Os principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: Banrisul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ledur, Renan Augusto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9881
Resumo: A transformação digital vem mudando a sociedade e as organizações de forma exponencial. Hábitos de consumo, estilo de vida, anseios, valores e traços culturais geram alterações impactantes em todos os mercados, naturalmente acompanhados de muitas oportunidades. A pandemia mundial COVID-19, iniciada durante a realização desta pesquisa, tem sido um acelerador de todo este processo. O mercado financeiro é um exemplo de setor em efervescência, influenciado também por mudanças regulamentares, de novos produtos e iniciativas governamentais. A concentração bancária em poucos e grandes bancos vem sendo desafiada por novos players, fintechs e startups, pressionando a competitividade e demandando inovação. Neste contexto que está inserido o Banrisul, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Sociedade de economia mista com características únicas, é um dos últimos bancos estaduais remanescentes, mas com participação destacada em market share regional, concilia os interesses privados, de rentabilidade e eficiência, e público, com importante papel social e de desenvolvimento local. O objetivo da pesquisa foi analisar os principais desafios do Banrisul na implantação de um modelo de relacionamento digital a seus clientes pessoa física. A Agência Digital iniciou suas atividades em 2019, e em maio de 2020 contava com 11.004 clientes, mas com grande potencial de crescimento. Como objetivos específicos, em uma dimensão externa foram analisados os movimentos da concorrência quanto à inovação e transformação digital, tanto entre os grandes bancos brasileiros tradicionais, quanto às fintechs e bancos digitais. Na dimensão interna, foram identificados os principais entraves para escalar o modelo de relacionamento digital e ampliar esta base de clientes, elaborando um resumo de sugestões decorrentes da pesquisa. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa exploratória. Um estudo de caso tendo o Banrisul como unidade de análise central e o Banco do Brasil como unidade de referência comparativa. A técnica de coleta de dados foi de entrevistas semiestruturadas com a equipe da Agência Digital Banrisul, tanto com a equipe de execução, quanto a de gestão, e com executivos de Unidades do Banrisul relacionadas. Já no Banco do Brasil, foram entrevistados executivos com atuação ou conhecimento dos negócios digitais. O diagnóstico apresenta importantes entraves e necessidades de melhorias, mas demonstra boas inicativas e mudanças em construção que irão impactar positivamente o desempenho da Agência Digital Banrisul, viabilizando seu ganho de escala e consolidação, com representatividade na base de clientes do banco. Foram constatados que vários pontos de dificuldade presentes no Banrisul foram obstáculos enfretados e superados no passado pelo Banco do Brasil, na sua jornada de criação de seus escritórios digitais. Tal cruzamento, somado à pesquisa bibliográfica e à revisão de literatura, possibilitaram um resumo de sugestões gerenciais com aplicabilidade na organização.
id USIN_eaffcb219fc75f445da08691cfac2fa5
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/9881
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2021-07-07T13:49:43Z2021-07-07T13:49:43Z2021-05-26Submitted by Anna Barbara Alves Beraldine (annabarbara@unisinos.br) on 2021-07-07T13:49:43Z No. of bitstreams: 1 Renan Augusto Ledur_.pdf: 1319197 bytes, checksum: 9116fb1a9d550e08edfddba9ca0a23df (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-07T13:49:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Renan Augusto Ledur_.pdf: 1319197 bytes, checksum: 9116fb1a9d550e08edfddba9ca0a23df (MD5) Previous issue date: 2021-05-26A transformação digital vem mudando a sociedade e as organizações de forma exponencial. Hábitos de consumo, estilo de vida, anseios, valores e traços culturais geram alterações impactantes em todos os mercados, naturalmente acompanhados de muitas oportunidades. A pandemia mundial COVID-19, iniciada durante a realização desta pesquisa, tem sido um acelerador de todo este processo. O mercado financeiro é um exemplo de setor em efervescência, influenciado também por mudanças regulamentares, de novos produtos e iniciativas governamentais. A concentração bancária em poucos e grandes bancos vem sendo desafiada por novos players, fintechs e startups, pressionando a competitividade e demandando inovação. Neste contexto que está inserido o Banrisul, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Sociedade de economia mista com características únicas, é um dos últimos bancos estaduais remanescentes, mas com participação destacada em market share regional, concilia os interesses privados, de rentabilidade e eficiência, e público, com importante papel social e de desenvolvimento local. O objetivo da pesquisa foi analisar os principais desafios do Banrisul na implantação de um modelo de relacionamento digital a seus clientes pessoa física. A Agência Digital iniciou suas atividades em 2019, e em maio de 2020 contava com 11.004 clientes, mas com grande potencial de crescimento. Como objetivos específicos, em uma dimensão externa foram analisados os movimentos da concorrência quanto à inovação e transformação digital, tanto entre os grandes bancos brasileiros tradicionais, quanto às fintechs e bancos digitais. Na dimensão interna, foram identificados os principais entraves para escalar o modelo de relacionamento digital e ampliar esta base de clientes, elaborando um resumo de sugestões decorrentes da pesquisa. