O retorno de mercado das companhias abertas brasileiras baseadas em intangíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Camila Gandini de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12213
Resumo: A competição acirrada entre as empresas está obrigando-as a se tornarem diferentes de seus concorrentes, diante a globalização e os avanços da tecnologia da informação. Estas forças econômicas estão relacionadas ao crescente interesse pelo tema dos ativos intangíveis, como marca, patente, capital intelectual, que por exemplo, são ativos singulares, cujas peculiaridades podem permitir a diferenciação entre as demais empresas. Nesse sentido, autores nacionais e internacionais têm intensificado a pesquisa sobre os ativos intangíveis, e constatando que a geração de riqueza destas companhias estaria diretamente ligada com os seus ativos intangíveis. A pesquisa objetivou analisar quais os impactos do modelo de Fama e French (2015) sobre os retornos das ações das companhias brasileiras baseadas em intangíveis. Para responder ao objetivo de pesquisa, foram coletados os dados das companhias listadas na B3 entre 2010 e 2021. Diante da coleta realizada, a amostra foi analisada e classificada, de acordo com o interesse desta pesquisa, que é estudar apenas as empresas baseadas em intangíveis, assim obtendo ao final a amostra de 69 companhias brasileiras. Para testar as hipóteses de pesquisa, foi utilizado o modelo de regressão com dados em painel, tal qual utilizado pelos autores originais. O modelo de cinco fatores foi aplicado com adaptações as características do mercado brasileiro, para analisar a relevância de cada fator e seu poder explicativo, para o retorno da amostra composta por 69 empresas, que foram classificadas como baseadas em intangíveis. Entre os resultados encontrados, três fatores mostraram-se significativos, sendo eles MRP (Market Risk Premium), que representa o fator de mercado, o fator HML (High minus Low), que representa o índice Book-to-Market, e o fator RMW (Robust minus Weak), que representa o nível de rentabilidade da empresa. Isto indica que estes três fatores, MRP, HML e RMW são os que apresentam maior impacto sobre o retorno destas companhias especificamente. Estes resultados estão alinhados com pesquisas anteriores, porém a amostra definida neste estudo é diferente do realizado em estudos precedentes. Os resultados desta pesquisa contribuem para a literatura e para o meio acadêmico, por realizar a classificação das empresas baseadas em intangíveis, além de contribuir para a área de finanças, evidenciando que o modelo de cinco fatores tem poder explicativo sobre o retorno destas companhias.
id USIN_eab9d09cb0b058cb6d43d6d414e72bce
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/12213
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2023-02-28T18:42:06Z2023-02-28T18:42:06Z2022-12-13Submitted by Jeferson Carlos da Veiga Rodrigues (jveigar@unisinos.br) on 2023-02-28T18:42:06Z No. of bitstreams: 1 Camila Gandini_PROTEGIDO.pdf: 653207 bytes, checksum: 045f31b65213877f3e4b1b42b9918c94 (MD5)Made available in DSpace on 2023-02-28T18:42:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Camila Gandini_PROTEGIDO.pdf: 653207 bytes, checksum: 045f31b65213877f3e4b1b42b9918c94 (MD5) Previous issue date: 2022-12-13A competição acirrada entre as empresas está obrigando-as a se tornarem diferentes de seus concorrentes, diante a globalização e os avanços da tecnologia da informação. Estas forças econômicas estão relacionadas ao crescente interesse pelo tema dos ativos intangíveis, como marca, patente, capital intelectual, que por exemplo, são ativos singulares, cujas peculiaridades podem permitir a diferenciação entre as demais empresas. Nesse sentido, autores nacionais e internacionais têm intensificado a pesquisa sobre os ativos intangíveis, e constatando que a geração de riqueza destas companhias estaria diretamente ligada com os seus ativos intangíveis. A pesquisa objetivou analisar quais os impactos do modelo de Fama e French (2015) sobre os retornos das ações das companhias brasileiras baseadas em intangíveis. Para responder ao objetivo de pesquisa, foram coletados os dados das companhias listadas na B3 entre 2010 e 2021. Diante da coleta realizada, a amostra foi analisada e classificada, de acordo com o interesse desta pesquisa, que é estudar apenas as empresas baseadas em intangíveis, assim obtendo ao final a amostra de 69 companhias brasileiras. Para testar as hipóteses de pesquisa, foi utilizado o modelo de regressão com dados em painel, tal qual utilizado pelos autores originais. O modelo de cinco fatores foi aplicado com adaptações