Estado, educação e modernização agrária: o papel da Escola de Engenharia de Porto Alegre(RS:1889/1930)
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2175 |
Resumo: | O presente trabalho analisou a implementação da modernização agrária proposta pelo ruralismo no seu aspecto educacional, enfocando a educação agronômica subvencionada pelo Governo Estadual, durante a República Velha, que teve na Escola de Engenharia de Porto Alegre o seu principal agente. Devemos ressalvar que as temáticas referentes a outros aspectos da modernização agrária foram contemplados tangencialmente servindo de referência para a composição de um amplo panorama acerca da forma que assumiu a implementação do ruralismo no Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido a partir de dados colhidos na produção teórica referente à matéria agrária e educacional, bem como de uma detalhada análise de documentos do governo gaúcho, da legislação que regulamentou a matéria e do acervo documental da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Neste trabalho ficou evidente a existência de um projeto proposto pelo Estado para modernizar o campo e consolidar o capitalismo no Rio Grande do Sul, assumindo como fundamento econô |
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O presente trabalho analisou a implementação da modernização agrária proposta pelo ruralismo no seu aspecto educacional, enfocando a educação agronômica subvencionada pelo Governo Estadual, durante a República Velha, que teve na Escola de Engenharia de Porto Alegre o seu principal agente. Devemos ressalvar que as temáticas referentes a outros aspectos da modernização agrária foram contemplados tangencialmente servindo de referência para a composição de um amplo panorama acerca da forma que assumiu a implementação do ruralismo no Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido a partir de dados colhidos na produção teórica referente à matéria agrária e educacional, bem como de uma detalhada análise de documentos do governo gaúcho, da legislação que regulamentou a matéria e do acervo documental da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Neste trabalho ficou evidente a existência de um projeto proposto pelo Estado para modernizar o campo e consolidar o capitalismo no Rio Grande do Sul, assumindo como fundamento econô |
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