O status da libras e da língua portuguesa em contextos de ensino e de aprendizagem de crianças surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muck, Gisele Farias
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2584
Resumo: Esta dissertação de Mestrado investiga o status que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa representam em um contexto de ensino e de aprendizagem de crianças surdas e ouvintes, trazendo à tona a forma como ambas as línguas são concebidas e correlacionadas nesse âmbito escolar. Inicialmente, apresentam-se considerações sobre propostas educacionais voltadas ao ensino de surdos ao longo da história; em seguida, reflete-se sobre surdez, língua, LIBRAS e língua portuguesa, destacando-se, por fim, as noções de sujeito, linguagem e discurso, na perspectiva de Bakhtin. Tais considerações teóricas voltam-se a dados (gravados em áudio) de entrevistas com duas professoras, uma de LIBRAS e uma de língua portuguesa, e a observações de aulas dessas docentes, durante o ensino de suas respectivas disciplinas a uma turma de quinta série do Ensino Fundamental, de uma escola regular da região do Vale do Rio dos Sinos. Entre as constatações deste trabalho, ressalta-se que o status atribuído a cada uma das l
id USIN_ec83eb545c308ba4c1aac868a3f9953c
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2584
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:12:38Z2015-03-05T18:12:38Z2009-07-31Made available in DSpace on 2015-03-05T18:12:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 31Esta dissertação de Mestrado investiga o status que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa representam em um contexto de ensino e de aprendizagem de crianças surdas e ouvintes, trazendo à tona a forma como ambas as línguas são concebidas e correlacionadas nesse âmbito escolar. Inicialmente, apresentam-se considerações sobre propostas educacionais voltadas ao ensino de surdos ao longo da história; em seguida, reflete-se sobre surdez, língua, LIBRAS e língua portuguesa, destacando-se, por fim, as noções de sujeito, linguagem e discurso, na perspectiva de Bakhtin. Tais considerações teóricas voltam-se a dados (gravados em áudio) de entrevistas com duas professoras, uma de LIBRAS e uma de língua portuguesa, e a observações de aulas dessas docentes, durante o ensino de suas respectivas disciplinas a uma turma de quinta série do Ensino Fundamental, de uma escola regular da região do Vale do Rio dos Sinos. Entre as constatações deste trabalho, ressalta-se que o status atribuído a cada uma das lThis Master´s dissertation investigates the status that the Brazilian Sign Language (LIBRAS) and the Portuguese language play in a teaching and learning context with deaf and hearing children, pointing out the way both languages are conceived and correlated on this school domain. Initially, considerations on educational methods for teaching the deaf along the years are presented; then, reflections on hearing impairment, language, LIBRAS and the Portuguese language are made, highlighting, at last, notions of subject, language and discourse, using Bakhtin´s perspective. Such theoretical considerations are applied on data (audio recorded) interviews made with a LIBRAS teacher and a Portuguese teacher, and on class observations of these two teachers while they were teaching their subjects to a 5th grade class at a regular school located in the Vale do Rio dos Sinos region. One important consideration to be made is that the status each language plays and the way the deaf build their identities in each teaching sitNenhumaMuck, Gisele Fariashttp://lattes.cnpq.br/5060044015341526http://lattes.cnpq.br/8861465576589134Fronza, Cátia de AzevedoUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em Lingüística AplicadaUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaO status da libras e da língua portuguesa em contextos de ensino e de aprendizagem de crianças surdasLetras e ArtesLingüísticaensino fundamentalLIBRASlíngua portuguesasurdezelementary schoolportuguese languagedeafnessinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2584info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALGiseleMuckLinguisticaAplicada.pdfGiseleMuckLinguisticaAplicada.pdfapplication/pdf789676http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2584/1/GiseleMuckLinguisticaAplicada.pdfc749c191c0e615b74031d8896ad0fad0MD51UNISINOS/25842015-03-17 16:15:55.68oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2584Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-17T19:15:55Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O status da libras e da língua portuguesa em contextos de ensino e de aprendizagem de crianças surdas
title O status da libras e da língua portuguesa em contextos de ensino e de aprendizagem de crianças surdas
spellingShingle O status da libras e da língua portuguesa em contextos de ensino e de aprendizagem de crianças surdas
Muck, Gisele Farias
Letras e Artes
Lingüística
ensino fundamental
LIBRAS
língua portuguesa
surdez
elementary school
portuguese language
deafness
title_short O status da libras e da língua portuguesa em contextos de ensino e de aprendizagem de crianças surdas
title_full O status da libras e da língua portuguesa em contextos de ensino e de aprendizagem de crianças surdas
title_fullStr O status da libras e da língua portuguesa em contextos de ensino e de aprendizagem de crianças surdas
title_full_unstemmed O status da libras e da língua portuguesa em contextos de ensino e de aprendizagem de crianças surdas
title_sort O status da libras e da língua portuguesa em contextos de ensino e de aprendizagem de crianças surdas
author Muck, Gisele Farias
author_facet Muck, Gisele Farias
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5060044015341526
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8861465576589134
dc.contributor.author.fl_str_mv Muck, Gisele Farias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fronza, Cátia de Azevedo
contributor_str_mv Fronza, Cátia de Azevedo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Letras e Artes
Lingüística
topic Letras e Artes
Lingüística
ensino fundamental
LIBRAS
língua portuguesa
surdez
elementary school
portuguese language
deafness
dc.subject.por.fl_str_mv ensino fundamental
LIBRAS
língua portuguesa
surdez
dc.subject.eng.fl_str_mv elementary school
portuguese language
deafness
description Esta dissertação de Mestrado investiga o status que a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e a língua portuguesa representam em um contexto de ensino e de aprendizagem de crianças surdas e ouvintes, trazendo à tona a forma como ambas as línguas são concebidas e correlacionadas nesse âmbito escolar. Inicialmente, apresentam-se considerações sobre propostas educacionais voltadas ao ensino de surdos ao longo da história; em seguida, reflete-se sobre surdez, língua, LIBRAS e língua portuguesa, destacando-se, por fim, as noções de sujeito, linguagem e discurso, na perspectiva de Bakhtin. Tais considerações teóricas voltam-se a dados (gravados em áudio) de entrevistas com duas professoras, uma de LIBRAS e uma de língua portuguesa, e a observações de aulas dessas docentes, durante o ensino de suas respectivas disciplinas a uma turma de quinta série do Ensino Fundamental, de uma escola regular da região do Vale do Rio dos Sinos. Entre as constatações deste trabalho, ressalta-se que o status atribuído a cada uma das l
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-07-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2584
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2584/1/GiseleMuckLinguisticaAplicada.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c749c191c0e615b74031d8896ad0fad0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946143019008