as características do mercado brasileiro, para analisar a relevância de cada fator e seu poder explicativo, para o retorno da amostra composta por 69 empresas, que foram classificadas como baseadas em intangíveis. Entre os resultados encontrados, três fatores mostraram-se significativos, sendo eles MRP (Market Risk Premium), que representa o fator de mercado, o fator HML (High minus Low), que representa o índice Book-to-Market, e o fator RMW (Robust minus Weak), que representa o nível de rentabilidade da empresa. Isto indica que estes três fatores, MRP, HML e RMW são os que apresentam maior impacto sobre o retorno destas companhias especificamente. Estes resultados estão alinhados com pesquisas anteriores, porém a amostra definida neste estudo é diferente do realizado em estudos precedentes. Os resultados desta pesquisa contribuem para a literatura e para o meio acadêmico, por realizar a classificação das empresas baseadas em intangíveis, além de contribuir para a área de finanças, evidenciando que o modelo de cinco fatores tem poder explicativo sobre o retorno destas companhias.The intense competition among companies is forcing them to become different from their competitors in the face of globalization and advances in information technology. These economic forces are related to the growing interest in the subject of intangible assets, such as brand, patent, and intellectual capital, which, for example, are unique assets, whose peculiarities may allow differentiation among other companies. In this sense, national and international authors have intensified research on intangible assets, and found that the generation of wealth of these companies would be directly linked to their intangible assets. The research aimed to analyze which are the impacts of Fama and French’s model (2015) on the stock returns of Brazilian companies based on intangible assets. To answer the research objective, data were collected from companies listed on B3 between 2010 and 2021. Given the collection carried out, the sample was analyzed and classified, according to the interest of this research, which is to study only the companies based on intangibles, thus obtaining at the end the sample of 69 Brazilian companies. To test the research hypotheses, the regression model with panel data was used, as used by the original authors. The five-factor model was applied with adaptations to the characteristics of the Brazilian market, to analyze the relevance of each factor and its explanatory power, for the return of the sample composed of 69 companies, which were classified as being based on intangibles. Among the results found, three factors proved to be significant: MRP (Market Risk Premium), which represents the market factor, the HML (High minus Low) factor, which represents the Book-to-Market index, and the RMW factor (Robust minus Weak), which represents the level of profitability of the company. This indicates that these three factors, MRP, HML and RMW have the greatest impact on the return of these companies specifically. These results are in line with previous research, however the sample set in this study is different from that performed in previous studies. The results of this research contribute to the literature and to academia by performing the classification of companies based on intangibles, and also contribute to the field of finance by showing that the five-factor model has explanatory power over the return of these companies.NenhumaOliveira, Camila Gandini dehttp://lattes.cnpq.br/7304369902042689http://lattes.cnpq.br/9197366810998851Vallandro, Luiz Felipe JostmeierUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências ContábeisUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosO retorno de mercado das companhias abertas brasileiras baseadas em intangíveisACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências ContábeisAtivos intangíveisRetornoModelo de Cinco Fatores de Fama e FrenchIntangible assetsReturnFive-Factor Model of Fama and Frenchinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12213info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12213/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALCamila Gandini_PROTEGIDO.pdfCamila Gandini_PROTEGIDO.pdfapplication/pdf653207http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12213/1/Camila+Gandini_PROTEGIDO.pdf045f31b65213877f3e4b1b42b9918c94MD51UNISINOS/122132023-02-28 15:52:42.594oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-02-28T18:52:42Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O retorno de mercado das companhias abertas brasileiras baseadas em intangíveis
