Matrizes de cultura e identidade: árabes e americanos após o 11 de setembro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Said, Gustavo Fortes
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2499
Resumo: A principal questão desta tese diz respeito a quais representações foram utilizadas por distintos produtos culturais para construir as categorias do Ocidente e do Oriente após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, justamente num momento em que se intensificaram, na produção cultural industrializada, as referências aos países do Oriente Médio e aos Estados Unidos. Portanto, esta pesquisa tem a pretensão de discutir a formação da identidade de árabes e americanos, destacando as representações que mais apareceram em diversos produtos culturais. Para isso, definiu-se como corte cronológico o período entre o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 e a 2a. Guerra do Golfo, em 2003. A amostra da pesquisa comportou diversos produtos culturais (como comics de super-heróis e literatura de cordel), incluindo também alguns produtos jornalísticos (revistas Veja e The New Yorker), ainda que, a título de ilustração, o autor tenha também mencionado alguns vídeos, cartoons, livros e outros. Como técnica de
id USIN_c3d32ef028808c7d6deecfed40f828e2
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2499
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T17:53:46Z2015-03-05T17:53:46Z2006-03-31Made available in DSpace on 2015-03-05T17:53:46Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 31A principal questão desta tese diz respeito a quais representações foram utilizadas por distintos produtos culturais para construir as categorias do Ocidente e do Oriente após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, justamente num momento em que se intensificaram, na produção cultural industrializada, as referências aos países do Oriente Médio e aos Estados Unidos. Portanto, esta pesquisa tem a pretensão de discutir a formação da identidade de árabes e americanos, destacando as representações que mais apareceram em diversos produtos culturais. Para isso, definiu-se como corte cronológico o período entre o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 e a 2a. Guerra do Golfo, em 2003. A amostra da pesquisa comportou diversos produtos culturais (como comics de super-heróis e literatura de cordel), incluindo também alguns produtos jornalísticos (revistas Veja e The New Yorker), ainda que, a título de ilustração, o autor tenha também mencionado alguns vídeos, cartoons, livros e outros. Como técnica deThe main focus of this thesis is the representations that have been used in various cultural products in order to construct the categories of Orient and Occident post September 11th , 2001. During the period covered the references to Middle Eastern countries and to the United States increased within industrialized cultural production. Thus, the intent of this thesis is to discuss the identity formation of Arabs and Americans in diverse cultural products, to try to discover what kind of stereotypes were present in the products analyzed. To do this, the time period for analysis was defined as being between the terrorist assault on September 11th, 2001 and the 2nd Gulf War, in 2003. The research sample included diverse cultural products (such as comics books and ‘cordel’, a typical brazilian literature form), and also includes some journalistic products (such as Veja and The New Yorker magazines). The author has even used other sources of examples such as videos, cartoons, books and so forth. This thesis used thNenhumaSaid, Gustavo Forteshttp://lattes.cnpq.br/8570994009164408Fragoso, SuelyUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaMatrizes de cultura e identidade: árabes e americanos após o 11 de setembroCiências Sociais Aplicadasculturaestudos culturaisidentidade culturalmeios de comunicaçãocultural identitycultural studiesculturemediainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2499info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALmatrizes de cultura 1.pdfmatrizes de cultura 1.pdfapplication/pdf335876http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2499/1/matrizes+de+cultura+1.pdf5aca4e1a840ecdd818ed55d6693989a8MD51matrizes de cultura 2.pdfmatrizes de cultura 2.pdfapplication/pdf3327737http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2499/2/matrizes+de+cultura+2.pdfe1f614e57cef5958ecceb03636c022f1MD52UNISINOS/24992015-03-16 17:49:31.45oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2499Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-16T20:49:31Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Matrizes de cultura e identidade: árabes e americanos após o 11 de setembro
title Matrizes de cultura e identidade: árabes e americanos após o 11 de setembro
spellingShingle Matrizes de cultura e identidade: árabes e americanos após o 11 de setembro
Said, Gustavo Fortes
Ciências Sociais Aplicadas
cultura
estudos culturais
identidade cultural
meios de comunicação
cultural identity
cultural studies
culture
media
title_short Matrizes de cultura e identidade: árabes e americanos após o 11 de setembro
title_full Matrizes de cultura e identidade: árabes e americanos após o 11 de setembro
title_fullStr Matrizes de cultura e identidade: árabes e americanos após o 11 de setembro
title_full_unstemmed Matrizes de cultura e identidade: árabes e americanos após o 11 de setembro
title_sort Matrizes de cultura e identidade: árabes e americanos após o 11 de setembro
author Said, Gustavo Fortes
author_facet Said, Gustavo Fortes
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8570994009164408
dc.contributor.author.fl_str_mv Said, Gustavo Fortes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fragoso, Suely
contributor_str_mv Fragoso, Suely
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
cultura
estudos culturais
identidade cultural
meios de comunicação
cultural identity
cultural studies
culture
media
dc.subject.por.fl_str_mv cultura
estudos culturais
identidade cultural
meios de comunicação
dc.subject.eng.fl_str_mv cultural identity
cultural studies
culture
media
description A principal questão desta tese diz respeito a quais representações foram utilizadas por distintos produtos culturais para construir as categorias do Ocidente e do Oriente após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001, justamente num momento em que se intensificaram, na produção cultural industrializada, as referências aos países do Oriente Médio e aos Estados Unidos. Portanto, esta pesquisa tem a pretensão de discutir a formação da identidade de árabes e americanos, destacando as representações que mais apareceram em diversos produtos culturais. Para isso, definiu-se como corte cronológico o período entre o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 e a 2a. Guerra do Golfo, em 2003. A amostra da pesquisa comportou diversos produtos culturais (como comics de super-heróis e literatura de cordel), incluindo também alguns produtos jornalísticos (revistas Veja e The New Yorker), ainda que, a título de ilustração, o autor tenha também mencionado alguns vídeos, cartoons, livros e outros. Como técnica de
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-03-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T17:53:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T17:53:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2499
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2499/1/matrizes+de+cultura+1.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2499/2/matrizes+de+cultura+2.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5aca4e1a840ecdd818ed55d6693989a8
e1f614e57cef5958ecceb03636c022f1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844945401675776