Compreendendo as competências do briefing a partir da teoria ator-rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Marcelo Vianna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7033
Resumo: No senso comum, o briefing é entendido como um componente importante em qualquer projeto por conter elementos necessários que explicitam o problema e orientar os envolvidos na ação projetual. Mesmo que os estudos em design o compreendam como algo que gera diálogo entre os atores envolvidos no projeto (ZURLO, 2010), não sendo restritivo ou vago demais (BROWN, 2009) e auxiliando no enquadramento dos problemas (BUCHANAN, 1992) tornando, desta forma, o processo de projeto mais criterioso (Associação dos Designers Gráficos do Brasil, 2004), tais concepções não parecem acompanhar as movimentações teóricas sobre o processo de projeto, entendido como transdisciplinar, não-linear e coevolutivo. (MAURI, 1996, FINDELI, 2001, DORST, 2003). Chega-se, desta forma, ao problema de pesquisa: quais são as competências do briefing no processo de projeto? Com o objetivo de compreender suas competências, adota-se a perspectiva teórico-metodológica da Teoria Ator-Rede por entender que seus princípios contribuem no alcançar de outras compreensões acerca das relações estabelecidas nas dinâmicas de projeto, a partir da impossibilidade de distinguir entre humanos e não-humanos ou apontar empiricamente diferenças entre suas actancialidades na construção de fatos e artefatos (LAW, 1992; LATOUR, 1987; CALLON, 1986). Suas agências, enquanto actantes (LATOUR, 1999), mediam e intermediam (SAYES, 2013) a emergência de questões de preocupação (LATOUR, 2008) em uma processualidade que enacta-se (LAW, 2009) no campo das competências ou no ‘poder-fazer’ (FIORIN, 1989), trazendo uma nova luz aos temas do design. A partir análise de conteúdo, realizada sobre a análise documental de 58 briefings enviados por 6 informantes que se denominavam escritórios de design ou se denominam ‘empresas com departamento de design’ e de dois grupos focais compostos por 3 e 4 informantes, respectivamente, seguindo o mesmo critério, esta pesquisa propõe tópicos gerais que compreendem o briefing com competências de 1) enactar a ação projetual, ampliando a capacidade crítico reflexiva ao operar agenciamentos criativos e deslocamentos temporais; 2) mediar interesses relacionados ao processo de projeto (estabelecendo um tipo de nivelamento de ordens distintas que estabilizam da rede formada em torno do projeto), traduzindo a si mesmo (sendo plástico suficiente para moldar-se conforme a necessidade e as naturezas distintas de projeto) e pontualizando e despontualizando os interesses, abrindo competências as quais o projeto deverá estar sensível e atento; 3) inscrever o designer como alguém capaz de tratar destes interesses em jogo, seja numa arqueologia que vai as profundezas do que não é explicitados claramente relacionados a mercado ou a sensibilidades, seja tratando de aspectos puramente técnicos, em um movimento que evidencia 4) o caráter ambíguo e ambivalente do briefing no processo de projeto, de uso plural, orientado pela doma do projeto.
id USIN_dda54c10084049cdf4f3cf33562a099e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/7033
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2018-05-07T12:31:21Z2018-05-07T12:31:21Z2018-03-20Submitted by JOSIANE SANTOS DE OLIVEIRA (josianeso) on 2018-05-07T12:31:21Z No. of bitstreams: 1 Marcelo Vianna Batista_.pdf: 3994978 bytes, checksum: b85db163349c1fce17129d095339eadf (MD5)Made available in DSpace on 2018-05-07T12:31:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Vianna Batista_.pdf: 3994978 bytes, checksum: b85db163349c1fce17129d095339eadf (MD5) Previous issue date: 2018-03-20No senso comum, o briefing é entendido como um componente importante em qualquer projeto por conter elementos necessários que explicitam o problema e orientar os envolvidos na ação projetual. Mesmo que os estudos em design o compreendam como algo que gera diálogo entre os atores envolvidos no projeto (ZURLO, 2010), não sendo restritivo ou vago demais (BROWN, 2009) e auxiliando no enquadramento dos problemas (BUCHANAN, 1992) tornando, desta forma, o processo de projeto mais criterioso (Associação dos Designers Gráficos do Brasil, 2004), tais concepções não parecem acompanhar as movimentações teóricas sobre o processo de projeto, entendido como transdisciplinar, não-linear e coevolutivo. (MAURI, 1996, FINDELI, 2001, DORST, 2003). Chega-se, desta forma, ao problema de pesquisa: quais são as competências do briefing no processo de projeto? Com o objetivo de compreender suas competências, adota-se a perspectiva teórico-metodológica da Teoria Ator-Rede por entender que seus princípios contribuem no alcançar de outras compreensões acerca das relações estabelecidas nas dinâmicas de projeto, a partir da impossibilidade de distinguir entre humanos e não-humanos ou apontar empiricamente diferenças entre suas actancialidades na construção de fatos e artefatos (LAW, 1992; LATOUR, 1987; CALLON, 1986). Suas agências, enquanto actantes (LATOUR, 1999), mediam e intermediam (SAYES, 2013) a emergência de questões de preocupação (LATOUR, 2008) em uma processualidade que enacta-se (LAW, 