De bispo a presidente: a trilha de Fernando Lugo em espaços públicos e midiáticos
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4146 |
Resumo: | A pesquisa visa problematizar e produzir conhecimento sobre o modo como o bispo católico e atual presidente paraguaio, Fernando Lugo, é construído nos espaços midiáticos brasileiros, a saber, as revistas semanais Carta Capital, Época, Isto É e Veja, bem como nas significações de intérpretes qualificados da realidade latino-americana, durante o período de maio de 2007 a julho de 2010. Assim, atentamos para aspectos históricos, políticos, culturais, midiáticos e simbólicos, que perpassam a trilha percorrida por Lugo para chegar ao poder no Paraguai. Para tanto, partimos de procedimentos exploratórios, visando contextualizar de forma ampla e aprofundada as distintas configurações e relações que fazem parte do panorama atual do Paraguai. Igualmente, buscamos compreender os diferentes elementos, componentes, matrizes e momentos biográficos, culturais e simbólicos que caracterizam Fernando Lugo. Nesse sentido, concebemos como mote da construção metodológica da pesquisa, a estruturação de um olhar amplo e integral dos processos comunicacionais de fabricação da figura do atual chefe de Estado do Paraguai, a partir da análise comunicacional dos produtos midiáticos das revistas selecionadas, atentando para os aspectos e características das mensagens e construções simbólicas de Lugo, promovidas pelas mídias investigadas. Ainda, através do mapeamento e problematização de contribuições conceituais pertinentes e da reflexão aprofundada das estratégias, lógicas e procedimentos de pesquisa de diversos autores, visualizamos três questões pertinentes para compreender o problema-objeto, a tratar, a questão da política, da produção de sentido e da cidadania comunicacional. Assim, compreendemos que o surgimento do presidente paraguaio, como uma nova figura política e midiática, aciona formas de produção simbólica das mídias observadas, não raro, atrelando-o a elementos sociais, culturais, históricos e simbólicos do contexto latino-americano, bem como a configurações particulares de cada um desses meios de comunicação. Desse modo, buscamos produzir conhecimento válido e transformador dos processos comunicacionais problematizados, contribuindo para o debate e para as pesquisas no campo das Ciências da Comunicação. |
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Para tanto, partimos de procedimentos exploratórios, visando contextualizar de forma ampla e aprofundada as distintas configurações e relações que fazem parte do panorama atual do Paraguai. Igualmente, buscamos compreender os diferentes elementos, componentes, matrizes e momentos biográficos, culturais e simbólicos que caracterizam Fernando Lugo. Nesse sentido, concebemos como mote da construção metodológica da pesquisa, a estruturação de um olhar amplo e integral dos processos comunicacionais de fabricação da figura do atual chefe de Estado do Paraguai, a partir da análise comunicacional dos produtos midiáticos das revistas selecionadas, atentando para os aspectos e características das mensagens e construções simbólicas de Lugo, promovidas pelas mídias investigadas. Ainda, através do mapeamento e problematização de contribuições conceituais pertinentes e da reflexão aprofundada das estratégias, lógicas e procedimentos de pesquisa de diversos autores, visualizamos três questões pertinentes para compreender o problema-objeto, a tratar, a questão da política, da produção de sentido e da cidadania comunicacional. Assim, compreendemos que o surgimento do presidente paraguaio, como uma nova figura política e midiática, aciona formas de produção simbólica das mídias observadas, não raro, atrelando-o a elementos sociais, culturais, históricos e simbólicos do contexto latino-americano, bem como a configurações particulares de cada um desses meios de comunicação. Desse modo, buscamos produzir conhecimento válido e transformador dos processos comunicacionais problematizados, contribuindo para o debate e para as pesquisas no campo das Ciências da Comunicação.La investigación visa problematizar y producir conocimiento sobre el modo como el obispo católico y actual presidente paraguayo, Fernando Lugo es construido en los medios de comunicación brasileños, a saber, las revistas semanales Carta Capital, Época, Isto É y Veja, así como en las significaciones de los intérpretes de la realidad latinoamericana, durante el periodo de mayo de 2007 a julio de 2010. Así, atentamos para aspectos históricos, políticos, culturales, comunicacionales y simbólicos, que parpasen el camino recorrida por Lugo para llegar al poder en Paraguay. Para tanto, partimos de procedimientos exploratorios, visando contextualizar de forma amplia y profundizada las distinguidas configuraciones y relaciones que forman parte del panorama actual de Paraguay. Igualmente, buscamos comprender los diferentes elementos, componentes, matrices y momentos biográficos, culturales y simbólicos que caracterizan Fernando Lugo. En ese sentido, concebimos como mote de la construcción metodológica de la investigación, la estructuración de un mirar amplio y integral de los procesos comunicacionales de fabricación de la figura del actual jefe de Estado de Paraguay, a partir del análisis comunicacional de los productos de las revistas seleccionadas, atentando para los aspectos y características de los discursos y construcciones simbólicas de Lugo promovidas por los medios de comunicación investigados. Aún, a través del mapeo y