidades fotográficas para além de suas fronteiras, entendemos o print screen (captura de tela) como um processo alternativo ao ato fotográfico convencional. Baseada nessa premissa, a presente dissertação aborda os modos como o fotográfico se inscreve nas imagens produzidas através do print screen. As reflexões de Flusser, Bellour, Couchot, Soulages e Machado sobre a imagem técnica orientam a construção do objeto no contexto da cultura digital. A fundamentação teórica se deu em consequência dos princípios epistemológicos oriundos da Teoria das Materialidades da Comunicação. Para dar conta de um conjunto tão heterogêneo de imagens, propomos uma metodologia que articula dois gestos heurísticos: o tatear, nos termos de Flusser e as constelações benjaminianas. A partir deles, realizamos um mapeamento dos usos do print screen e sistematizamos as imagens em nove categorias: Método de pesquisa, Uso cotidiano, Google Street View, Videochat, Narrativa de videogame, Artes Visuais, Citacional, Tutorial e Redes sociais. Traçamos duas linhas imaginárias que atravessam essas constelações e estruturam o material empírico. A primeira linha indica as imagens informativas, resultantes de processos que partem de dados do mundo concreto. Já a segunda linha abrange as imagens redundantes, computadorizadas, isto é, geradas por meio de cálculos numéricos. Dada essa composição, selecionamos duas obras da constelação Artes Visuais – as séries Pulsão escópica, de João Castilho, e DSL, de Eric Rondepierre – e oito screenshots de Narrativas de videogame, de vários autores. Observando esse corpus, identificamos elementos como a pausa, o enquadramento, a textura, o grau de analogia com a realidade, que fixam as especificidades técnica e estéticas do fotográfico.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-18T18:55:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-07-18T18:55:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-04-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5457
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5457/1/Julieth+Corr%C3%AAa+Paula_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5457/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 29f4d01bbafe2ed19d3976f1bdb133b1
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844984639389696