Transgressão de códigos: elementos estético-semióticos para uma investigação da criatividade em publicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melim, Mauricio José
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2631
Resumo: Este estudo busca desenvolver o debate acerca da criatividade publicitária, especificamente aquela criatividade percebida em anúncios (e não os métodos ou comportamentos para se tornar criativo, tema rotineiro em manuais de publicidade). A detecção de criatividade em anúncios geralmente vem acompanhada por expressões como ‘original’, ‘surpreendente’, ‘inteligente’, ‘inusitado’. Aqui, são investigadas as bases materiais de tal fenômeno, as causas da criatividade. Isto é realizado a partir de uma premissa estético-semiótica, segundo a qual toda mensagem de tendência estética (inclui-se aí a publicidade criativa) é portadora de transgressões do código (grosso modo, desvio dos padrões habituais). O termo código, peça-chave desta pesquisa, pode ser compreendido como embricamento de normas que possibilitam o processo comunicativo. É deste conceito que se desenrolarão os elementos que irão apontar e descrever alguns dos mecanismos geradores de criatividade em anúncios
id USIN_f25ab31b1df3fa1d46213550cbc00a49
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2631
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-05T18:24:08Z2015-03-05T18:24:08Z2008-04-28Made available in DSpace on 2015-03-05T18:24:08Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 28Este estudo busca desenvolver o debate acerca da criatividade publicitária, especificamente aquela criatividade percebida em anúncios (e não os métodos ou comportamentos para se tornar criativo, tema rotineiro em manuais de publicidade). A detecção de criatividade em anúncios geralmente vem acompanhada por expressões como ‘original’, ‘surpreendente’, ‘inteligente’, ‘inusitado’. Aqui, são investigadas as bases materiais de tal fenômeno, as causas da criatividade. Isto é realizado a partir de uma premissa estético-semiótica, segundo a qual toda mensagem de tendência estética (inclui-se aí a publicidade criativa) é portadora de transgressões do código (grosso modo, desvio dos padrões habituais). O termo código, peça-chave desta pesquisa, pode ser compreendido como embricamento de normas que possibilitam o processo comunicativo. É deste conceito que se desenrolarão os elementos que irão apontar e descrever alguns dos mecanismos geradores de criatividade em anúnciosThe present study aims at amplifying the debate upon the creativity in advertising, more specifically the kind of creativity recognized in advertisements (not the proposed methods or techniques in order for an ad to become creative, an ordinary issue in advertising manuals). The detection of creativity in advertisements is usually accompanied by words such as ‘original’, ‘astonishing’, ‘intelligent’, ‘outstanding’. The study investigates the phenomenon of creativity in advertising under empirical bases. That is, the aesthetic as proposed by the semiotics serves as the framework for analyzing the data. According to this viewpoint, every aesthetic message conveys mechanisms that transgress the code. The code can be read as imbrications of norms that enable communicative processes to take place. By the exam of this concept (code) will be unrolled elements that will go to hint and to describe some generating mechanisms of creativity in adsNenhumaMelim, Mauricio Joséhttp://lattes.cnpq.br/3098206885673698http://lattes.cnpq.br/8989325256190621Silva, Alexandre Rocha daUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-graduação em Ciências da ComunicaçãoUNISINOSBrasilEscola da Indústria CriativaTransgressão de códigos: elementos estético-semióticos para uma investigação da criatividade em publicidadeCiências Sociais Aplicadascódigoestéticasemióticacriatividade publicitáriaaestheticcodesemioticcreativity in advertisinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2631info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALtransgressao de codigos.pdftransgressao de codigos.pdfapplication/pdf3155568http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2631/1/transgressao+de+codigos.pdfa2dbf477e1e9a61a94ea6f334ae7858aMD51UNISINOS/26312015-03-18 11:40:15.897oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2631Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-18T14:40:15Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transgressão de códigos: elementos estético-semióticos para uma investigação da criatividade em publicidade
title Transgressão de códigos: elementos estético-semióticos para uma investigação da criatividade em publicidade
spellingShingle Transgressão de códigos: elementos estético-semióticos para uma investigação da criatividade em publicidade
Melim, Mauricio José
Ciências Sociais Aplicadas
código
estética
semiótica
criatividade publicitária
aesthetic
code
semiotic
creativity in advertising
title_short Transgressão de códigos: elementos estético-semióticos para uma investigação da criatividade em publicidade
title_full Transgressão de códigos: elementos estético-semióticos para uma investigação da criatividade em publicidade
title_fullStr Transgressão de códigos: elementos estético-semióticos para uma investigação da criatividade em publicidade
title_full_unstemmed Transgressão de códigos: elementos estético-semióticos para uma investigação da criatividade em publicidade
title_sort Transgressão de códigos: elementos estético-semióticos para uma investigação da criatividade em publicidade
author Melim, Mauricio José
author_facet Melim, Mauricio José
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3098206885673698
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8989325256190621
dc.contributor.author.fl_str_mv Melim, Mauricio José
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Alexandre Rocha da
contributor_str_mv Silva, Alexandre Rocha da
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Sociais Aplicadas
topic Ciências Sociais Aplicadas
código
estética
semiótica
criatividade publicitária
aesthetic
code
semiotic
creativity in advertising
dc.subject.por.fl_str_mv código
estética
semiótica
criatividade publicitária
dc.subject.eng.fl_str_mv aesthetic
code
semiotic
creativity in advertising
description Este estudo busca desenvolver o debate acerca da criatividade publicitária, especificamente aquela criatividade percebida em anúncios (e não os métodos ou comportamentos para se tornar criativo, tema rotineiro em manuais de publicidade). A detecção de criatividade em anúncios geralmente vem acompanhada por expressões como ‘original’, ‘surpreendente’, ‘inteligente’, ‘inusitado’. Aqui, são investigadas as bases materiais de tal fenômeno, as causas da criatividade. Isto é realizado a partir de uma premissa estético-semiótica, segundo a qual toda mensagem de tendência estética (inclui-se aí a publicidade criativa) é portadora de transgressões do código (grosso modo, desvio dos padrões habituais). O termo código, peça-chave desta pesquisa, pode ser compreendido como embricamento de normas que possibilitam o processo comunicativo. É deste conceito que se desenrolarão os elementos que irão apontar e descrever alguns dos mecanismos geradores de criatividade em anúncios
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-05T18:24:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-05T18:24:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2631
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola da Indústria Criativa
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2631/1/transgressao+de+codigos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a2dbf477e1e9a61a94ea6f334ae7858a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844946239488000