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa exploratória. Um estudo de caso tendo o Banrisul como unidade de análise central e o Banco do Brasil como unidade de referência comparativa. A técnica de coleta de dados foi de entrevistas semiestruturadas com a equipe da Agência Digital Banrisul, tanto com a equipe de execução, quanto a de gestão, e com executivos de Unidades do Banrisul relacionadas. Já no Banco do Brasil, foram entrevistados executivos com atuação ou conhecimento dos negócios digitais. O diagnóstico apresenta importantes entraves e necessidades de melhorias, mas demonstra boas inicativas e mudanças em construção que irão impactar positivamente o desempenho da Agência Digital Banrisul, viabilizando seu ganho de escala e consolidação, com representatividade na base de clientes do banco. Foram constatados que vários pontos de dificuldade presentes no Banrisul foram obstáculos enfretados e superados no passado pelo Banco do Brasil, na sua jornada de criação de seus escritórios digitais. Tal cruzamento, somado à pesquisa bibliográfica e à revisão de literatura, possibilitaram um resumo de sugestões gerenciais com aplicabilidade na organização.The digital transformation has been changing society and organizations exponentially. Consumer habits, lifestyle, desires, values and cultural traits generate impactful changes in all markets, naturally accompanied by many opportunities. The global pandemic COVID-19, initiated during the course of this research, has been an accelerator of this whole process. The financial market is an example of a sector in effervescence, also influenced by regulatory changes, new products and government initiatives. Banking concentration in a few large banks has been challenged by new players, fintechs and startups, pressuring competitiveness and demanding innovation. Banrisul, the Bank of the State of Rio Grande do Sul, is inserted in this context. A mixed-capital company with unique characteristics, being one of the last remaining state banks, but with an outstanding participation in regional market share, it reconciles private interests, profitability and efficiency, and public, with an important social and local development role. The objective of the research was to analyze Banrisul's main challenges in implementing a digital relationship model for its individual customers. Agência Digital started its activities in 2019, and in May 2020 it had 11,004 clients, but with great growth potential. As specific objectives, in an external dimension the movements of the competition were analyzed regarding innovation and digital transformation, both among the large traditional Brazilian banks, as well as the fintechs and digital banks. In the internal dimension, the main obstacles were identified to scale the digital relationship model and expand this customer base, elaborating a summary of suggestions resulting from the research. As for the method, it is an applied research of an exploratory qualitative nature. A case study with Banrisul as the central analysis unit and Banco do Brasil as a comparative reference unit. The data collection technique consisted of semi-structured interviews with the team at the Banrisul Digital Agency, both with the executive and management teams, and with executives from related Banrisul Units. At Banco do Brasil, executives with expertise or knowledge of digital businesses were interviewed. The diagnosis presents important obstacles and needs for improvement, but it shows good initiatives and changes in construction that will positively impact the performance of the Banrisul Digital Agency, enabling its gain in scale and consolidation, with representation in the bank's customer base. It was found that several points of difficulty present in Banrisul were obstacles faced and overcome in the past by Banco do Brasil, in its journey of creating its digital offices. Such crossing, added to the bibliographic research and the literature review, allowed a summary of managerial suggestions with applicability in the organization.NenhumaLedur, Renan Augustohttp://lattes.cnpq.br/9245985025486395Maldaner, Luís FelipeUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosOs principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: BanrisulACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoAgência digitalTransformação digitalExperiência do clienteInovação bancáriaRelacionamento bancário digitalDigital agencyDigital transformationCustomer experienceBanking innovationDigital banking relationshipinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9881info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRenan Augusto Ledur_.pdfRenan Augusto Ledur_.pdfapplication/pdf1319197http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9881/1/Renan+Augusto+Ledur_.pdf9116fb1a9d550e08edfddba9ca0a23dfMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9881/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/98812021-07-07 10:56:30.889oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2021-07-07T13:56:30Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: Banrisul
title Os principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: Banrisul
spellingShingle Os principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: Banrisul
