A política da educação de jovens e adultos em São Leopoldo/RS, na perspectiva de seus sujeitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Elisete Enir Bernardi
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3246
Resumo: Esta pesquisa centrou-se na análise de como se constituiu a Educação de Jovens e Adultos - EJA, enquanto política de elevação de escolaridade no município de São Leopoldo-RS, vista pela perspectiva dos sujeitos imbricados em sua concretização. Foi desenvolvida considerando o período de 1996 a 2010, envolvendo a criação e implantação do Projeto ―Aprender é Possível‖ ? Projeto de Alfabetização e Pós-alfabetização do município de São Leopoldo-RS, datado de 1996, até a ampliação e consolidação da EJA enquanto modalidade de ensino nesse município. A pesquisa buscou focar o olhar nos sujeitos que vivenciam e experenciam o espaço-tempo dessa modalidade, dando-lhes voz, para desvelar o sujeito real que estuda e trabalha nessa área. Dessa forma, escutamos os educadores que trabalham na formação dos jovens e adultos, para compreender as diferentes concepções que formam o mundo escolar, e os estudantes, para entendê-los na diversidade e captar as suas necessidades e seus desejos em relação ao tempo-espaço escolar, ao trabalho, entre outras questões. No envolvimento com o lócus da pesquisa, buscamos ser coerentes com a opção pela metodologia qualitativa por estar alicerçada em um embasamento teórico dialético, o qual nos possibilitou compreender os sujeitos que vivem a política municipal de EJA do referido município, de maneira que fosse possível desvelar e interpretar o que estava sendo dito e, por sua vez, o ―não dito‖. Assim, a categoria da ―contradição‖ alicerçou nosso trabalho. Utilizamos como ferramenta para a interpretação dos documentos utilizados a análise de conteúdo, baseada no referencial teórico de Bardin (1977). Essa escolha fundamenta-se por se situar numa abordagem crítica e por reconhecer a premissa do papel ativo do pesquisador na produção de conhecimento. Outro elemento metodológico relevante foi a opção pela abordagem do ciclo de políticas, formulada por Stephen Ball e Richard Bowe, para compreender as políticas locais em relação às políticas nacionais e internacionais e a importância que assumem os atores nesse contexto. Sinalizamos que quando as práticas educativas de EJA incorporam no cotidiano escolar uma perspectiva de trabalho autocriativa, ou seja, o trabalho como produção de vida e não o trabalho subsumido ao ―mercado de trabalho‖, há maior probabilidade de contribuir na/para a existência cidadã, tanto do professor quanto dos estudantes. A investigação apresenta a possibilidade de que as políticas públicas locais de EJA constituam-se em políticas contínuas de Estado e contribuam para a consolidação da Educação Básica, na perspectiva de assumir a condição humanizadora da educação, que se concretiza ao longo da vida através da educação formal, não formal e informal. Dessa forma, as políticas públicas de EJA, exercidas pelo viés da gestão democrática e dos direitos humanos e sociais, têm nas práticas educativas o lócus para construção de possibilidades de uma formação humana e social, na perspectiva de superação da compreensão da formação escolar fragmentada. Os sujeitos inseridos nesse contexto e que fazem a EJA na sua cotidianidade estão em busca de um ethos, que possibilite uma educação inclusiva e apresente contrapontos à escola que exclui. Além disso, destacamos, pela pesquisa, que a Educação de Jovens e Adultos desenvolvida pelo município de São Leopoldo apresenta-se, atualmente, como uma política de Estado de elevação de escolaridade do Ensino Fundamental, indicando, com isso, a possibilidade de que os Municípios exerçam um papel ativo nessa área, sem esquecermos, no entanto, a responsabilidade dos Estados e da União na garantia do direito à educação para todos e todas, em todas as idades.
