Design estratégico de moda: princípios metodológicos de cenários futuros de pesquisa de tendências para marcas de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sukiennik, Alice Bittencourt
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12445
Resumo: A moda vai além de artefatos vestíveis, simbolizando expressões do sujeito e representações comportamentais. Ao aproximar-se do Design Estratégico, abordagem que evidencia uma atividade projetual que vai além das técnicas operacionais, pensando em interfaces entre a empresa, o mercado e a sociedade, compreende-se que a moda pode se potencializar com espaços de reflexão. Os cenários futuros, no design, são compreendidos como a dinâmica de fabulação de panoramas alternativos à realidade, de modo a estimular a capacidade inovadora e criativa humana. Tais narrativas de futuro podem se associar a uma prática já familiar ao sistema da moda: a pesquisa de tendências, processo que analisa movimentos emergentes no sistema sociocultural, interpretando-os em possíveis padrões para a moda e seus produtos. Em vista disso, e buscando desenvolver a cultura de reflexão de futuro na moda, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de princípios metodológicos de cenários futuros e pesquisa de tendências para marcas de moda. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica realizada, valeu-se de entrevistas em profundidade com especialistas, o desenvolvimento de um workshop para a criação dos princípios metodológicos objetivados, e por fim grupo focal para a análise dos resultados obtidos. De um modo geral, as contribuições que essa pesquisa trouxe, além das diretrizes elaboradas com os especialistas, é a ampliação do entendimento de reflexão de futuro dentro da moda, compreendendo-a como potencializadora de uma cultura metodológica aberta, acessível e colaborativa, instigando que o mercado de moda esteja atento a comportamentos emergentes, que se reflitam em seus projetos e coleções criativas, além de estar capacitado a criar possibilidades futuro para a moda.
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spelling 2023-06-02T12:07:55Z2023-06-02T12:07:55Z2023-03-17Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-06-02T12:07:55Z No. of bitstreams: 1 Alice Bittencourt Sukiennik_.pdf: 8033392 bytes, checksum: 7cb5cc2ed420eff0c92fb6510179ad75 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-02T12:07:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alice Bittencourt Sukiennik_.pdf: 8033392 bytes, checksum: 7cb5cc2ed420eff0c92fb6510179ad75 (MD5) Previous issue date: 2023-03-17A moda vai além de artefatos vestíveis, simbolizando expressões do sujeito e representações comportamentais. Ao aproximar-se do Design Estratégico, abordagem que evidencia uma atividade projetual que vai além das técnicas operacionais, pensando em interfaces entre a empresa, o mercado e a sociedade, compreende-se que a moda pode se potencializar com espaços de reflexão. Os cenários futuros, no design, são compreendidos como a dinâmica de fabulação de panoramas alternativos à realidade, de modo a estimular a capacidade inovadora e criativa humana. Tais narrativas de futuro podem se associar a uma prática já familiar ao sistema da moda: a pesquisa de tendências, processo que analisa movimentos emergentes no sistema sociocultural, interpretando-os em possíveis padrões para a moda e seus produtos. Em vista disso, e buscando desenvolver a cultura de reflexão de futuro na moda, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta de princípios metodológicos de cenários futuros e pesquisa de tendências para marcas de moda. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica realizada, valeu-se de entrevistas em profundidade com especialistas, o desenvolvimento de um workshop para a criação dos princípios metodológicos objetivados, e por fim grupo focal para a análise dos resultados obtidos. De um modo geral, as contribuições que essa pesquisa trouxe, além das diretrizes elaboradas com os especialistas, é a ampliação do entendimento de reflexão de futuro dentro da moda, compreendendo-a como potencializadora de uma cultura metodológica aberta, acessível e colaborativa, instigando que o mercado de moda esteja atento a comportamentos emergentes, que se reflitam em seus projetos e coleções criativas, além de estar capacitado a criar possibilidades futuro para a moda.Fashion goes beyond wearable artifacts, symbolizing expressions of the subject and behavioral representations. By approaching Strategic Design, a proposal that highlights a design activity that exceeds operational techniques, thinking about interfaces between the company, the market and society, it is understood that fashion can be enhanced with spaces for reflection. Future scenarios, in design, are understood as the fabulation dynamics of alternative panoramas to reality, in order to stimulate human innovative and creative capacity. Such narratives of the future can be associated with a practice that is already familiar to the fashion system: the trend research, a process that analyzes emerging movements in the socio-cultural system, interpreting them into possible patterns for fashion and its products. In view of this, and seeking to develop a culture of reflection on the future in fashion, the objective of this work is to develop a proposal of methodological principles for future scenarios and trend research for fashion brands. For this purpose, in addition to the bibliographical research carried out, in-depth interviews with specialists were used, the development of a workshop for the creation of objective methodological principles, and finally, a focus group for the analysis of the results obtained. In general, the contributions that this research brought, in addition to the guidelines developed with the specialists, is the expansion of the understanding of reflection on the future within fashion, understanding it as a potential for an open, accessible and collaborative methodological culture, instigating that the fashion market is attentive to emerging behaviors, which are reflected in its projects and creative collections, in addition to being able to create future possibilities for fashion.NenhumaSukiennik, Alice Bittencourthttp://lattes.cnpq.br/2059965075019657http://lattes.cnpq.br/7106471704531411Costa, Filipe Campelo Xavier daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDesign estratégico de moda: princípios metodológicos de cenários futuros de pesquisa de tendências para marcas de modaACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialModaPesquisa de tendênciasCenários futurosDesign estratégicoFashionTrend researchFuture scenariosStrategic designinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12445info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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