Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2083 |
Resumo: | Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido na Escola da Ponte de Portugal, sob o título Projetos Educativos Escolares e Práticas Alfabetizadoras Emancipatórias: os ‘contributos’ da Escola da Ponte de Portugal. No que diz respeito à dimensão empírica, a abordagem metodológica adotada para realizar este estudo configurou-se como Estudo de Caso do Tipo Etnográfico, a qual concretizou-se por processos de observação sistemática e, em alguns casos, participativa do cotidiano da escola (no período que compreendeu set/2006 a fev/2007), por entrevistas realizadas com diferentes sujeitos deste projeto, e pela análise de documentos que configuram o projeto pedagógico da escola, tais como o Projeto Educativo Fazer a Ponte, o Contrato de Autonomia e de documentos legais emanados do Ministério da Educação Português. A questão central gira em torno do que está na base de projetos educativos escolares emancipatórios, e quais condições/contextos facilitam ou não a sua existência, e como recorte, o processo/p |
id |
USIN_f43eb4936d717723e36059f4e3474650 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2083 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T21:16:01Z2015-03-04T21:16:01Z2008-02-27Made available in DSpace on 2015-03-04T21:16:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 27Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido na Escola da Ponte de Portugal, sob o título Projetos Educativos Escolares e Práticas Alfabetizadoras Emancipatórias: os ‘contributos’ da Escola da Ponte de Portugal. No que diz respeito à dimensão empírica, a abordagem metodológica adotada para realizar este estudo configurou-se como Estudo de Caso do Tipo Etnográfico, a qual concretizou-se por processos de observação sistemática e, em alguns casos, participativa do cotidiano da escola (no período que compreendeu set/2006 a fev/2007), por entrevistas realizadas com diferentes sujeitos deste projeto, e pela análise de documentos que configuram o projeto pedagógico da escola, tais como o Projeto Educativo Fazer a Ponte, o Contrato de Autonomia e de documentos legais emanados do Ministério da Educação Português. A questão central gira em torno do que está na base de projetos educativos escolares emancipatórios, e quais condições/contextos facilitam ou não a sua existência, e como recorte, o processo/pThe present thesis is a result of a research carried out at Escola da Ponte in Portugal, with the title “Educative School Projects and Emancipatory Literacy Practices: the contribution of the Escola da Ponte – Portugal”. Concerning to the empirical dimension, the methodology adopted was an Ethnographic Case Study which was accomplished by means of systematic processes of observation and, in some situations, a participative observation of the daily activities at the school (fron September 2006 to February 2007). Different subjects of this project were interviewed and I analyzed documents that shape the pedagogical project of the school, documents such as: The Educational Project Fazer a Ponte and the Contract of Autonomy in addition to legal documents provided by the Portuguese Educational Department. The central point in this study is based on emancipatory projects of education as well as, on the conditions/contexts which may facilitate their existence as a part of the literacy practice on its initial dimensiCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorFernandes, Sônia Regina de Souzahttp://lattes.cnpq.br/8237828652738502http://lattes.cnpq.br/0233489763906464M.B.Fernandes, CleoniUniversidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesProjetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de PortugalCiências Humanasalfabetizaçãoeducação libertadoraemancipaçãoescolaprojetos educativosemancipatoryliberating educationliteracyschooleducational projectsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2083info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALSoniaReginadeSouzaFernandesEducacao.pdfSoniaReginadeSouzaFernandesEducacao.pdfapplication/pdf2068983http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2083/1/SoniaReginadeSouzaFernandesEducacao.pdf466eae33f37e3e0ea7ce2bae302571c1MD51UNISINOS/20832015-03-10 11:52:16.553oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/2083Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-10T14:52:16Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal |
title |
Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal |
spellingShingle |
Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal Fernandes, Sônia Regina de Souza Ciências Humanas alfabetização educação libertadora emancipação escola projetos educativos emancipatory liberating education literacy school educational projects |
title_short |
Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal |
title_full |
Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal |
title_fullStr |
Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal |
title_full_unstemmed |
Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal |
title_sort |
Projetos educativos escolares e práticas alfabetizadoras emacipatórias: os contributos da Escola da Ponte de Portugal |
author |
Fernandes, Sônia Regina de Souza |
author_facet |
Fernandes, Sônia Regina de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8237828652738502 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0233489763906464 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Sônia Regina de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
M.B.Fernandes, Cleoni |
contributor_str_mv |
M.B.Fernandes, Cleoni |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas alfabetização educação libertadora emancipação escola projetos educativos emancipatory liberating education literacy school educational projects |
dc.subject.por.fl_str_mv |
alfabetização educação libertadora emancipação escola projetos educativos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
emancipatory liberating education literacy school educational projects |
description |
Esta tese é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido na Escola da Ponte de Portugal, sob o título Projetos Educativos Escolares e Práticas Alfabetizadoras Emancipatórias: os ‘contributos’ da Escola da Ponte de Portugal. No que diz respeito à dimensão empírica, a abordagem metodológica adotada para realizar este estudo configurou-se como Estudo de Caso do Tipo Etnográfico, a qual concretizou-se por processos de observação sistemática e, em alguns casos, participativa do cotidiano da escola (no período que compreendeu set/2006 a fev/2007), por entrevistas realizadas com diferentes sujeitos deste projeto, e pela análise de documentos que configuram o projeto pedagógico da escola, tais como o Projeto Educativo Fazer a Ponte, o Contrato de Autonomia e de documentos legais emanados do Ministério da Educação Português. A questão central gira em torno do que está na base de projetos educativos escolares emancipatórios, e quais condições/contextos facilitam ou não a sua existência, e como recorte, o processo/p |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-02-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:01Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T21:16:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2083 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/2083/1/SoniaReginadeSouzaFernandesEducacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
466eae33f37e3e0ea7ce2bae302571c1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844942175207424 |