problematización de contribuciones conceptuales pertinentes y de la reflexión profundizada de las estrategias, lógicas y procedimientos de investigación de diversos autores, visualizamos tres cuestiones pertinentes para comprender el problema-objeto, a decir, la cuestión de la política, de la producción de sentido y de la ciudadanía comunicacional. Así, comprendemos que el surgimiento del presidente paraguayo, como una nueva figura política y mediática, acciona formas de producción simbólica de los medios observados, no raro, arelando-lo a elementos sociales, culturales, históricos y simbólicos del contexto latinoamericano, así como la configuraciones particulares de cada uno de esos medios de comunicación. Dese modo, buscamos producir conocimiento válido y transformador de los procesos comunicaciones problematizados, contribuyendo para el debate y para las investigaciones en el campo de la Ciencias de la Comunicación.CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoFoletto, Rafaelhttp://lattes.cnpq.br/3596870841961616http://lattes.cnpq.br/0850914521365876Maldonado Gómez de la Torre, Alberto EfendyUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ComunicaçãoUnisinosBrasilEscola da Indústria CriativaDe bispo a presidente: a trilha de Fernando Lugo em espaços públicos e midiáticosACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::ComunicaçãoAmérica LatinaRevistas semanais brasileirasFernando LugoParaguaiRevistas semanales brasileñasFernando LugoParaguayinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4146info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALRafaelFoletto.pdfRafaelFoletto.pdfapplication/pdf2590058http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4146/1/RafaelFoletto.pdf12e78864aa6cc674c4fa07b46c069133MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82099http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/4146/2/license.txte130fff006551e19abf270f718b7ab21MD52UNISINOS/41462015-07-01 21:13:29.151oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/4146Ck5PVEE6IENPTE9RVUUgQVFVSSBBIFNVQSBQUj9QUklBIExJQ0VOP0EKCkVzdGEgbGljZW4/YSBkZSBleGVtcGxvID8gZm9ybmVjaWRhIGFwZW5hcyBwYXJhIGZpbnMgaW5mb3JtYXRpdm9zLgoKTGljZW4/YSBERSBESVNUUklCVUk/P08gTj9PLUVYQ0xVU0lWQQoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhPz9vIGRlc3RhIGxpY2VuP2EsIHZvYz8gKG8gYXV0b3IgKGVzKSBvdSBvIHRpdHVsYXIgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKSBjb25jZWRlID8gClVuaXZlcnNpZGFkZSBkbyBWYWxlIGRvIFJpbyBkb3MgU2lub3MgKFVOSVNJTk9TKSBvIGRpcmVpdG8gbj9vLWV4Y2x1c2l2byBkZSByZXByb2R1emlyLCAgdHJhZHV6aXIgKGNvbmZvcm1lIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGUvb3UgCmRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgdGVzZSBvdSBkaXNzZXJ0YT8/byAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vKSBwb3IgdG9kbyBvIG11bmRvIG5vIGZvcm1hdG8gaW1wcmVzc28gZSBlbGV0cj9uaWNvIGUgCmVtIHF1YWxxdWVyIG1laW8sIGluY2x1aW5kbyBvcyBmb3JtYXRvcyA/dWRpbyBvdSB2P2Rlby4KClZvYz8gY29uY29yZGEgcXVlIGEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGU/ZG8sIHRyYW5zcG9yIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gCnBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YT8/by4KClZvYz8gdGFtYj9tIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBhIFNpZ2xhIGRlIFVuaXZlcnNpZGFkZSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjP3BpYSBhIHN1YSB0ZXNlIG91IApkaXNzZXJ0YT8/byBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbj9hLCBiYWNrLXVwIGUgcHJlc2VydmE/P28uCgpWb2M/IGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gPyBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2M/IHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIApuZXN0YSBsaWNlbj9hLiBWb2M/IHRhbWI/bSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcD9zaXRvIGRhIHN1YSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vIG4/bywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IApjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1P20uCgpDYXNvIGEgc3VhIHRlc2Ugb3UgZGlzc2VydGE/P28gY29udGVuaGEgbWF0ZXJpYWwgcXVlIHZvYz8gbj9vIHBvc3N1aSBhIHRpdHVsYXJpZGFkZSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMsIHZvYz8gCmRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhIHBlcm1pc3M/byBpcnJlc3RyaXRhIGRvIGRldGVudG9yIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBwYXJhIGNvbmNlZGVyID8gU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIApvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW4/YSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0PyBjbGFyYW1lbnRlIAppZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZT9kbyBkYSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLgoKQ0FTTyBBIFRFU0UgT1UgRElTU0VSVEE/P08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9DP05JTyBPVSAKQVBPSU8gREUgVU1BIEFHP05DSUEgREUgRk9NRU5UTyBPVSBPVVRSTyBPUkdBTklTTU8gUVVFIE4/TyBTRUpBIEEgU0lHTEEgREUgClVOSVZFUlNJREFERSwgVk9DPyBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVM/TyBDT01PIApUQU1CP00gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQT8/RVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCkEgU2lnbGEgZGUgVW5pdmVyc2lkYWRlIHNlIGNvbXByb21ldGUgYSBpZGVudGlmaWNhciBjbGFyYW1lbnRlIG8gc2V1IG5vbWUgKHMpIG91IG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSAKZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSB0ZXNlIG91IGRpc3NlcnRhPz9vLCBlIG4/byBmYXI/IHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYT8/bywgYWw/bSBkYXF1ZWxhcyAKY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbj9hLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-07-02T00:13:29Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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