O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2586 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar como se constitui o parecer descritivo de séries iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino e, a partir disso, verificar que concepções sobre a aprendizagem do ser-escolar emergem das vozes discursivas presentes neste documento, considerando, principalmente, aspectos relacionados à língua materna. Assim, o corpus desta pesquisa constitui-se de pareceres descritivos sobre as respectivas séries, elaborados trimestralmente, durante o ano letivo de 2007. A reflexão sobre os dados fundamenta-se nos pressupostos de Vygotsky quanto ao desenvolvimento intelectual e à aprendizagem, direcionando-os, inclusive, ao dialogismo bakhtiniano e às relações com outros estudos que se voltaram ao parecer descritivo. Entre as constatações deste trabalho, destaca-se que os registros aqui verificados não fornecem subsídios suficientes sobre a evolução da aprendizagem e do desenvolvimento do escolar quanto à concepção de língua materna vigente que, conseqü |
id |
USIN_ce398b85b6e0c61cabe310811744d7a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2586 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:12:38Z2015-03-05T18:12:38Z2009-04-24Made available in DSpace on 2015-03-05T18:12:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 24O presente trabalho tem como objetivo investigar como se constitui o parecer descritivo de séries iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino e, a partir disso, verificar que concepções sobre a aprendizagem do ser-escolar emergem das vozes discursivas presentes neste documento, considerando, principalmente, aspectos relacionados à língua materna. Assim, o corpus desta pesquisa constitui-se de pareceres descritivos sobre as respectivas séries, elaborados trimestralmente, durante o ano letivo de 2007. A reflexão sobre os dados fundamenta-se nos pressupostos de Vygotsky quanto ao desenvolvimento intelectual e à aprendizagem, direcionando-os, inclusive, ao dialogismo bakhtiniano e às relações com outros estudos que se voltaram ao parecer descritivo. Entre as constatações deste trabalho, destaca-se que os registros aqui verificados não fornecem subsídios suficientes sobre a evolução da aprendizagem e do desenvolvimento do escolar quanto à concepção de língua materna vigente que, conseqüThis research aims to investigate how the descriptive reports of initial grades on elementary education in a public state school are consisted, and from that on, verify which ideas about the school-being learning emerge from the discourse voices in this document, considering mainly aspects of mother language. Thus, the corpora of this research are descriptive reports of the respective grades, quarterly produced along the school year 2007. The reflection on the data is based on Vygotsky’s assumptions about the intellectual development and learning, directing them to the bakhtinian dialogue and to the relations with other studies that turned to the descriptive report. Among the findings of this research, it is verified that the records do not provide enough subsidies on learning development and school developing concerning the current perception of mother language, which, therefore, is the base of writing and reading teaching. This study contributes significantly to my teaching practice because it provides an oNenhumaGarcia, Rosângela Silveirahttp://lattes.cnpq.br/9703728489958669http://lattes.cnpq.br/8861465576589134Fronza, Cátia de AzevedoUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaO que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna?Letras e ArtesLingüísticaavaliação/aprendizagemlíngua maternaparecer descritivomother languagevaluation/learningdescriptive reportsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2586info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRosangelaGarciaLinguisticaAplicada.pdfRosangelaGarciaLinguisticaAplicada.pdfapplication/pdf627615http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2586/1/RosangelaGarciaLinguisticaAplicada.pdf2a66d54fbf4d6f91d5e9d5b94a3c9fdfMD51UNISINOS/25862015-03-17 16:17:06.598oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2586Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T19:17:06Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna? |
title |
O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna? |
spellingShingle |
O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna? Garcia, Rosângela Silveira Letras e Artes Lingüística avaliação/aprendizagem língua materna parecer descritivo mother language valuation/learning descriptive reports |
title_short |
O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna? |
title_full |
O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna? |
title_fullStr |
O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna? |
title_full_unstemmed |
O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna? |
title_sort |
O que dizem pareceres descritivos de alunos de séries iniciais do ensino fundamental sobre a aprendizagem da língua materna? |
author |
Garcia, Rosângela Silveira |
author_facet |
Garcia, Rosângela Silveira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9703728489958669 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8861465576589134 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Rosângela Silveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fronza, Cátia de Azevedo |
contributor_str_mv |
Fronza, Cátia de Azevedo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Letras e Artes Lingüística |
topic |
Letras e Artes Lingüística avaliação/aprendizagem língua materna parecer descritivo mother language valuation/learning descriptive reports |
dc.subject.por.fl_str_mv |
avaliação/aprendizagem língua materna parecer descritivo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
mother language valuation/learning descriptive reports |
description |
O presente trabalho tem como objetivo investigar como se constitui o parecer descritivo de séries iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede estadual de ensino e, a partir disso, verificar que concepções sobre a aprendizagem do ser-escolar emergem das vozes discursivas presentes neste documento, considerando, principalmente, aspectos relacionados à língua materna. Assim, o corpus desta pesquisa constitui-se de pareceres descritivos sobre as respectivas séries, elaborados trimestralmente, durante o ano letivo de 2007. A reflexão sobre os dados fundamenta-se nos pressupostos de Vygotsky quanto ao desenvolvimento intelectual e à aprendizagem, direcionando-os, inclusive, ao dialogismo bakhtiniano e às relações com outros estudos que se voltaram ao parecer descritivo. Entre as constatações deste trabalho, destaca-se que os registros aqui verificados não fornecem subsídios suficientes sobre a evolução da aprendizagem e do desenvolvimento do escolar quanto à concepção de língua materna vigente que, conseqü |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009-04-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:12:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:12:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2586 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola da Indústria Criativa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2586/1/RosangelaGarciaLinguisticaAplicada.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a66d54fbf4d6f91d5e9d5b94a3c9fdf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844946147213312 |