title O retorno de mercado das companhias abertas brasileiras baseadas em intangíveis
spellingShingle O retorno de mercado das companhias abertas brasileiras baseadas em intangíveis
Oliveira, Camila Gandini de
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis
Ativos intangíveis
Retorno
Modelo de Cinco Fatores de Fama e French
Intangible assets
Return
Five-Factor Model of Fama and French
title_short O retorno de mercado das companhias abertas brasileiras baseadas em intangíveis
title_full O retorno de mercado das companhias abertas brasileiras baseadas em intangíveis
title_fullStr O retorno de mercado das companhias abertas brasileiras baseadas em intangíveis
title_full_unstemmed O retorno de mercado das companhias abertas brasileiras baseadas em intangíveis
title_sort O retorno de mercado das companhias abertas brasileiras baseadas em intangíveis
author Oliveira, Camila Gandini de
author_facet Oliveira, Camila Gandini de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7304369902042689
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9197366810998851
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Camila Gandini de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vallandro, Luiz Felipe Jostmeier
contributor_str_mv Vallandro, Luiz Felipe Jostmeier
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis
Ativos intangíveis
Retorno
Modelo de Cinco Fatores de Fama e French
Intangible assets
Return
Five-Factor Model of Fama and French
dc.subject.por.fl_str_mv Ativos intangíveis
Retorno
Modelo de Cinco Fatores de Fama e French
dc.subject.eng.fl_str_mv Intangible assets
Return
Five-Factor Model of Fama and French
description A competição acirrada entre as empresas está obrigando-as a se tornarem diferentes de seus concorrentes, diante a globalização e os avanços da tecnologia da informação. Estas forças econômicas estão relacionadas ao crescente interesse pelo tema dos ativos intangíveis, como marca, patente, capital intelectual, que por exemplo, são ativos singulares, cujas peculiaridades podem permitir a diferenciação entre as demais empresas. Nesse sentido, autores nacionais e internacionais têm intensificado a pesquisa sobre os ativos intangíveis, e constatando que a geração de riqueza destas companhias estaria diretamente ligada com os seus ativos intangíveis. A pesquisa objetivou analisar quais os impactos do modelo de Fama e French (2015) sobre os retornos das ações das companhias brasileiras baseadas em intangíveis. Para responder ao objetivo de pesquisa, foram coletados os dados das companhias listadas na B3 entre 2010 e 2021. Diante da coleta realizada, a amostra foi analisada e classificada, de acordo com o interesse desta pesquisa, que é estudar apenas as empresas baseadas em intangíveis, assim obtendo ao final a amostra de 69 companhias brasileiras. Para testar as hipóteses de pesquisa, foi utilizado o modelo de regressão com dados em painel, tal qual utilizado pelos autores originais. O modelo de cinco fatores foi aplicado com adaptações as características do mercado brasileiro, para analisar a relevância de cada fator e seu poder explicativo, para o retorno da amostra composta por 69 empresas, que foram classificadas como baseadas em intangíveis. Entre os resultados encontrados, três fatores mostraram-se significativos, sendo eles MRP (Market Risk Premium), que representa o fator de mercado, o fator HML (High minus Low), que representa o índice Book-to-Market, e o fator RMW (Robust minus Weak), que representa o nível de rentabilidade da empresa. Isto indica que estes três fatores, MRP, HML e RMW são os que apresentam maior impacto sobre o retorno destas companhias especificamente. Estes resultados estão alinhados com pesquisas anteriores, porém a amostra definida neste estudo é diferente do realizado em estudos precedentes. Os resultados desta pesquisa contribuem para a literatura e para o meio acadêmico, por realizar a classificação das empresas baseadas em intangíveis, além de contribuir para a área de finanças, evidenciando que o modelo de cinco fatores tem poder explicativo sobre o retorno destas companhias.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-28T18:42:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-28T18:42:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12213
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12213/2/license.txt
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12213/1/Camila+Gandini_PROTEGIDO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 320e21f23402402ac4988605e1edd177
045f31b65213877f3e4b1b42b9918c94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845087407177728