Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6095 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva explorar a alternativa de propulsão automotiva elétrica e apresentar uma proposta de utilização de equipamentos industriais produzidos em larga escala que possam ser inseridos no subsistema de propulsão de um veículo elétrico com características populares, para, dessa forma, oferecer uma alternativa de rápida inserção dos veículos em centros urbanos. As características de potência e torque da alternativa proposta foram investigadas através da dinâmica longitudinal veicular e dos equipamentos existentes comercializados. São avaliadas três configurações de propulsão, sendo um propulsor elétrico conectado de forma única, com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras e com quatro propulsores independentes conectados diretamente nas rodas. Foram avaliados também aspectos econômicos, podendo em certos casos apresentar custos atrativos ao consumidor final. Os principais resultados, de acordo com as características técnicas dos equipamentos, a viabilidade econômica e o peso, demonstram que a potência mínima necessária para o desempenho do subsistema de tração deve ser de 33,70 kW com o consumo de energia de 19,10 kWh, estando distribuído na configuração com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras. |
id |
USIN_dc374437f3dc51a0fab4e4ae023c622e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/6095 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2017-03-16T13:17:39Z2017-03-16T13:17:39Z2017-02-07Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2017-03-16T13:17:39Z No. of bitstreams: 1 Claudinilson Alves Luczkiewicz_.pdf: 1630762 bytes, checksum: 2bfd6665aa09c3c9c751c44c759f2463 (MD5)Made available in DSpace on 2017-03-16T13:17:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudinilson Alves Luczkiewicz_.pdf: 1630762 bytes, checksum: 2bfd6665aa09c3c9c751c44c759f2463 (MD5) Previous issue date: 2017-02-07Esta pesquisa objetiva explorar a alternativa de propulsão automotiva elétrica e apresentar uma proposta de utilização de equipamentos industriais produzidos em larga escala que possam ser inseridos no subsistema de propulsão de um veículo elétrico com características populares, para, dessa forma, oferecer uma alternativa de rápida inserção dos veículos em centros urbanos. As características de potência e torque da alternativa proposta foram investigadas através da dinâmica longitudinal veicular e dos equipamentos existentes comercializados. São avaliadas três configurações de propulsão, sendo um propulsor elétrico conectado de forma única, com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras e com quatro propulsores independentes conectados diretamente nas rodas. Foram avaliados também aspectos econômicos, podendo em certos casos apresentar custos atrativos ao consumidor final. Os principais resultados, de acordo com as características técnicas dos equipamentos, a viabilidade econômica e o peso, demonstram que a potência mínima necessária para o desempenho do subsistema de tração deve ser de 33,70 kW com o consumo de energia de 19,10 kWh, estando distribuído na configuração com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras.The objective of this study is to explore the alternative of electric automotive propulsion and present a proposal for the use of industrial equipment ever produced on a large scale that can be inserted to the propulsion subsystem of an electric vehicle with popular features, and thus offer an alternative fast integration of vehicles in urban centers. The power and torque characteristics of the alternative proposal were investigated for longitudinal vehicle dynamics and its equipment sold. Three driving settings are evaluated, and an electric thruster connected in a unique way, with two independent propellers connected to the rear wheels and four independent drivers directly connected to the wheels. It is also observed the characteristic of economic viability may present attractive costs to the final consumer. The main results, according to the technical characteristics of the equipment, economic viability and weight, show that the minimum power required for the performance of the traction subsystem should be 33.70 kW with energy consumption of 19.10 kWh and distributed in the configuration with two independent propellers connected to the rear wheels.UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos SinosLuczkiewicz, Claudinilson Alveshttp://lattes.cnpq.br/1056426756102014http://lattes.cnpq.br/5358345733596307Crovato, César David ParedesUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUnisinosBrasilEscola PolitécnicaEstudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos popularesACCNPQ::Engenharias::Engenharia ElétricaPropulsão alternativaVeículos elétricos popularesEquipamentos industriais em veículos elétricosAlternative propulsionPopular electric vehiclesIndustrial equipment for electric vehiclesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6095info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALClaudinilson Alves Luczkiewicz_.pdfClaudinilson Alves Luczkiewicz_.pdfapplication/pdf1630762http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6095/1/Claudinilson+Alves+Luczkiewicz_.pdf2bfd6665aa09c3c9c751c44c759f2463MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6095/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/60952017-03-16 10:18:49.218oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2017-03-16T13:18:49Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares |
title |
Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares |
spellingShingle |
Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares Luczkiewicz, Claudinilson Alves ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Elétrica Propulsão alternativa Veículos elétricos populares Equipamentos industriais em veículos elétricos Alternative propulsion Popular electric vehicles Industrial equipment for electric vehicles |
title_short |
Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares |
title_full |
Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares |
title_fullStr |
Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares |
title_full_unstemmed |
Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares |
title_sort |
Estudo de um sistema de propulsão de veículos elétricos populares |
author |
Luczkiewicz, Claudinilson Alves |
author_facet |
Luczkiewicz, Claudinilson Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1056426756102014 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5358345733596307 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luczkiewicz, Claudinilson Alves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Crovato, César David Paredes |
contributor_str_mv |
Crovato, César David Paredes |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Elétrica |
topic |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Elétrica Propulsão alternativa Veículos elétricos populares Equipamentos industriais em veículos elétricos Alternative propulsion Popular electric vehicles Industrial equipment for electric vehicles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propulsão alternativa Veículos elétricos populares Equipamentos industriais em veículos elétricos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Alternative propulsion Popular electric vehicles Industrial equipment for electric vehicles |
description |
Esta pesquisa objetiva explorar a alternativa de propulsão automotiva elétrica e apresentar uma proposta de utilização de equipamentos industriais produzidos em larga escala que possam ser inseridos no subsistema de propulsão de um veículo elétrico com características populares, para, dessa forma, oferecer uma alternativa de rápida inserção dos veículos em centros urbanos. As características de potência e torque da alternativa proposta foram investigadas através da dinâmica longitudinal veicular e dos equipamentos existentes comercializados. São avaliadas três configurações de propulsão, sendo um propulsor elétrico conectado de forma única, com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras e com quatro propulsores independentes conectados diretamente nas rodas. Foram avaliados também aspectos econômicos, podendo em certos casos apresentar custos atrativos ao consumidor final. Os principais resultados, de acordo com as características técnicas dos equipamentos, a viabilidade econômica e o peso, demonstram que a potência mínima necessária para o desempenho do subsistema de tração deve ser de 33,70 kW com o consumo de energia de 19,10 kWh, estando distribuído na configuração com dois propulsores independentes conectados nas rodas traseiras. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-16T13:17:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-03-16T13:17:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6095 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6095 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
Unisinos |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola Politécnica |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6095/1/Claudinilson+Alves+Luczkiewicz_.pdf http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/6095/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bfd6665aa09c3c9c751c44c759f2463 320e21f23402402ac4988605e1edd177 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844994269511680 |