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A pesquisa buscou focar o olhar nos sujeitos que vivenciam e experenciam o espaço-tempo dessa modalidade, dando-lhes voz, para desvelar o sujeito real que estuda e trabalha nessa área. Dessa forma, escutamos os educadores que trabalham na formação dos jovens e adultos, para compreender as diferentes concepções que formam o mundo escolar, e os estudantes, para entendê-los na diversidade e captar as suas necessidades e seus desejos em relação ao tempo-espaço escolar, ao trabalho, entre outras questões. No envolvimento com o lócus da pesquisa, buscamos ser coerentes com a opção pela metodologia qualitativa por estar alicerçada em um embasamento teórico dialético, o qual nos possibilitou compreender os sujeitos que vivem a política municipal de EJA do referido município, de maneira que fosse possível desvelar e interpretar o que estava sendo dito e, por sua vez, o ―não dito‖. Assim, a categoria da ―contradição‖ alicerçou nosso trabalho. Utilizamos como ferramenta para a interpretação dos documentos utilizados a análise de conteúdo, baseada no referencial teórico de Bardin (1977). Essa escolha fundamenta-se por se situar numa abordagem crítica e por reconhecer a premissa do papel ativo do pesquisador na produção de conhecimento. Outro elemento metodológico relevante foi a opção pela abordagem do ciclo de políticas, formulada por Stephen Ball e Richard Bowe, para compreender as políticas locais em relação às políticas nacionais e internacionais e a importância que assumem os atores nesse contexto. Sinalizamos que quando as práticas educativas de EJA incorporam no cotidiano escolar uma perspectiva de trabalho autocriativa, ou seja, o trabalho como produção de vida e não o trabalho subsumido ao ―mercado de trabalho‖, há maior probabilidade de contribuir na/para a existência cidadã, tanto do professor quanto dos estudantes. A investigação apresenta a possibilidade de que as políticas públicas locais de EJA constituam-se em políticas contínuas de Estado e contribuam para a consolidação da Educação Básica, na perspectiva de assumir a condição humanizadora da educação, que se concretiza ao longo da vida através da educação formal, não formal e informal. Dessa forma, as políticas públicas de EJA, exercidas pelo viés da gestão democrática e dos direitos humanos e sociais, têm nas práticas educativas o lócus para construção de possibilidades de uma formação humana e social, na perspectiva de superação da compreensão da formação escolar fragmentada. Os sujeitos inseridos nesse contexto e que fazem a EJA na sua cotidianidade estão em busca de um ethos, que possibilite uma educação inclusiva e apresente contrapontos à escola que exclui. Além disso, destacamos, pela pesquisa, que a Educação de Jovens e Adultos desenvolvida pelo município de São Leopoldo apresenta-se, atualmente, como uma política de Estado de elevação de escolaridade do Ensino Fundamental, indicando, com isso, a possibilidade de que os Municípios exerçam um papel ativo nessa área, sem esquecermos, no entanto, a responsabilidade dos Estados e da União na garantia do direito à educação para todos e todas, em todas as idades.This research is focused on the analysis of how the Youth and Adult Education was constituted, as a policy of raising the educational level in the municipality of São Leopoldo, in the state of Rio Grande do Sul (RS), Brazil, viewed from the perspective of those intertwined in its implementation. The research was developed based on the period from 1996 to 2010, involving the creation and implementation of a project called Learning is Possible - Literacy and Post-literacy Project in São Leopoldo-RS, dated 1996, until the expansion and consolidation of Youth and Adult Education as a mode of education in the municipality. The research was focused on the subjects who experienced the space-time of this mode, giving voice to them, to reveal the real subject who studies and works in this area. Thus, we listened to educators who work in teaching young people and adults; to understand the different concepts that form the world of school, and we also listened to the students, to understand them in their diversity and to grasp their needs and desires in relation to time-space school, work, and other issues. Regarding the involvement with the locus of the research, we seek to be consistent with the choice of qualitative methodology since it is grounded theoretically and dialectically, which enabled us to understand the subjects who live the municipal policy of Youth and Adult Education of the municipality, so it was possible to reveal and interpret what was being said and, in turn, the unsaid. Thus, the category of contradiction cemented our work. We used the content analysis, based on the theory of Bardin (1977) as a tool for interpreting the documents that were used. This choice is based on its critical approach and its recognition of the premise of the researchers active role in knowledge production. Another relevant methodological element was the choice of the policy cycle approach, formulated by Stephen Ball and Richard Bowe, to understand local policies in relation to national and international policies and the importance of the actors in this context. We signaled that when the educational practices of Youth and Adult Education incorporate in the school routine a self-creative approach to work, i.e. work as a production of life, and not work subordinated to the labor market is more likely to contribute in to the civic life of teachers and students. The research presents the possibility that local public policies of Youth and Adult Education may turn into perennial state policies that contribute to the strengthening of basic education, on the perspective of assuming the humanizing status of education, which is made up through life by formal, non-formal, and informal education. Thus, public policies of Youth and Adult Education, exerted by the bias of democratic governance and human and social rights, have on the educational practices the locus to build possibilities of a human and social education, from the perspective of overcoming the understanding of the required, regulated, and fragmented school education. The subjects within this context, who make the Youth and Adult Education in their daily lives, are in search of an ethos, which enables an inclusive education and provides counterpoints to the school that excludes. In addition, thanks to the research, we point out that the Youth and Adult Education developed by the municipality of São Leopoldo is nowadays a state policy of raising the educational level of primary education, indicating thereby the possibility that the municipalities may play an active role in this area, without forgetting, however, the Unions and state responsibility in ensuring the right to education for all, and at all ages.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorGarcia, Elisete Enir Bernardihttp://lattes.cnpq.br/4530306021074100http://lattes.cnpq.br/7405584392319464Corsetti, BereniceUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUnisinosBrasilEscola de HumanidadesA política da educação de jovens e adultos em São Leopoldo/RS, na perspectiva de seus sujeitosACCNPQ::Ciências Humanas::EducaçãoEducação de jovens e adultosPolíticas educacionaisPolíticas municipais de EJASujeitos da EJAYouth and adult educationEducational policiesMunicipal policies of youth and adult educationSubjects of youth and adult educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3246info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALEliseteGarciaEducacao.pdfEliseteGarciaEducacao.pdfapplication/pdf3356403http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/3246/1/EliseteGarciaEducacao.pdfd8bade5b0f96e450be82a38b2c6d0bddMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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