Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2728 |
Resumo: | A presente dissertação enfoca a posição competitiva de empresas exportadoras do Rio Grande do Sul, sendo uma replicação da pesquisa de Hermann Simon (1996) sobre pequenas e médias empresas alemãs de sucesso no mercado internacional, a qual originou o livro As Campeãs Ocultas. Realizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, na forma de survey, da qual participaram trinta e nove empresas de diversos segmentos de atividade. Avaliou-se a percepção estratégica dessas empresas sob três ângulos distintos: meta e visão, elementos do ambiente interno e elementos do ambiente externo. Utilizou-se esse modelo que avalia as empresas alemãs, devido ao sucesso desse país no mercado internacional. Os resultados indicam que a internacionalização das empresas é baixa, tendo menos do que 30% de suas receitas oriundas das exportações; apresentam uma participação média de 30,3% no mercado local, o que permite que 61,5% delas exerçam influência no mercado local. Buscam a vantagem competitiva através da qualidade e tradição. As e |
id |
USIN_e2e7e0a8cdf605ebeb11b44a4887e3ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2728 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-05T18:39:05Z2015-03-05T18:39:05Z2008-08-19Made available in DSpace on 2015-03-05T18:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19A presente dissertação enfoca a posição competitiva de empresas exportadoras do Rio Grande do Sul, sendo uma replicação da pesquisa de Hermann Simon (1996) sobre pequenas e médias empresas alemãs de sucesso no mercado internacional, a qual originou o livro As Campeãs Ocultas. Realizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, na forma de survey, da qual participaram trinta e nove empresas de diversos segmentos de atividade. Avaliou-se a percepção estratégica dessas empresas sob três ângulos distintos: meta e visão, elementos do ambiente interno e elementos do ambiente externo. Utilizou-se esse modelo que avalia as empresas alemãs, devido ao sucesso desse país no mercado internacional. Os resultados indicam que a internacionalização das empresas é baixa, tendo menos do que 30% de suas receitas oriundas das exportações; apresentam uma participação média de 30,3% no mercado local, o que permite que 61,5% delas exerçam influência no mercado local. Buscam a vantagem competitiva através da qualidade e tradição. As eThe present study focuses on the strategic thinking of exporting companies established on Rio Grande do Sul, and is the replication of Hermann Simon’s (1996) research about the German midsize successful companies. This research originated the book known as The Hidden Champions. It was developed a descriptive quantitative research in the form of survey was done with thirty-nine companies from various segments of activity. This research evaluated the strategic perception of companies within different views: goals and vision, elements of the external environment and elements of the internal environment. The model selected assesses the German companies, because of the success this country has on the international market. The results indicate that the internationalization of companies, is low with less than 30% of its revenue from exports, have an average local market share of 30.3%, and this allows 61.5% of them have some kind of influence on the local market. It was also observed differences in the strategiesNenhumaBaumhardt, Jorge Albertohttp://lattes.cnpq.br/1310843402930589http://lattes.cnpq.br/3284624757249898Hexsel, Astor EugênioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosEstratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do SulCiências Sociais Aplicadasinternacionalizaçãopequenas e médias empresasestratégiainternationalizationsmall and medium enterprisesstrategyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2728info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALBaumhardtJorgeAdministracao.pdfBaumhardtJorgeAdministracao.pdfapplication/pdf705532http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2728/1/BaumhardtJorgeAdministracao.pdf94abaf266fcca8dd520a507ae0e1022cMD51UNISINOS/27282015-03-19 11:37:32.059oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2728Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-19T14:37:32Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul |
title |
Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul Baumhardt, Jorge Alberto Ciências Sociais Aplicadas internacionalização pequenas e médias empresas estratégia internationalization small and medium enterprises strategy |
title_short |
Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul |
title_full |
Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul |
author |
Baumhardt, Jorge Alberto |
author_facet |
Baumhardt, Jorge Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1310843402930589 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3284624757249898 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baumhardt, Jorge Alberto |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hexsel, Astor Eugênio |
contributor_str_mv |
Hexsel, Astor Eugênio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas internacionalização pequenas e médias empresas estratégia internationalization small and medium enterprises strategy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
internacionalização pequenas e médias empresas estratégia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
internationalization small and medium enterprises strategy |
description |
A presente dissertação enfoca a posição competitiva de empresas exportadoras do Rio Grande do Sul, sendo uma replicação da pesquisa de Hermann Simon (1996) sobre pequenas e médias empresas alemãs de sucesso no mercado internacional, a qual originou o livro As Campeãs Ocultas. Realizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, na forma de survey, da qual participaram trinta e nove empresas de diversos segmentos de atividade. Avaliou-se a percepção estratégica dessas empresas sob três ângulos distintos: meta e visão, elementos do ambiente interno e elementos do ambiente externo. Utilizou-se esse modelo que avalia as empresas alemãs, devido ao sucesso desse país no mercado internacional. Os resultados indicam que a internacionalização das empresas é baixa, tendo menos do que 30% de suas receitas oriundas das exportações; apresentam uma participação média de 30,3% no mercado local, o que permite que 61,5% delas exerçam influência no mercado local. Buscam a vantagem competitiva através da qualidade e tradição. As e |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-08-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-05T18:39:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-05T18:39:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2728 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Administração |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Gestão e Negócios |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2728/1/BaumhardtJorgeAdministracao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
94abaf266fcca8dd520a507ae0e1022c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844947083591680 |