A ética das virtudes de Aristóteles
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2039 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo apresentar a ética das virtudes de Aristóteles. Partindo de alguns pressupostos como a classificação do conhecimento, a concepção antropológica do homem como um animal racional político, pretende-se apresentar as virtudes éticas e dianoéticas como o meio para chegar-se à felicidade, ou eudemonia (euvdaimoni,a). Será enfatizado o aspecto racional da ética de Aristóteles, sobretudo pela prudência como um elemento essencial para a vida virtuosa. A prudência embora seja uma virtude intelectual, é imprescindível para o êxito da virtude moral, pois para ser virtuoso o homem deve ser prudente, e para ser prudente ele deve necessariamente ser virtuoso. A ética de Aristóteles e toda a sua filosofia é caracterizada pelo finalismo da razão. Esse finalismo da razão é a teleologia que será identificada como o bem. Por fim apresentar-se-á a felicidade, ou o bem supremo, que as pessoas procuram conquistar por alguma das quatro formas de vida, ou seja a vida em busca da riqueza, do praze |
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2015-03-04T21:02:09Z2015-03-04T21:02:09Z2008-08-29Made available in DSpace on 2015-03-04T21:02:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 29O presente trabalho tem por objetivo apresentar a ética das virtudes de Aristóteles. Partindo de alguns pressupostos como a classificação do conhecimento, a concepção antropológica do homem como um animal racional político, pretende-se apresentar as virtudes éticas e dianoéticas como o meio para chegar-se à felicidade, ou eudemonia (euvdaimoni,a). Será enfatizado o aspecto racional da ética de Aristóteles, sobretudo pela prudência como um elemento essencial para a vida virtuosa. A prudência embora seja uma virtude intelectual, é imprescindível para o êxito da virtude moral, pois para ser virtuoso o homem deve ser prudente, e para ser prudente ele deve necessariamente ser virtuoso. A ética de Aristóteles e toda a sua filosofia é caracterizada pelo finalismo da razão. Esse finalismo da razão é a teleologia que será identificada como o bem. Por fim apresentar-se-á a felicidade, ou o bem supremo, que as pessoas procuram conquistar por alguma das quatro formas de vida, ou seja a vida em busca da riqueza, do prazeThe objective of this work is to present the Ethics of Virtues from the greek philosopher Aristotle. According to some presuppositions like the classification of knowledge, the anthropological conception of man as a rational and political animal, it intends to present the ethical and intellectual virtues as the means to arrive to happiness or eudaemonia. It will be stressed the rational aspects of Aristotle’s Ethics, specially prudence as an essential element of virtuous life. Prudence, although being an intellectual virtue, is indispensable to the success of moral life, because to be virtuous man must be prudent and to be prudent he has necessarily to be virtuous. Finally, the four ways of life and happiness of the Aristotelian teleology will be presented emphasizing that contemplation is life’s perfect form. Some paradoxes of Aristotle’s Ethics will be appointed, and then some final conclusions will be presented.NenhumaSilva, Sandro Luiz dahttp://lattes.cnpq.br/2555593751246593http://lattes.cnpq.br/7441893675348445Nedel, JoséUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesA ética das virtudes de AristótelesCiências Humanasfelicidadeprudênciavirtudes intelectuaisvirtudes moraiséticahappinessintellectual virtuesmoral virtuesprudenceethicsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2039info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALSandroSilvaFilosofia.pdfSandroSilvaFilosofia.pdfapplication/pdf393813http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2039/1/SandroSilvaFilosofia.pdff98220ccfdcad49fbd3fba0a15da7e45MD51UNISINOS/20392015-03-10 10:38:18.502oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2039Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T13:38:18Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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