A experiência do usuário em serviços de urgência hospitalar: a perspectiva do design de serviços a partir da Teoria dos Appraisals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tucci, Rafael de Mello
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5814
Resumo: O design para emoção, área que une os conhecimentos de design e psicologia cognitiva, cresceu em relevância a partir do final dos anos 90. Nela, o intuito dos projetos reside em desenvolver soluções que estimulem ou evitem determinadas emoções. Nesse contexto, Desmet (2007) trouxe da psicologia cognitiva a Teoria dos Appraisals que estabelece a visão de uma relação causal entre estímulos projetáveis pelo design e reações emocionais. O presente estudo procura entender como a Teoria dos Appraisals pode contribuir para projetos em design de serviços. O tema tem a sua aplicação em um contexto de urgências hospitalares privadas na Grande Porto Alegre. Para responder a essas perguntas foi desenvolvida uma survey on line com indivíduos que utilizaram alguma urgência hospitalar privada nos últimos seis meses na Grande Porto Alegre. Após o tratamento dos resultados dessa primeira etapa, os insumos foram utilizados como parte da observação participante de um exercício projetual com designers, arquitetos especializados no setor da saúde hospitalar e um profissional da saúde com experiência em urgências hospitalares privadas. Em seguida foram realizadas entrevistas em profundidade com os mesmos participantes. Os resultados observados sugerem que a teoria dos Appraisals contribui em projetos de design de serviços ao trazer uma forma diferente de incluir o usuário, facilitar a confirmação a resposta do briefing de projeto, diretrizes de projeto, elementos e dados consistentes para o processo de projeto.
id USIN_e7d95b62318ef11a88c75e4d4b097984
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/5814
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2016-10-11T13:37:11Z2016-10-11T13:37:11Z2016-03-25Submitted by Silvana Teresinha Dornelles Studzinski (sstudzinski) on 2016-10-11T13:37:11Z No. of bitstreams: 1 Rafael de Mello Tucci_.pdf: 7436260 bytes, checksum: 3a374bbf7e9ae66cf9dabb93d435d7eb (MD5)Made available in DSpace on 2016-10-11T13:37:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rafael de Mello Tucci_.pdf: 7436260 bytes, checksum: 3a374bbf7e9ae66cf9dabb93d435d7eb (MD5) Previous issue date: 2016-03-25O design para emoção, área que une os conhecimentos de design e psicologia cognitiva, cresceu em relevância a partir do final dos anos 90. Nela, o intuito dos projetos reside em desenvolver soluções que estimulem ou evitem determinadas emoções. Nesse contexto, Desmet (2007) trouxe da psicologia cognitiva a Teoria dos Appraisals que estabelece a visão de uma relação causal entre estímulos projetáveis pelo design e reações emocionais. O presente estudo procura entender como a Teoria dos Appraisals pode contribuir para projetos em design de serviços. O tema tem a sua aplicação em um contexto de urgências hospitalares privadas na Grande Porto Alegre. Para responder a essas perguntas foi desenvolvida uma survey on line com indivíduos que utilizaram alguma urgência hospitalar privada nos últimos seis meses na Grande Porto Alegre. Após o tratamento dos resultados dessa primeira etapa, os insumos foram utilizados como parte da observação participante de um exercício projetual com designers, arquitetos especializados no setor da saúde hospitalar e um profissional da saúde com experiência em urgências hospitalares privadas. Em seguida foram realizadas entrevistas em profundidade com os mesmos participantes. Os resultados observados sugerem que a teoria dos Appraisals contribui em projetos de design de serviços ao trazer uma forma diferente de incluir o usuário, facilitar a confirmação a resposta do briefing de projeto, diretrizes de projeto, elementos e dados consistentes para o processo de projeto.The design for emotion, an area that unites the design expertise and cognitive psychology, grew in importance since the late 90s. The purpose of the projects in this area lies in developing solutions that encourage or prevent certain emotions. In this context, Desmet (2007) brought from the cognitive psychology the Appraisal theory, which establishes the vision of a causal relationship between projectable stimuli for design and emotional reactions. This study seeks to understand how the Appraisal theory can contribute to projects in service design. The topic has its application in the context of private hospital emergency rooms in the Great Area of Porto Alegre. To answer to these questions, a survey online was developed with individuals who used any private hospital emergency in the last six months in the Great Area of Porto Alegre. With the results of this first stage, the inputs were used as part of participant observation of a projetual exercise with designers, architects specializing in the health sector hospital and a health professional with experience in private hospital emergency room. After, in-depth interviews were conducted with the same participants. The results suggest that the Appraisals theory contributes in service design projects bringing a different way to include the user, facilitate confirmation of the project briefing response, design guidelines, consistent elements and data to the design process.NenhumaTucci, Rafael de Mellohttp://lattes.cnpq.br/4712540688904604http://lattes.cnpq.br/7106471704531411Costa, Filipe Campelo Xavier daUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em DesignUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaA experiência do usuário em serviços de urgência hospitalar: a perspectiva do design de serviços a partir da Teoria dos AppraisalsACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho IndustrialTeoria dos AppraisalsDesign para emoçãoDesign de serviçosProjeto em design de serviçosUrgências hospitalares privadasAppraisal theoryDesign for emotionService designProject in service designPrivate emergency roomsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5814info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRafael de Mello Tucci_.pdfRafael de Mello Tucci_.pdfapplication/pdf7436260http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5814/1/Rafael+de+Mello+Tucci_.pdf3a374bbf7e9ae66cf9dabb93d435d7ebMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5814/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/58142016-10-11 10:38:25.011oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2016-10-11T13:38:25Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência do usuário em serviços de urgência hospitalar: a perspectiva do design de serviços a partir da Teoria dos Appraisals
title A experiência do usuário em serviços de urgência hospitalar: a perspectiva do design de serviços a partir da Teoria dos Appraisals
spellingShingle A experiência do usuário em serviços de urgência hospitalar: a perspectiva do design de serviços a partir da Teoria dos Appraisals
Tucci, Rafael de Mello
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Teoria dos Appraisals
Design para emoção
Design de serviços
Projeto em design de serviços
Urgências hospitalares privadas
Appraisal theory
Design for emotion
Service design
Project in service design
Private emergency rooms
title_short A experiência do usuário em serviços de urgência hospitalar: a perspectiva do design de serviços a partir da Teoria dos Appraisals
title_full A experiência do usuário em serviços de urgência hospitalar: a perspectiva do design de serviços a partir da Teoria dos Appraisals
title_fullStr A experiência do usuário em serviços de urgência hospitalar: a perspectiva do design de serviços a partir da Teoria dos Appraisals
title_full_unstemmed A experiência do usuário em serviços de urgência hospitalar: a perspectiva do design de serviços a partir da Teoria dos Appraisals
title_sort A experiência do usuário em serviços de urgência hospitalar: a perspectiva do design de serviços a partir da Teoria dos Appraisals
author Tucci, Rafael de Mello
author_facet Tucci, Rafael de Mello
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4712540688904604
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7106471704531411
dc.contributor.author.fl_str_mv Tucci, Rafael de Mello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Filipe Campelo Xavier da
contributor_str_mv Costa, Filipe Campelo Xavier da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial
Teoria dos Appraisals
Design para emoção
Design de serviços
Projeto em design de serviços
Urgências hospitalares privadas
Appraisal theory
Design for emotion
Service design
Project in service design
Private emergency rooms
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos Appraisals
Design para emoção
Design de serviços
Projeto em design de serviços
Urgências hospitalares privadas
dc.subject.eng.fl_str_mv Appraisal theory
Design for emotion
Service design
Project in service design
Private emergency rooms
description O design para emoção, área que une os conhecimentos de design e psicologia cognitiva, cresceu em relevância a partir do final dos anos 90. Nela, o intuito dos projetos reside em desenvolver soluções que estimulem ou evitem determinadas emoções. Nesse contexto, Desmet (2007) trouxe da psicologia cognitiva a Teoria dos Appraisals que estabelece a visão de uma relação causal entre estímulos projetáveis pelo design e reações emocionais. O presente estudo procura entender como a Teoria dos Appraisals pode contribuir para projetos em design de serviços. O tema tem a sua aplicação em um contexto de urgências hospitalares privadas na Grande Porto Alegre. Para responder a essas perguntas foi desenvolvida uma survey on line com indivíduos que utilizaram alguma urgência hospitalar privada nos últimos seis meses na Grande Porto Alegre. Após o tratamento dos resultados dessa primeira etapa, os insumos foram utilizados como parte da observação participante de um exercício projetual com designers, arquitetos especializados no setor da saúde hospitalar e um profissional da saúde com experiência em urgências hospitalares privadas. Em seguida foram realizadas entrevistas em profundidade com os mesmos participantes. Os resultados observados sugerem que a teoria dos Appraisals contribui em projetos de design de serviços ao trazer uma forma diferente de incluir o usuário, facilitar a confirmação a resposta do briefing de projeto, diretrizes de projeto, elementos e dados consistentes para o processo de projeto.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-11T13:37:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-11T13:37:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5814
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5814
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5814/1/Rafael+de+Mello+Tucci_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/5814/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a374bbf7e9ae66cf9dabb93d435d7eb
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844990965448704