Um modelo para prover consistência narrativa em Interactive Storytelling

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Leandro Motta
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2235
Resumo: Interactive Storytelling (IS) é uma área de pesquisa que busca o desenvolvimento de técnicas que permitam a criação de sistemas computacionais interativos com ênfase em aspectos dramáticos e narrativos. Uma das abordagens utilizadas em pesquisas na área de IS consiste no uso de algoritmos de planejamento para definir a seqüência de eventos que compõe a história. Este trabalho se propõe a investigar técnicas que permitam avançar rum à solução de três problemas encontrados por trabalhos que seguem a abordagem baseada em planejamento: (i) a abordagem não é inerentemente consistente narrativamente; (ii) o usuário pode levar a história a situações sem saída, em que o algoritmo de planejamento é incapaz de encontrar uma solução para a história; e (iii) uma carga de trabalho muito grande é posta sobre o autor das histórias. Para enfrentar estes problemas, são apresentados três mecanismos que podem ser incluídos em modelos de IS baseados em planejamento: (i) uma técnica que permite fazer as histórias geradas pelo sis
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