Design estratégico para projetos em mídias sociais: orientações para o uso do facebook pelas Instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Tobias Oliveira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4644
Resumo: O presente trabalho desenvolveu um conjunto de orientações, sob a ótica do Design Estratégico, para guiar as estratégias das instituições de ensino superior privadas na utilização das mídias sociais como canal de comunicação, neste caso o Facebook. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória que observou quatro Instituições de Ensino Superior, pelo acesso a sua página Facebook e a seu site. Para a coleta de dados foi empregada a técnica de entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes-usuários do Facebook para conhecer como utilizam essa mídia social para se comunicar com sua Universidade e com profissionais do design que trabalham com mídias sociais, para compreender quais as práticas mais comuns nessa forma de relacionamento. O objetivo principal desse acompanhamento foi observar o tipo de postagem predominante e de que modo a organização se posiciona para se relacionar e responder aos usuários que a contata. Dessa forma, foi possível conhecer a relação estabelecida com os três públicos envolvidos (usuário, instituições e profissionais), identificar quais os problemas existentes, triangular os dados coletados e analisá-los à luz das teorias usadas na configuração geral do trabalho, para, ao final, propor orientações projetuais, para visualização de soluções para os problemas identificados. Ao final, são propostas vinte e seis (26) orientações projetuais (concepts) para cinco (5) cenários diferentes cujos nomes são metáforas que se inspiraram na criação de uma conta em mídia social. Acredita-se que os resultados alcançados possam contribuir para a prática profissional e preencher, mesmo que parcial e provisoriamente, as lacunas identificadas. A intenção é contribuir para um melhor uso das atuais plataformas, bem como das que estarão por vir, ao propor melhorias na comunicação organizacional das instituições com seus públicos.
id USIN_c848fbc1175ddf144dfb7ec0eff528f2
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4644
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-07-28T20:18:50Z2015-07-28T20:18:50Z2014-12-03Submitted by William Justo Figueiro (williamjf) on 2015-07-28T20:18:50Z No. of bitstreams: 1 25d.pdf: 2812144 bytes, checksum: 25467abd73bb7ecfbc31897bd67bfcc5 (MD5)Made available in DSpace on 2015-07-28T20:18:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 25d.pdf: 2812144 bytes, checksum: 25467abd73bb7ecfbc31897bd67bfcc5 (MD5) Previous issue date: 2014-12-03O presente trabalho desenvolveu um conjunto de orientações, sob a ótica do Design Estratégico, para guiar as estratégias das instituições de ensino superior privadas na utilização das mídias sociais como canal de comunicação, neste caso o Facebook. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória que observou quatro Instituições de Ensino Superior, pelo acesso a sua página Facebook e a seu site. Para a coleta de dados foi empregada a técnica de entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes-usuários do Facebook para conhecer como utilizam essa mídia social para se comunicar com sua Universidade e com profissionais do design que trabalham com mídias sociais, para compreender quais as práticas mais comuns nessa forma de relacionamento. O objetivo principal desse acompanhamento foi observar o tipo de postagem predominante e de que modo a organização se posiciona para se relacionar e responder aos usuários que a contata. Dessa forma, foi possível conhecer a relação estabelecida com os três públicos envolvidos (usuário, instituições e profissionais), identificar quais os problemas existentes, triangular os dados coletados e analisá-los à luz das teorias usadas na configuração geral do trabalho, para, ao final, propor orientações projetuais, para visualização de soluções para os problemas identificados. Ao final, são propostas vinte e seis (26) orientações projetuais (concepts) para cinco (5) cenários diferentes cujos nomes são metáforas que se inspiraram na criação de uma conta em mídia social. Acredita-se que os resultados alcançados possam contribuir para a prática profissional e preencher, mesmo que parcial e provisoriamente, as lacunas identificadas. A intenção é contribuir para um melhor uso das atuais plataformas, bem como das que estarão por vir, ao propor melhorias na comunicação organizacional das instituições com seus públicos.This study developed a set of guidelines from the viewpoint of Strategic Design, to guide the strategies of higher education institutions in the use of social media as a communication channel, in this case Facebook. This is an exploratory of qualitative nature research that observed four Higher Education Institutions, the access to their Facebook page and their website. For data collection the technique used was semi-structured interviews with students Facebook-users to know how they use this social media to communicate with their University, and with design professionals who work with this social media, to understand which practices are more common in this type of relationship. The main purpose of this monitoring was to observe the predominant type of posting and how the organization is positioned in relating and responding to their users. Thus, it was possible to know the relationship established with the three stakeholders involved (users, institutions and professionals), identify the existing problems, triangulate the data collected, and analyze them in the light of the theories used in the general configuration of the work. Nevertheless, the projective propose guidelines for visualization solutions to the problems identified. Finally, there are proposed twenty-six (26) projective guidelines (concepts) for five (5) different scenarios whose names are metaphors