Ledur, Renan Augusto
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Agência digital
Transformação digital
Experiência do cliente
Inovação bancária
Relacionamento bancário digital
Digital agency
Digital transformation
Customer experience
Banking innovation
Digital banking relationship
title_short Os principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: Banrisul
title_full Os principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: Banrisul
title_fullStr Os principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: Banrisul
title_full_unstemmed Os principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: Banrisul
title_sort Os principais desafios de um banco regional de varejo físico na implantação de um modelo de relacionamento digital: estudo de caso: Banrisul
author Ledur, Renan Augusto
author_facet Ledur, Renan Augusto
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9245985025486395
dc.contributor.author.fl_str_mv Ledur, Renan Augusto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maldaner, Luís Felipe
contributor_str_mv Maldaner, Luís Felipe
dc.subject.cnpq.fl_str_mv ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
topic ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração
Agência digital
Transformação digital
Experiência do cliente
Inovação bancária
Relacionamento bancário digital
Digital agency
Digital transformation
Customer experience
Banking innovation
Digital banking relationship
dc.subject.por.fl_str_mv Agência digital
Transformação digital
Experiência do cliente
Inovação bancária
Relacionamento bancário digital
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital agency
Digital transformation
Customer experience
Banking innovation
Digital banking relationship
description A transformação digital vem mudando a sociedade e as organizações de forma exponencial. Hábitos de consumo, estilo de vida, anseios, valores e traços culturais geram alterações impactantes em todos os mercados, naturalmente acompanhados de muitas oportunidades. A pandemia mundial COVID-19, iniciada durante a realização desta pesquisa, tem sido um acelerador de todo este processo. O mercado financeiro é um exemplo de setor em efervescência, influenciado também por mudanças regulamentares, de novos produtos e iniciativas governamentais. A concentração bancária em poucos e grandes bancos vem sendo desafiada por novos players, fintechs e startups, pressionando a competitividade e demandando inovação. Neste contexto que está inserido o Banrisul, o Banco do Estado do Rio Grande do Sul. Sociedade de economia mista com características únicas, é um dos últimos bancos estaduais remanescentes, mas com participação destacada em market share regional, concilia os interesses privados, de rentabilidade e eficiência, e público, com importante papel social e de desenvolvimento local. O objetivo da pesquisa foi analisar os principais desafios do Banrisul na implantação de um modelo de relacionamento digital a seus clientes pessoa física. A Agência Digital iniciou suas atividades em 2019, e em maio de 2020 contava com 11.004 clientes, mas com grande potencial de crescimento. Como objetivos específicos, em uma dimensão externa foram analisados os movimentos da concorrência quanto à inovação e transformação digital, tanto entre os grandes bancos brasileiros tradicionais, quanto às fintechs e bancos digitais. Na dimensão interna, foram identificados os principais entraves para escalar o modelo de relacionamento digital e ampliar esta base de clientes, elaborando um resumo de sugestões decorrentes da pesquisa. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa exploratória. Um estudo de caso tendo o Banrisul como unidade de análise central e o Banco do Brasil como unidade de referência comparativa. A técnica de coleta de dados foi de entrevistas semiestruturadas com a equipe da Agência Digital Banrisul, tanto com a equipe de execução, quanto a de gestão, e com executivos de Unidades do Banrisul relacionadas. Já no Banco do Brasil, foram entrevistados executivos com atuação ou conhecimento dos negócios digitais. O diagnóstico apresenta importantes entraves e necessidades de melhorias, mas demonstra boas inicativas e mudanças em construção que irão impactar positivamente o desempenho da Agência Digital Banrisul, viabilizando seu ganho de escala e consolidação, com representatividade na base de clientes do banco. Foram constatados que vários pontos de dificuldade presentes no Banrisul foram obstáculos enfretados e superados no passado pelo Banco do Brasil, na sua jornada de criação de seus escritórios digitais. Tal cruzamento, somado à pesquisa bibliográfica e à revisão de literatura, possibilitaram um resumo de sugestões gerenciais com aplicabilidade na organização.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-07T13:49:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-07T13:49:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9881
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
dc.publisher.initials.fl_str_mv Unisinos
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Gestão e Negócios
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio dos Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9881/1/Renan+Augusto+Ledur_.pdf
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9881/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9116fb1a9d550e08edfddba9ca0a23df
320e21f23402402ac4988605e1edd177
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801845050734280704