2009) no campo das competências ou no ‘poder-fazer’ (FIORIN, 1989), trazendo uma nova luz aos temas do design. A partir análise de conteúdo, realizada sobre a análise documental de 58 briefings enviados por 6 informantes que se denominavam escritórios de design ou se denominam ‘empresas com departamento de design’ e de dois grupos focais compostos por 3 e 4 informantes, respectivamente, seguindo o mesmo critério, esta pesquisa propõe tópicos gerais que compreendem o briefing com competências de 1) enactar a ação projetual, ampliando a capacidade crítico reflexiva ao operar agenciamentos criativos e deslocamentos temporais; 2) mediar interesses relacionados ao processo de projeto (estabelecendo um tipo de nivelamento de ordens distintas que estabilizam da rede formada em torno do projeto), traduzindo a si mesmo (sendo plástico suficiente para moldar-se conforme a necessidade e as naturezas distintas de projeto) e pontualizando e despontualizando os interesses, abrindo competências as quais o projeto deverá estar sensível e atento; 3) inscrever o designer como alguém capaz de tratar destes interesses em jogo, seja numa arqueologia que vai as profundezas do que não é explicitados claramente relacionados a mercado ou a sensibilidades, seja tratando de aspectos puramente técnicos, em um movimento que evidencia 4) o caráter ambíguo e ambivalente do briefing no processo de projeto, de uso plural, orientado pela doma do projeto.In common sense, design brief is understood as an important component in any project because contains necessary elements that explain the problem, guiding those involved in design process. Going further, design studies understand it as something that generates dialogue among the actors involved in design process (ZURLO, 2010), not being too restrictive or too vague (BROWN, 2009), helping to frame problems (BUCHANAN, 1992) and enabling more criteria to design (Associação dos Designers Gráficos do Brasil, 2004), but these conceptions do not seem to be in tune to theoretical movements about the design process itself. Understood as transdisciplinary, non-linear and coevolutionary (MAURI, 1996, FINDELI, 2001, DORST, 2003), design process seems more open than what their own studies posit about design brief. In this sense, this research proposes to inquiry what are the competencies of the briefing in the design process. To understand their competencies, the theoretical-methodological perspective of Actor-Network Theory is adopted because its principles contribute to achieve other understandings about the relations established on design’s dynamics. That means, for Actor-Network Theory, it is impossible to distinguish between humans and non-human, or empirically point out differences between their actions generating facts and artifacts (LAW 1992, CALLON 1986): they are understood as actants (LATOUR, 1999) with agencies that mediated and intermediated (SAYES, 2013) the emergence of matters of concern (LATOUR, 2008) in a processuality that enacts (LAW, 2009) itself in the realm of competencies or ‘being-able-to-do-something’ (FIORIN, 1989), therefore, bringing a new light to design discussion. Adopting the content analysis method over a documental analysis of 58 briefings (sent by 6 informants that called themselves design offices or 'design department companies') and later over two focus groups composed of 3 and 4 informants, respectively (following the same criteria of data collection), this research proposes general topics that present the briefing with competencies of 1) enact the design action, expanding the critical reflexive capacity when operating creative assemblages and temporal displacements; 2) mediate interests of actants related to the design process (establishing a sort of leveling of distinct orders that stabilize the network formed around the design process), translating itself (being plastic enough to shape itself towards different design process) and emphasizing and clarifying the interests, opening competencies which the design process should be sensitive and aware of; 3) inscribe the designer as someone capable of dealing with the interests at stake through an archeology that goes to the depths that are not explicitly (such as market or sensitivities), or dealing with purely technical aspects, in a movement that evidences 4) the ambiguous and ambivalent use of the briefing, guiding the design process as something that takes in in its account a plural and diverse natures.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorBatista, Marcelo Viannahttp://lattes.cnpq.br/1791665928466516http://lattes.cnpq.br/0452457026604900Meyer, Guilherme Englert CorrêaUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaCompreendendo as competências do briefing a partir da teoria ator-redeACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialBriefingProcesso de projetoTeoria Ator-RedeDesign briefDesign processActor-Network Theoryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7033info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMarcelo Vianna Batista_.pdfMarcelo Vianna Batista_.pdfapplication/pdf3994978http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7033/1/Marcelo+Vianna+Batista_.pdfb85db163349c1fce17129d095339eadfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7033/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/70332018-05-07 09:33:19.196oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2018-05-07T12:33:19Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreendendo as competências do briefing a partir da teoria ator-rede
