Ditos e não ditos: como se constitui o sujeito bolsista imerso na política de assistência estudantil (2009-2013)
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3216 |
Resumo: | O estudo apresentado nessa dissertação objetivou compreender, por meio dos discursos dos discentes, os processos de subjetivação dos estudantes, ditos em condição de vulnerabilidade social, em um contexto de produção de sentidos e significados, relacionados às políticas de assistência estudantil entre 2009 e 2013; examinar se há relação entre os benefícios das políticas de apoio e a permanência dos bolsistas de Iniciação ao Trabalho no percurso escolar; entender como se constituem esses sujeitos em meio às relações de poder que os atravessam; e analisar como os estudantes vivenciam o espaço escolar a partir de seu lugar na condição de bolsista. Como pano de fundo dessa análise, foi escolhida a política de assistência estudantil do Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central, entendida com base no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O material empírico foi reunido por meio da aplicação de questionários e, posteriormente, entrevistas gravadas e transcritas com estudantes inseridos no Programa de Bolsas de Iniciação ao Trabalho, assim como servidores do Instituto Federal do Piauí - Teresina Campus Central, no recorte temporal 2009/2013. A investigação mostra aproximações com o campo da História Cultural, por meio de teóricos como Jacques Le Goff e Peter Burke, e, ainda, inspira-se no pensamento de Michel Foucault. A análise do material de pesquisa permitiu inferir que: a) As políticas de assistência relacionam-se diretamente com a permanência dos alunos na escola, porém não são o fator preponderante; b) Os estudantes bolsistas vivenciam o espaço escolar como prolongamento de suas casas, como local de trabalho, estudo, e alguns passam mais tempo na escola do que com suas famílias; c) As relações de poder são assimétricas e baseadas na disciplina, na hierarquia e na separação; d) No decorrer do processo de análise das narrativas dos bolsistas, percebe-se que há um tensionamento entre o discurso oficial e o discurso dos discentes. |
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No. of bitstreams: 1 Márcia Pereira de Oliveira.pdf: 5609719 bytes, checksum: 268414926fd40f0c35840eb275ff94ce (MD5) Previous issue date: 2014-01-31O estudo apresentado nessa dissertação objetivou compreender, por meio dos discursos dos discentes, os processos de subjetivação dos estudantes, ditos em condição de vulnerabilidade social, em um contexto de produção de sentidos e significados, relacionados às políticas de assistência estudantil entre 2009 e 2013; examinar se há relação entre os benefícios das políticas de apoio e a permanência dos bolsistas de Iniciação ao Trabalho no percurso escolar; entender como se constituem esses sujeitos em meio às relações de poder que os atravessam; e analisar como os estudantes vivenciam o espaço escolar a partir de seu lugar na condição de bolsista. Como pano de fundo dessa análise, foi escolhida a política de assistência estudantil do Instituto Federal do Piauí - Campus Teresina Central, entendida com base no Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). O material empírico foi reunido por meio da aplicação de questionários e, posteriormente, entrevistas gravadas e transcritas com estudantes inseridos no Programa de Bolsas de Iniciação ao Trabalho, assim como servidores do Instituto Federal do Piauí - Teresina Campus Central, no recorte temporal 2009/2013. A investigação mostra aproximações com o campo da História Cultural, por meio de teóricos como Jacques Le Goff e Peter Burke, e, ainda, inspira-se no pensamento de Michel Foucault. A análise do material de pesquisa permitiu inferir que: a) As políticas de assistência relacionam-se diretamente com a permanência dos alunos na escola, porém não são o fator preponderante; b) Os estudantes bolsistas vivenciam o espaço escolar como prolongamento de suas casas, como local de trabalho, estudo, e alguns passam mais tempo na escola do que com suas famílias; c) As relações de poder são assimétricas e baseadas na disciplina, na hierarquia e na separação; d) No decorrer do processo de análise das narrativas dos bolsistas, percebe-se que há um tensionamento entre o discurso oficial e o discurso dos discentes.The study presented in this thesis aimed to understand , through the speeches of the students, the processes of subjectification of students , said on condition of social vulnerability in a context of production of meanings and meanings related to student assistance policies between 2009 and 2013 ; examine whether there is a relationship between the benefits of policies to support and retain its fellows Work Initiation in schooling ; understand how these subjects are constituted through power relations that traverse ; and analyze how students experience the school environment from its place on the market condition . As a backdrop to this analysis, we chose the policy of student assistance from the Federal Institute of Piauí - Teresina Central Campus, understood based on the National Student Assistance Plan (PNAES). The empirical material was collected through questionnaires and subsequently recorded and transcribed interviews with students entered into the Scholarship Program Work Initiation, as well as the Federal Institute of servers Piauí - Teresina Central Campus, the time frame 2009/2013. Research shows approaches to the field of Cultural History, by theorists such as Jacques Le Goff and Peter Burke, and also draws on Michel Foucault. The analysis of the research material obtained showed that: a) The assistance policies relate directly to students staying in school, but are not the dominant factor; b) Fellows students experience the school environment as an extension of their homes as a place of work, study, and spend some more time in school than with their families; c) Power relations are asymmetric and based on discipline, hierarchy and separation; d) During the analysis of the narratives of the stock process , you realize that there is a tension between the official discourse and the discourse of students.NenhumaOliveira, Márcia Pereira dehttp://lattes.cnpq.br/1120862018196737http://lattes.cnpq.br/0388501284300091Grazziotin, Luciane Sgarbi SantosUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesDitos e não ditos: como se constitui o sujeito bolsista imerso na política de assistência estudantil (2009-2013)ACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoAssistência estudantilBolsistasDiscursosHistória do Instituto Federal do PiauíPolíticaRelações de poderStudent assistanceFellowsSpeechesHistory of the Federal Institute of PiauiPolicyPower relationsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3216info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALMárcia Pereira de Oliveira.pdfMárcia Pereira de Oliveira.pdfapplication/pdf5609719http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3216/1/M%C3%A1rcia+Pereira+de+Oliveira.pdf268414926fd40f0c35840eb275ff94ceMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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