Exercer a docência inaciana na sociedade neoliberal: permanências, resistências e transformações nos documentos da Companhia de Jesus
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10766 |
Resumo: | Na presente pesquisa, são investigados os modos de constituição da docência na educação jesuíta a partir de documentos produzidos pela Companhia de Jesus: Ratio Studiorum (1599), Nossos colégios hoje e amanhã (1980), Características da educação da Companhia de Jesus (1986) e Projeto Educativo Comum (2016). Todos os documentos apresentados foram analisados a partir dos campos dos Estudos em Docência e dos Estudos Foucaultianos, sob as lentes da genealogia, compreendendo-a como uma perspectiva de trabalho analítico e não como método. Para analisar as racionalidades que sustentam a produção dos documentos, busca-se apoio na pesquisa documental e nos estudos de Le Goff (1996); Veiga-Neto (2008, 2017); Locatelli (2010); Noguera-Ramírez (2011); Lopes (2012); Cellard (2014); Franca (2019). Utiliza-se como referencial teórico-metodológico, os estudos de Fabris (2007); Dal’Igna (2011, 2014, 2020, 2021); Fabris e Dal’Igna (2013, 2017); Horn e Fabris (2018); Dal’Igna, Scherer e Silva (2018). As categorias organizadas para analisar os documentos propõem reflexões sobre dois modos de constituição da docência: (1) a docência gerencial, regulada pela cultura empresarial e pelo imperativo da centralidade da aprendizagem; (2) a docência inaciana, que mobiliza o cuidado de si e a prática de liberdade como princípios para insistir, resistir e transformar. Essas categorias contribuem para a problematização de alguns imperativos do contemporâneo, os quais constituem certos modos de ser docente, provocando a pensar de outras formas, se não numa concepção da economização da vida. Como resultado deste estudo, são apresentados outros modos de se constituir e exercer a docência, como resistência às racionalidades do contemporâneo neoliberal, com base nos conceitos de Foucault (2004) do cuidado de si e da prática de liberdade; nos ensaios de Sennett (2006; 2013) sobre o conceito de artesania; e nas reflexões e proposições de Dal’Igna (2022) ao pensar a docência com responsabilidade pedagógica, ética e política. Por se tratar de uma educação proposta por jesuítas e feita por inacianos e inacianas, propõe-se o exercício de uma docência inaciana para posicionar-se na sociedade neoliberal, articuladora da tradição com a inovação e mobilizadora de insistências, resistências e transformações. |
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2021-12-20T14:25:21Z2021-12-20T14:25:21Z2021-09-30Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2021-12-20T14:25:21Z No. of bitstreams: 1 Kemilly Mendonça Maciel_.pdf: 1513623 bytes, checksum: 2c5e150ebf5259eb9b400aa16f955a3d (MD5)Made available in DSpace on 2021-12-20T14:25:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kemilly Mendonça Maciel_.pdf: 1513623 bytes, checksum: 2c5e150ebf5259eb9b400aa16f955a3d (MD5) Previous issue date: 2021-09-30Na presente pesquisa, são investigados os modos de constituição da docência na educação jesuíta a partir de documentos produzidos pela Companhia de Jesus: Ratio Studiorum (1599), Nossos colégios hoje e amanhã (1980), Características da educação da Companhia de Jesus (1986) e Projeto Educativo Comum (2016). Todos os documentos apresentados foram analisados a partir dos campos dos Estudos em Docência e dos Estudos Foucaultianos, sob as lentes da genealogia, compreendendo-a como uma perspectiva de trabalho analítico e não como método. Para analisar as racionalidades que sustentam a produção dos documentos, busca-se apoio na pesquisa documental e nos estudos de Le Goff (1996); Veiga-Neto (2008, 2017); Locatelli (2010); Noguera-Ramírez (2011); Lopes (2012); Cellard (2014); Franca (2019). Utiliza-se como referencial teórico-metodológico, os estudos de Fabris (2007); Dal’Igna (2011, 2014, 2020, 2021); Fabris e Dal’Igna (2013, 2017); Horn e Fabris (2018); Dal’Igna, Scherer e Silva (2018). As categorias organizadas para analisar os documentos propõem reflexões sobre dois modos de constituição da docência: (1) a docência gerencial, regulada pela cultura empresarial e pelo imperativo da centralidade da aprendizagem; (2) a docência inaciana, que mobiliza o cuidado de si e a prática de liberdade como princípios para insistir, resistir e transformar. Essas categorias contribuem para a problematização de alguns imperativos do contemporâneo, os quais constituem certos modos de ser docente, provocando a pensar de outras formas, se não numa concepção da economização da vida. Como resultado deste estudo, são apresentados outros modos de se constituir e exercer a docência, como resistência às racionalidades do contemporâneo neoliberal, com base nos conceitos de Foucault (2004) do cuidado de si e da prática de liberdade; nos ensaios de Sennett (2006; 2013) sobre o conceito de artesania; e nas reflexões e proposições de Dal’Igna (2022) ao pensar a docência com responsabilidade pedagógica, ética e política. Por se tratar de uma educação proposta por jesuítas e feita por inacianos e inacianas, propõe-se o exercício de uma docência inaciana para posicionar-se na sociedade neoliberal, articuladora da tradição com a inovação e mobilizadora de insistências, resistências e transformações.This research investigates the ways in which teaching is constituted in jesuit education based on documents produced by the Society of Jesus: Ratio Studiorum (1599), Nossos colégios hoje e amanhã (1980), Características da educação da Companhia de Jesus (1986) and Projeto Educativo Comum (2016). All documents