title Compreendendo as competências do briefing a partir da teoria ator-rede
spellingShingle Compreendendo as competências do briefing a partir da teoria ator-rede
Batista, Marcelo Vianna
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Briefing
Processo de projeto
Teoria Ator-Rede
Design brief
Design process
Actor-Network Theory
title_short Compreendendo as competências do briefing a partir da teoria ator-rede
title_full Compreendendo as competências do briefing a partir da teoria ator-rede
title_fullStr Compreendendo as competências do briefing a partir da teoria ator-rede
title_full_unstemmed Compreendendo as competências do briefing a partir da teoria ator-rede
title_sort Compreendendo as competências do briefing a partir da teoria ator-rede
author Batista, Marcelo Vianna
author_facet Batista, Marcelo Vianna
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1791665928466516
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0452457026604900
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Marcelo Vianna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Meyer, Guilherme Englert Corrêa
contributor_str_mv Meyer, Guilherme Englert Corrêa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Briefing
Processo de projeto
Teoria Ator-Rede
Design brief
Design process
Actor-Network Theory
dc.subject.por.fl_str_mv Briefing
Processo de projeto
Teoria Ator-Rede
dc.subject.eng.fl_str_mv Design brief
Design process
Actor-Network Theory
description No senso comum, o briefing é entendido como um componente importante em qualquer projeto por conter elementos necessários que explicitam o problema e orientar os envolvidos na ação projetual. Mesmo que os estudos em design o compreendam como algo que gera diálogo entre os atores envolvidos no projeto (ZURLO, 2010), não sendo restritivo ou vago demais (BROWN, 2009) e auxiliando no enquadramento dos problemas (BUCHANAN, 1992) tornando, desta forma, o processo de projeto mais criterioso (Associação dos Designers Gráficos do Brasil, 2004), tais concepções não parecem acompanhar as movimentações teóricas sobre o processo de projeto, entendido como transdisciplinar, não-linear e coevolutivo. (MAURI, 1996, FINDELI, 2001, DORST, 2003). Chega-se, desta forma, ao problema de pesquisa: quais são as competências do briefing no processo de projeto? Com o objetivo de compreender suas competências, adota-se a perspectiva teórico-metodológica da Teoria Ator-Rede por entender que seus princípios contribuem no alcançar de outras compreensões acerca das relações estabelecidas nas dinâmicas de projeto, a partir da impossibilidade de distinguir entre humanos e não-humanos ou apontar empiricamente diferenças entre suas actancialidades na construção de fatos e artefatos (LAW, 1992; LATOUR, 1987; CALLON, 1986). Suas agências, enquanto actantes (LATOUR, 1999), mediam e intermediam (SAYES, 2013) a emergência de questões de preocupação (LATOUR, 2008) em uma processualidade que enacta-se (LAW, 2009) no campo das competências ou no ‘poder-fazer’ (FIORIN, 1989), trazendo uma nova luz aos temas do design. A partir análise de conteúdo, realizada sobre a análise documental de 58 briefings enviados por 6 informantes que se denominavam escritórios de design ou se denominam ‘empresas com departamento de design’ e de dois grupos focais compostos por 3 e 4 informantes, respectivamente, seguindo o mesmo critério, esta pesquisa propõe tópicos gerais que compreendem o briefing com competências de 1) enactar a ação projetual, ampliando a capacidade crítico reflexiva ao operar agenciamentos criativos e deslocamentos temporais; 2) mediar interesses relacionados ao processo de projeto (estabelecendo um tipo de nivelamento de ordens distintas que estabilizam da rede formada em torno do projeto), traduzindo a si mesmo (sendo plástico suficiente para moldar-se conforme a necessidade e as naturezas distintas de projeto) e pontualizando e despontualizando os interesses, abrindo competências as quais o projeto deverá estar sensível e atento; 3) inscrever o designer como alguém capaz de tratar destes interesses em jogo, seja numa arqueologia que vai as profundezas do que não é explicitados claramente relacionados a mercado ou a sensibilidades, seja tratando de aspectos puramente técnicos, em um movimento que evidencia 4) o caráter ambíguo e ambivalente do briefing no processo de projeto, de uso plural, orientado pela doma do projeto.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-07T12:31:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-07T12:31:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7033
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7033/1/Marcelo+Vianna+Batista_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/7033/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b85db163349c1fce17129d095339eadf
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844933919768576