Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baumhardt, Jorge Alberto
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2728
Resumo: A presente dissertação enfoca a posição competitiva de empresas exportadoras do Rio Grande do Sul, sendo uma replicação da pesquisa de Hermann Simon (1996) sobre pequenas e médias empresas alemãs de sucesso no mercado internacional, a qual originou o livro As Campeãs Ocultas. Realizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, na forma de survey, da qual participaram trinta e nove empresas de diversos segmentos de atividade. Avaliou-se a percepção estratégica dessas empresas sob três ângulos distintos: meta e visão, elementos do ambiente interno e elementos do ambiente externo. Utilizou-se esse modelo que avalia as empresas alemãs, devido ao sucesso desse país no mercado internacional. Os resultados indicam que a internacionalização das empresas é baixa, tendo menos do que 30% de suas receitas oriundas das exportações; apresentam uma participação média de 30,3% no mercado local, o que permite que 61,5% delas exerçam influência no mercado local. Buscam a vantagem competitiva através da qualidade e tradição. As e
id USIN_e2e7e0a8cdf605ebeb11b44a4887e3ed
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2728
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:39:05Z2015-03-05T18:39:05Z2008-08-19Made available in DSpace on 2015-03-05T18:39:05Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 19A presente dissertação enfoca a posição competitiva de empresas exportadoras do Rio Grande do Sul, sendo uma replicação da pesquisa de Hermann Simon (1996) sobre pequenas e médias empresas alemãs de sucesso no mercado internacional, a qual originou o livro As Campeãs Ocultas. Realizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, na forma de survey, da qual participaram trinta e nove empresas de diversos segmentos de atividade. Avaliou-se a percepção estratégica dessas empresas sob três ângulos distintos: meta e visão, elementos do ambiente interno e elementos do ambiente externo. Utilizou-se esse modelo que avalia as empresas alemãs, devido ao sucesso desse país no mercado internacional. Os resultados indicam que a internacionalização das empresas é baixa, tendo menos do que 30% de suas receitas oriundas das exportações; apresentam uma participação média de 30,3% no mercado local, o que permite que 61,5% delas exerçam influência no mercado local. Buscam a vantagem competitiva através da qualidade e tradição. As eThe present study focuses on the strategic thinking of exporting companies established on Rio Grande do Sul, and is the replication of Hermann Simon’s (1996) research about the German midsize successful companies. This research originated the book known as The Hidden Champions. It was developed a descriptive quantitative research in the form of survey was done with thirty-nine companies from various segments of activity. This research evaluated the strategic perception of companies within different views: goals and vision, elements of the external environment and elements of the internal environment. The model selected assesses the German companies, because of the success this country has on the international market. The results indicate that the internationalization of companies, is low with less than 30% of its revenue from exports, have an average local market share of 30.3%, and this allows 61.5% of them have some kind of influence on the local market. It was also observed differences in the strategiesNenhumaBaumhardt, Jorge Albertohttp://lattes.cnpq.br/1310843402930589http://lattes.cnpq.br/3284624757249898Hexsel, Astor EugênioUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUNISINOSBrasilEscola de Gestão e NegóciosEstratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do SulCiências Sociais Aplicadasinternacionalizaçãopequenas e médias empresasestratégiainternationalizationsmall and medium enterprisesstrategyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2728info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALBaumhardtJorgeAdministracao.pdfBaumhardtJorgeAdministracao.pdfapplication/pdf705532http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2728/1/BaumhardtJorgeAdministracao.pdf94abaf266fcca8dd520a507ae0e1022cMD51UNISINOS/27282015-03-19 11:37:32.059oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2728Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-19T14:37:32Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul
title Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul
spellingShingle Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul
Baumhardt, Jorge Alberto
Ciências Sociais Aplicadas
internacionalização
pequenas e médias empresas
estratégia
internationalization
small and medium enterprises
strategy
title_short Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul
title_full Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul
title_fullStr Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul
title_sort Estratégia de pequenas e médias empresas exportadoras do Rio Grande do Sul
author Baumhardt, Jorge Alberto
author_facet Baumhardt, Jorge Alberto
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1310843402930589
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3284624757249898
dc.contributor.author.fl_str_mv Baumhardt, Jorge Alberto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hexsel, Astor Eugênio
contributor_str_mv Hexsel, Astor Eugênio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
internacionalização
pequenas e médias empresas
estratégia
internationalization
small and medium enterprises
strategy
dc.subject.por.fl_str_mv internacionalização
pequenas e médias empresas
estratégia
dc.subject.eng.fl_str_mv internationalization
small and medium enterprises
strategy
description A presente dissertação enfoca a posição competitiva de empresas exportadoras do Rio Grande do Sul, sendo uma replicação da pesquisa de Hermann Simon (1996) sobre pequenas e médias empresas alemãs de sucesso no mercado internacional, a qual originou o livro As Campeãs Ocultas. Realizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, na forma de survey, da qual participaram trinta e nove empresas de diversos segmentos de atividade. Avaliou-se a percepção estratégica dessas empresas sob três ângulos distintos: meta e visão, elementos do ambiente interno e elementos do ambiente externo. Utilizou-se esse modelo que avalia as empresas alemãs, devido ao sucesso desse país no mercado internacional. Os resultados indicam que a internacionalização das empresas é baixa, tendo menos do que 30% de suas receitas oriundas das exportações; apresentam uma participação média de 30,3% no mercado local, o que permite que 61,5% delas exerçam influência no mercado local. Buscam a vantagem competitiva através da qualidade e tradição. As e
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:39:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:39:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2728
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2728
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2728/1/BaumhardtJorgeAdministracao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94abaf266fcca8dd520a507ae0e1022c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844947083591680