that were inspired on the creation of an account on social media. It is believed that the results obtained may contribute to the professional practice and fill, even if partially and provisionally, identified gaps. The intention is to contribute to a better use of current platforms, as well as those that are to come, to propose improvements in organizational communication with their public institutions.NenhumaCamargo, Tobias Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/8228135340873547http://lattes.cnpq.br/6519799563088833Bentz, Ione Maria GhisleneUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDesign estratégico para projetos em mídias sociais: orientações para o uso do facebook pelas Instituições de ensino superiorACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialMetaprojetoComunicação organizacionalInovaçãoCenáriosRedes sociaisMetadesignOrganizational communicationInnovationScenariosSocial networkinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4644info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINAL25d.pdf25d.pdfapplication/pdf2812144http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4644/1/25d.pdf25467abd73bb7ecfbc31897bd67bfcc5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4644/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/46442015-07-28 17:19:21.943oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-07-28T20:19:21Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Design estratégico para projetos em mídias sociais: orientações para o uso do facebook pelas Instituições de ensino superior
title Design estratégico para projetos em mídias sociais: orientações para o uso do facebook pelas Instituições de ensino superior
spellingShingle Design estratégico para projetos em mídias sociais: orientações para o uso do facebook pelas Instituições de ensino superior
Camargo, Tobias Oliveira
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Metaprojeto
Comunicação organizacional
Inovação
Cenários
Redes sociais
Metadesign
Organizational communication
Innovation
Scenarios
Social network
title_short Design estratégico para projetos em mídias sociais: orientações para o uso do facebook pelas Instituições de ensino superior
title_full Design estratégico para projetos em mídias sociais: orientações para o uso do facebook pelas Instituições de ensino superior
title_fullStr Design estratégico para projetos em mídias sociais: orientações para o uso do facebook pelas Instituições de ensino superior
title_full_unstemmed Design estratégico para projetos em mídias sociais: orientações para o uso do facebook pelas Instituições de ensino superior
title_sort Design estratégico para projetos em mídias sociais: orientações para o uso do facebook pelas Instituições de ensino superior
author Camargo, Tobias Oliveira
author_facet Camargo, Tobias Oliveira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8228135340873547
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6519799563088833
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Tobias Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bentz, Ione Maria Ghislene
contributor_str_mv Bentz, Ione Maria Ghislene
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Metaprojeto
Comunicação organizacional
Inovação
Cenários
Redes sociais
Metadesign
Organizational communication
Innovation
Scenarios
Social network
dc.subject.por.fl_str_mv Metaprojeto
Comunicação organizacional
Inovação
Cenários
Redes sociais
dc.subject.eng.fl_str_mv Metadesign
Organizational communication
Innovation
Scenarios
Social network
description O presente trabalho desenvolveu um conjunto de orientações, sob a ótica do Design Estratégico, para guiar as estratégias das instituições de ensino superior privadas na utilização das mídias sociais como canal de comunicação, neste caso o Facebook. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória que observou quatro Instituições de Ensino Superior, pelo acesso a sua página Facebook e a seu site. Para a coleta de dados foi empregada a técnica de entrevistas semiestruturadas, realizadas com estudantes-usuários do Facebook para conhecer como utilizam essa mídia social para se comunicar com sua Universidade e com profissionais do design que trabalham com mídias sociais, para compreender quais as práticas mais comuns nessa forma de relacionamento. O objetivo principal desse acompanhamento foi observar o tipo de postagem predominante e de que modo a organização se posiciona para se relacionar e responder aos usuários que a contata. Dessa forma, foi possível conhecer a relação estabelecida com os três públicos envolvidos (usuário, instituições e profissionais), identificar quais os problemas existentes, triangular os dados coletados e analisá-los à luz das teorias usadas na configuração geral do trabalho, para, ao final, propor orientações projetuais, para visualização de soluções para os problemas identificados. Ao final, são propostas vinte e seis (26) orientações projetuais (concepts) para cinco (5) cenários diferentes cujos nomes são metáforas que se inspiraram na criação de uma conta em mídia social. Acredita-se que os resultados alcançados possam contribuir para a prática profissional e preencher, mesmo que parcial e provisoriamente, as lacunas identificadas. A intenção é contribuir para um melhor uso das atuais plataformas, bem como das que estarão por vir, ao propor melhorias na comunicação organizacional das instituições com seus públicos.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-28T20:18:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-07-28T20:18:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4644
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4644/1/25d.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4644/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 25467abd73bb7ecfbc31897bd67bfcc5
e130fff006551e19abf270f718b7ab21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844974696792064