A responsabilidade social corporativa e seus efeitos sobre a intenção de compra e a atitude em relação à empresa dos consumidores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2700 |
Resumo: | Estudos publicados em respeitáveis periódicos internacionais relacionam o construto Responsabilidade Social Corporativa (RSC) com o comportamento dos consumidores, mais especificamente em relação a sua Atitude em relação à Empresa (AE) e a sua Intenção de Compra (IC) em relação aos produtos desta mesma empresa (BROWN; DACIN, 1997; ELLEN; MOHR; WEBB, 2000; ELLEN; WEBB; MOHR, 2006; LICHTENSTEIN; DRUMWRIGHT; BRAIG, 2004; MOHR; WEBB, 2005; SEN; BHATTACHARYA, 2001). Esta análise vem predominantemente ocorrendo de forma experimental. Assim, neste estudo, apresentam-se os resultados dos efeitos da RSC sobre a AE e a IC, além de verificar de forma individual e, em conjunto com a RSC, o efeito da influência de outras variáveis, as moderadoras (domínio, preço, comportamento socialmente responsável do consumidor, envolvimento e a identificação entre o consumidor e a empresa), sobre estas. Seguindo a tendência identificada nas principais pesquisas relacionadas ao tema, esta também foi realizada de forma experimental em |
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2015-03-05T18:38:00Z2015-03-05T18:38:00Z2007-06-13Made available in DSpace on 2015-03-05T18:38:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 13Estudos publicados em respeitáveis periódicos internacionais relacionam o construto Responsabilidade Social Corporativa (RSC) com o comportamento dos consumidores, mais especificamente em relação a sua Atitude em relação à Empresa (AE) e a sua Intenção de Compra (IC) em relação aos produtos desta mesma empresa (BROWN; DACIN, 1997; ELLEN; MOHR; WEBB, 2000; ELLEN; WEBB; MOHR, 2006; LICHTENSTEIN; DRUMWRIGHT; BRAIG, 2004; MOHR; WEBB, 2005; SEN; BHATTACHARYA, 2001). Esta análise vem predominantemente ocorrendo de forma experimental. Assim, neste estudo, apresentam-se os resultados dos efeitos da RSC sobre a AE e a IC, além de verificar de forma individual e, em conjunto com a RSC, o efeito da influência de outras variáveis, as moderadoras (domínio, preço, comportamento socialmente responsável do consumidor, envolvimento e a identificação entre o consumidor e a empresa), sobre estas. Seguindo a tendência identificada nas principais pesquisas relacionadas ao tema, esta também foi realizada de forma experimental emStudies published in renowned international journals relate Corporate Social Responsibility (CSR) construct to consumer behavior, more specifically regarding consumer Attitude towards the Company (AC) and Purchase Intention (PI) regarding products sold by such company (BROWN; DACIN, 1997; ELLEN; MOHR; WEBB, 2000; ELLEN; WEBB; MOHR, 2006; LICHTENSTEIN; DRUMWRIGHT; BRAIG, 2004; MOHR; WEBB, 2005; SEN; BHATTACHARYA, 2001). This kind of analysis has been mostly carried out in as an experiment. Thus, in this study we present the results of the effects of CSR on AC and PI, as well as we check, separately and in connection with CSR, the effect of the influence of the so called "moderators" (domain, price, consumer socially responsible behavior, involvement and consumer-company identification) on them. Following the trend identified by the main researches on the theme, this study was also performed on an experimental basis. Consumers-students interacted with: domain (environmental, internal and external), CSR level (hNenhumaMagalhães, Juliano Machado dehttp://lattes.cnpq.br/4180350232480075http://lattes.cnpq.br/9339761980651218Damacena, CláudioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosA responsabilidade social corporativa e seus efeitos sobre a intenção de compra e a atitude em relação à empresa dos consumidoresCiências Sociais Aplicadascomportamento do consumidorcompraresponsabilidade social corporativaconsumer behaviorpurchasecorporate social responsibilityinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2700info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALresponsabilidade social.pdfresponsabilidade social.pdfapplication/pdf728682http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2700/1/responsabilidade+social.pdf494d877f481b1600bf82277a1f0da6e5MD51UNISINOS/27002015-03-19 10:54:42.37oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-19T13:54:42Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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