Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1905 |
Resumo: | Este estudo busca identificar os mecanismos de exclusão social do Afro-Brasileiro a partir de um espaço específico: a escola pública. Partindo de categorias conceituais da modernidade, tais como cidadania, inclusão social e igualdade, procuro estabelecer a coincidência ou não de sentidos entre o discurso considerado legítimo - proferido no espaço formal de ensino - e o significado atribuído aos fenômenos sociais pelos pesquisados a partir de seu entorno. A parte empírica deste estudo foi realizada com alunos afro-descendentes da 8ª série do ensino fundamental de uma escola popular da periferia da região metropolitana através de um estudo de tipo qualitativo que contou, entre os principais instrumentos de coleta de dados, com o questionário individual e a entrevista coletiva semi-estruturada. Concluí, com base nas evidências encontradas no universo pesquisado, que tais categorias sobre as quais a escola pública atua acriticamente não encontram eco na realidade do aluno afro-descendente. E, ao atuar irrefletida |
id |
USIN_faf8764070941080f7e0331500961c5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1905 |
network_acronym_str |
USIN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
repository_id_str |
|
spelling |
2015-03-04T19:59:49Z2015-03-04T19:59:49Z2006-02-20Made available in DSpace on 2015-03-04T19:59:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 20Este estudo busca identificar os mecanismos de exclusão social do Afro-Brasileiro a partir de um espaço específico: a escola pública. Partindo de categorias conceituais da modernidade, tais como cidadania, inclusão social e igualdade, procuro estabelecer a coincidência ou não de sentidos entre o discurso considerado legítimo - proferido no espaço formal de ensino - e o significado atribuído aos fenômenos sociais pelos pesquisados a partir de seu entorno. A parte empírica deste estudo foi realizada com alunos afro-descendentes da 8ª série do ensino fundamental de uma escola popular da periferia da região metropolitana através de um estudo de tipo qualitativo que contou, entre os principais instrumentos de coleta de dados, com o questionário individual e a entrevista coletiva semi-estruturada. Concluí, com base nas evidências encontradas no universo pesquisado, que tais categorias sobre as quais a escola pública atua acriticamente não encontram eco na realidade do aluno afro-descendente. E, ao atuar irrefletidaThe objective of this study is to identify the mechanisms of exclusion of the Afro-Brazilian in a specific place: the public school. Considering modern conceptual categories such as citizenship, social inclusion and equality, I investigate if there is a concurrence in the meaning of the legitimate discourse – that is present in the formal space of teaching - and the meaning that is assigned to the social phenomena by the research subjects about from their environment. The empirical part of this study was carried out with Afro-descendant students which were in the 8th grade of primary school in a school located in the outskirts of Porto Alegre. A qualitative analysis was performed. The data was collected mainly through a questionnaire that was applied individually, and a semi structured group interview. Based on the data analysis I concluded that the categories on which the public school acts uncritically did not reflect the reality of the Afro-descendant student. When the public school acts uncritically consNenhumaChagas Neto, João Evangelistahttp://lattes.cnpq.br/2250864123409266Streck, Danilo R.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEscola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidadeCiências Humanasinclusão socialnegroracismoescola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1905info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALescola possibilidades e desafios.pdfescola possibilidades e desafios.pdfapplication/pdf3552907http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1905/1/escola+possibilidades+e+desafios.pdfd63dd22333a83369fd2045fe307f06b8MD51UNISINOS/19052015-03-23 13:47:46.213oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-23T16:47:46Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade |
title |
Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade |
spellingShingle |
Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade Chagas Neto, João Evangelista Ciências Humanas inclusão social negro racismo escola pública |
title_short |
Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade |
title_full |
Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade |
title_fullStr |
Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade |
title_full_unstemmed |
Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade |
title_sort |
Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade |
author |
Chagas Neto, João Evangelista |
author_facet |
Chagas Neto, João Evangelista |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2250864123409266 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas Neto, João Evangelista |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Streck, Danilo R. |
contributor_str_mv |
Streck, Danilo R. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Humanas |
topic |
Ciências Humanas inclusão social negro racismo escola pública |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão social negro racismo escola pública |
description |
Este estudo busca identificar os mecanismos de exclusão social do Afro-Brasileiro a partir de um espaço específico: a escola pública. Partindo de categorias conceituais da modernidade, tais como cidadania, inclusão social e igualdade, procuro estabelecer a coincidência ou não de sentidos entre o discurso considerado legítimo - proferido no espaço formal de ensino - e o significado atribuído aos fenômenos sociais pelos pesquisados a partir de seu entorno. A parte empírica deste estudo foi realizada com alunos afro-descendentes da 8ª série do ensino fundamental de uma escola popular da periferia da região metropolitana através de um estudo de tipo qualitativo que contou, entre os principais instrumentos de coleta de dados, com o questionário individual e a entrevista coletiva semi-estruturada. Concluí, com base nas evidências encontradas no universo pesquisado, que tais categorias sobre as quais a escola pública atua acriticamente não encontram eco na realidade do aluno afro-descendente. E, ao atuar irrefletida |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-02-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-04T19:59:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-03-04T19:59:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1905 |
url |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNISINOS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Humanidades |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Vale do Rio do Sinos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) instacron:UNISINOS |
instname_str |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
instacron_str |
UNISINOS |
institution |
UNISINOS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
collection |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1905/1/escola+possibilidades+e+desafios.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d63dd22333a83369fd2045fe307f06b8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801844940725026816 |