O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Rosângela Silveira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2586
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar como se constitui o parecer descritivo de séries iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino e, a partir disso, verificar que concepções sobre a aprendizagem do ser-escolar emergem das vozes discursivas presentes neste documento, considerando, principalmente, aspectos relacionados à língua materna. Assim, o corpus desta pesquisa constitui-se de pareceres descritivos sobre as respectivas séries, elaborados trimestralmente, durante o ano letivo de 2007. A reflexão sobre os dados fundamenta-se nos pressupostos de Vygotsky quanto ao desenvolvimento intelectual e à aprendizagem, direcionando-os, inclusive, ao dialogismo bakhtiniano e às relações com outros estudos que se voltaram ao parecer descritivo. Entre as constatações deste trabalho, destaca-se que os registros aqui verificados não fornecem subsídios suficientes sobre a evolução da aprendizagem e do desenvolvimento do escolar quanto à concepção de língua materna vigente que, conseqü
id USIN_ce398b85b6e0c61cabe310811744d7a3
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2586
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:12:38Z2015-03-05T18:12:38Z2009-04-24Made available in DSpace on 2015-03-05T18:12:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 24O presente trabalho tem como objetivo investigar como se constitui o parecer descritivo de séries iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino e, a partir disso, verificar que concepções sobre a aprendizagem do ser-escolar emergem das vozes discursivas presentes neste documento, considerando, principalmente, aspectos relacionados à língua materna. Assim, o corpus desta pesquisa constitui-se de pareceres descritivos sobre as respectivas séries, elaborados trimestralmente, durante o ano letivo de 2007. A reflexão sobre os dados fundamenta-se nos pressupostos de Vygotsky quanto ao desenvolvimento intelectual e à aprendizagem, direcionando-os, inclusive, ao dialogismo bakhtiniano e às relações com outros estudos que se voltaram ao parecer descritivo. Entre as constatações deste trabalho, destaca-se que os registros aqui verificados não fornecem subsídios suficientes sobre a evolução da aprendizagem e do desenvolvimento do escolar quanto à concepção de língua materna vigente que, conseqüThis research aims to investigate how the descriptive reports of initial grades on elementary education in a public state school are consisted, and from that on, verify which ideas about the school-being learning emerge from the discourse voices in this document, considering mainly aspects of mother language. Thus, the corpora of this research are descriptive reports of the respective grades, quarterly produced along the school year 2007. The reflection on the data is based on Vygotsky’s assumptions about the intellectual development and learning, directing them to the bakhtinian dialogue and to the relations with other studies that turned to the descriptive report. Among the findings of this research, it is verified that the records do not provide enough subsidies on learning development and school developing concerning the current perception of mother language, which, therefore, is the base of writing and reading teaching. This study contributes significantly to my teaching practice because it provides an oNenhumaGarcia, Rosângela Silveirahttp://lattes.cnpq.br/9703728489958669http://lattes.cnpq.br/8861465576589134Fronza, Cátia de AzevedoUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaO que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?Letras e ArtesLingüísticaavaliação/aprendizagemlíngua maternaparecer descritivomother languagevaluation/learningdescriptive reportsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2586info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRosangelaGarciaLinguisticaAplicada.pdfRosangelaGarciaLinguisticaAplicada.pdfapplication/pdf627615http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2586/1/RosangelaGarciaLinguisticaAplicada.pdf2a66d54fbf4d6f91d5e9d5b94a3c9fdfMD51UNISINOS/25862015-03-17 16:17:06.598oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T19:17:06Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?
title O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?
spellingShingle O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?
Garcia, Rosângela Silveira
Letras e Artes
Lingüística
avaliação/aprendizagem
língua materna
parecer descritivo
mother language
valuation/learning
descriptive reports
title_short O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?
title_full O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?
title_fullStr O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?
title_full_unstemmed O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?
title_sort O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?
author Garcia, Rosângela Silveira
author_facet Garcia, Rosângela Silveira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9703728489958669
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8861465576589134
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Rosângela Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fronza, Cátia de Azevedo
contributor_str_mv Fronza, Cátia de Azevedo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
avaliação/aprendizagem
língua materna
parecer descritivo
mother language
valuation/learning
descriptive reports
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação/aprendizagem
língua materna
parecer descritivo
dc.subject.eng.fl_str_mv mother language
valuation/learning
descriptive reports
description O presente trabalho tem como objetivo investigar como se constitui o parecer descritivo de séries iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino e, a partir disso, verificar que concepções sobre a aprendizagem do ser-escolar emergem das vozes discursivas presentes neste documento, considerando, principalmente, aspectos relacionados à língua materna. Assim, o corpus desta pesquisa constitui-se de pareceres descritivos sobre as respectivas séries, elaborados trimestralmente, durante o ano letivo de 2007. A reflexão sobre os dados fundamenta-se nos pressupostos de Vygotsky quanto ao desenvolvimento intelectual e à aprendizagem, direcionando-os, inclusive, ao dialogismo bakhtiniano e às relações com outros estudos que se voltaram ao parecer descritivo. Entre as constatações deste trabalho, destaca-se que os registros aqui verificados não fornecem subsídios suficientes sobre a evolução da aprendizagem e do desenvolvimento do escolar quanto à concepção de língua materna vigente que, conseqü
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2586
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2586/1/RosangelaGarciaLinguisticaAplicada.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a66d54fbf4d6f91d5e9d5b94a3c9fdf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946147213312