presented were analyzed from the fields of Teaching Studies and Foucaultian Studies, under the lens of genealogy, understanding it as a perspective of analytical work and not as a method. To analyze the rationales that support the production of documents, support is sought in documental research and in the studies of Le Goff (1996); Veiga-Neto (2008, 2017); Locatelli (2010); Noguera-Ramírez (2011); Lopes (2012); Cellard (2014); France (2019). The studies by Fabris (2007); Dal’Igna (2011, 2014, 2020, 2021); Fabris and Dal’Igna (2013, 2017); Horn and Fabris (2018); Dal’Igna, Scherer and Silva (2018) are used as a theorethical-methodological framework. The categories organized to analyze the documents propose reflections on two modes of constitution of teaching: (1) management teaching, regulated by the business culture and by the imperative of centrality of learning; (2) ignatian teaching, which mobilizes self-care and the practice of freedom as principles to insist, resist and transform. These categories contribute to the problematization of some contemporary imperatives, which constitute certain ways of being a teacher, provoking to think in other ways, if not in a conception of saving life. As a result of this study, other ways of constituting and exercising teaching are presented, such as resistance to the rationalities of contemporary neoliberalism, based on Foucault’s (2004) concepts of the care of the self and the practice of freedom; in the essays by Sennett (2006; 2013) on the concept of craftsmanship; and in Dal’Igna reflections and propositions (2021) when thinking about teaching with pedagogical, ethical and political responsibility. As it is an education proposed by jesuits and made by ignatians, it is proposed the exercise of an ignatian teaching to position the self in neoliberal society, articulating tradition with innovation and mobilizing insistence, resistances and transformations.En la presente investigación se investigan los modos de constitución de la enseñanza en la educación jesuita a partir de los documentos elaborados por la Compañía de Jesús: Ratio Studiorum ( Nossos colégios hoje e amanhã (Características da educação da Companhia de Jesus (1986) y Projeto EducativoComum ( Todos los documentos presentado s fueron analizados desde los ámbitos de los Estudios de la Enseñanza y los Estudios Foucaultianos, bajo las lentes de la genealogía, entendiéndola como una perspectiva de trabajo analítico y no como un método. Para analizar las racionalidades que sustentan la producción de los documentos, se busca apoyo en la investigación documental y en los estudios de Le Goff (1996); Veiga Neto (2008, 2017); Locatelli (2010); Noguera Ram í rez (2011); Lopes (2012); Cellard (2014); Franca (2019). Se utilizan como referenci a te órica y metodológica los estudios de Fabris (2007); Dal’Igna (2011, 2014, 2020); Fabris y Dal’Igna (2013, 2017); Horn y Fabris (2018); Dal’Igna, Scherer y Silva (2018). Las categorías organizadas para analizar los documentos proponen reflexiones sobre dos modos de constitución de la enseñanza: (1) la enseñanza gerencial, regulada por la cultura empresarial y el imperativo de la centralidad del aprendizaje; (2) la enseñanza ignaciana, que moviliza el autocuidado y la práctica de la libertad como principios para insistir, resistir y transformar. Estas categorías contribuyen a la problematización de algunos imperativos contemporáneos, que constituyen ciertas formas de ser docente, provocando que se piense de otras maneras, si no es dentro de una concepción de la economización de la vida. Como resultado de este estudio, se presentan otras formas de constituir y ejercer la docencia, como resistencia a las racionalidades neoliberales contemporáneas, a partir de los conceptos de Foucault (2004) sobre el cuidado del yo y la prá ctica de la libertad; de los ensayos de Sennett (2006; 2013) sobre el concepto de artesanía; y de las reflexiones y proposiciones de Dal’Igna (2022 ) al pensar la docencia con responsabilidad pedagógica, ética y política. Al ser una educación propuesta por jesuitas y llevada a cabo por hombres y mujeres ignacianos, proponemos el ejercicio de una pedagogía ignaciana para posicionarse en la sociedade neoliberal, articulando la tradición con la innovación y movilizando la insistencia, la resistencia y la transformación.NenhumaVasconcelos, Kemilly Mendonça Maciel Ventura dehttp://lattes.cnpq.br/2274611528407461http://lattes.cnpq.br/9564879599544686Dal'Igna, Maria CláudiaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesExercer a docência inaciana na sociedade neoliberal: permanências, resistências e transformações nos documentos da Companhia de JesusACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoEducação jesuítaDocênciaDocência inacianaTradiçãoInovaçãoPesquisa documentalJesuit educationTeachingIgnatian teachingTraditionInnovationDocumentary researchEducación jesuitaLa enseñanzaLa enseñanza ignacianaLa tradiciónLa innovaciónInvestigación documentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10766info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALKemilly Mendonça Maciel_.pdfKemilly Mendonça Maciel_.pdfapplication/pdf1513623http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10766/1/Kemilly+Mendon%C3%A7a+Maciel_.pdf2c5e150ebf5259eb9b400aa16f955a3dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/10766/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/107662021-12-20 11:26:46.458oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-12-20T14:26:46Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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