Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas Neto, João Evangelista
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1905
Resumo: Este estudo busca identificar os mecanismos de exclusão social do Afro-Brasileiro a partir de um espaço específico: a escola pública. Partindo de categorias conceituais da modernidade, tais como cidadania, inclusão social e igualdade, procuro estabelecer a coincidência ou não de sentidos entre o discurso considerado legítimo - proferido no espaço formal de ensino - e o significado atribuído aos fenômenos sociais pelos pesquisados a partir de seu entorno. A parte empírica deste estudo foi realizada com alunos afro-descendentes da 8ª série do ensino fundamental de uma escola popular da periferia da região metropolitana através de um estudo de tipo qualitativo que contou, entre os principais instrumentos de coleta de dados, com o questionário individual e a entrevista coletiva semi-estruturada. Concluí, com base nas evidências encontradas no universo pesquisado, que tais categorias sobre as quais a escola pública atua acriticamente não encontram eco na realidade do aluno afro-descendente. E, ao atuar irrefletida
id USIN_faf8764070941080f7e0331500961c5d
oai_identifier_str oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1905
network_acronym_str USIN
network_name_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
repository_id_str
spelling 2015-03-04T19:59:49Z2015-03-04T19:59:49Z2006-02-20Made available in DSpace on 2015-03-04T19:59:49Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 20Este estudo busca identificar os mecanismos de exclusão social do Afro-Brasileiro a partir de um espaço específico: a escola pública. Partindo de categorias conceituais da modernidade, tais como cidadania, inclusão social e igualdade, procuro estabelecer a coincidência ou não de sentidos entre o discurso considerado legítimo - proferido no espaço formal de ensino - e o significado atribuído aos fenômenos sociais pelos pesquisados a partir de seu entorno. A parte empírica deste estudo foi realizada com alunos afro-descendentes da 8ª série do ensino fundamental de uma escola popular da periferia da região metropolitana através de um estudo de tipo qualitativo que contou, entre os principais instrumentos de coleta de dados, com o questionário individual e a entrevista coletiva semi-estruturada. Concluí, com base nas evidências encontradas no universo pesquisado, que tais categorias sobre as quais a escola pública atua acriticamente não encontram eco na realidade do aluno afro-descendente. E, ao atuar irrefletidaThe objective of this study is to identify the mechanisms of exclusion of the Afro-Brazilian in a specific place: the public school. Considering modern conceptual categories such as citizenship, social inclusion and equality, I investigate if there is a concurrence in the meaning of the legitimate discourse – that is present in the formal space of teaching - and the meaning that is assigned to the social phenomena by the research subjects about from their environment. The empirical part of this study was carried out with Afro-descendant students which were in the 8th grade of primary school in a school located in the outskirts of Porto Alegre. A qualitative analysis was performed. The data was collected mainly through a questionnaire that was applied individually, and a semi structured group interview. Based on the data analysis I concluded that the categories on which the public school acts uncritically did not reflect the reality of the Afro-descendant student. When the public school acts uncritically consNenhumaChagas Neto, João Evangelistahttp://lattes.cnpq.br/2250864123409266Streck, Danilo R.Universidade do Vale do Rio do SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNISINOSBrasilEscola de HumanidadesEscola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidadeCiências Humanasinclusão socialnegroracismoescola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1905info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALescola possibilidades e desafios.pdfescola possibilidades e desafios.pdfapplication/pdf3552907http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1905/1/escola+possibilidades+e+desafios.pdfd63dd22333a83369fd2045fe307f06b8MD51UNISINOS/19052015-03-23 13:47:46.213oai:www.repositorio.jesuita.org.br:UNISINOS/1905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2015-03-23T16:47:46Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade
title Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade
spellingShingle Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade
Chagas Neto, João Evangelista
Ciências Humanas
inclusão social
negro
racismo
escola pública
title_short Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade
title_full Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade
title_fullStr Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade
title_full_unstemmed Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade
title_sort Escola: possibilidades e desafios da inclusão autônoma do afro-brasileiro a partir de categorias revisitadas da modernidade
author Chagas Neto, João Evangelista
author_facet Chagas Neto, João Evangelista
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2250864123409266
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas Neto, João Evangelista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Streck, Danilo R.
contributor_str_mv Streck, Danilo R.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências Humanas
topic Ciências Humanas
inclusão social
negro
racismo
escola pública
dc.subject.por.fl_str_mv inclusão social
negro
racismo
escola pública
description Este estudo busca identificar os mecanismos de exclusão social do Afro-Brasileiro a partir de um espaço específico: a escola pública. Partindo de categorias conceituais da modernidade, tais como cidadania, inclusão social e igualdade, procuro estabelecer a coincidência ou não de sentidos entre o discurso considerado legítimo - proferido no espaço formal de ensino - e o significado atribuído aos fenômenos sociais pelos pesquisados a partir de seu entorno. A parte empírica deste estudo foi realizada com alunos afro-descendentes da 8ª série do ensino fundamental de uma escola popular da periferia da região metropolitana através de um estudo de tipo qualitativo que contou, entre os principais instrumentos de coleta de dados, com o questionário individual e a entrevista coletiva semi-estruturada. Concluí, com base nas evidências encontradas no universo pesquisado, que tais categorias sobre as quais a escola pública atua acriticamente não encontram eco na realidade do aluno afro-descendente. E, ao atuar irrefletida
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-04T19:59:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-03-04T19:59:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1905
url http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNISINOS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Vale do Rio do Sinos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron:UNISINOS
instname_str Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
instacron_str UNISINOS
institution UNISINOS
reponame_str Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
collection Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/1905/1/escola+possibilidades+e+desafios.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d63dd22333a83369fd2045fe307f06b8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801844940725026816