Filosofia das emoções de Martha Nussbaum : cognitivismo, ação e florescimento humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Gian Mafalda de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)
Texto Completo: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12555
Resumo: Para a filósofa estadunidense Martha Nussbaum (1947-), omitir da investigação filosófica (principalmente em termos morais, sociais e pessoais) assertivas ponderações sobre as emoções é negligenciar um adjunto importante à abordagem de problemas filosóficos. Por isso, o presente texto tem como objetivo esmiuçar os argumentos de Nussbaum sobre emoções, com vistas a responder questões pertinentes em filosofia. Primeiramente, apontaremos sua definição de emoção: emoções são avaliações de valor diante de um objeto percebido no mundo, e que isso só é possível por sua natureza cognitiva, ou seja, intrinsecamente capaz de formular crenças proposicionais que não só fazem sentido, como são parte importante no esquema de valores do agente emocional, sendo assim eudaimonista, ou um aporte ao florescimento humano. Em segundo, demonstraremos como as emoções, portanto, tem muito a nos dizer sobre moralidade. Se emoções, conforme a filósofa, são avaliações, elas podem auxiliar em avaliações pertinentes ao bem e à justiça. Emoções como compaixão, amor e indignação nos dão informações e motivações importantes que guiam o nosso agir. Por fim, realizarei uma abordagem analítica da emoção da compaixão que, na teoria de Nussbaum, possui aspecto central, por se tratar de uma emoção chave para o agir moral, social e pessoal. Segundo a autora, as emoções moldam a paisagem de nossa vida, portanto, esclarecê-las se faz necessário para nos direcionar ao florescimento humano.
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Primeiramente, apontaremos sua definição de emoção: emoções são avaliações de valor diante de um objeto percebido no mundo, e que isso só é possível por sua natureza cognitiva, ou seja, intrinsecamente capaz de formular crenças proposicionais que não só fazem sentido, como são parte importante no esquema de valores do agente emocional, sendo assim eudaimonista, ou um aporte ao florescimento humano. Em segundo, demonstraremos como as emoções, portanto, tem muito a nos dizer sobre moralidade. Se emoções, conforme a filósofa, são avaliações, elas podem auxiliar em avaliações pertinentes ao bem e à justiça. Emoções como compaixão, amor e indignação nos dão informações e motivações importantes que guiam o nosso agir. Por fim, realizarei uma abordagem analítica da emoção da compaixão que, na teoria de Nussbaum, possui aspecto central, por se tratar de uma emoção chave para o agir moral, social e pessoal. Segundo a autora, as emoções moldam a paisagem de nossa vida, portanto, esclarecê-las se faz necessário para nos direcionar ao florescimento humano.For the American philosopher Martha Nussbaum (1947-), to omit from philosophical investigation (mainly in moral, social and personal terms) assertive considerations about emotions is to neglect an important adjunct to the approach to philosophical problems. Therefore, the present text aims to analyze Nussbaum's arguments about emotions in detail, in order to answer pertinent questions in philosophy. First, we will point out his definition of emotion: emotions are evaluations of value in the face of an object perceived in the world, and that this is only possible due to its cognitive nature, that is, intrinsically capable of formulating propositional beliefs that not only make sense, but are part of important in the emotional agent's scheme of values, thus being eudaimonic, or a contribution to human flourishing. Second, we will demonstrate how emotions, therefore, have a lot to tell us about morality. If emotions, according to the philosopher, are evaluations, they can help in evaluations pertinent to good and justice. Emotions such as compassion, love and indignation give us important information and motivations that guide our actions. Finally, I will carry out an analytical approach to the emotion of compassion which, in Nussbaum's theory, has a central aspect, as it is a key emotion for moral, social and personal action. According to the author, emotions shape the landscape of our lives, therefore, clarifying them is necessary to direct us towards human flourishing.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorCarvalho, Gian Mafalda dehttp://lattes.cnpq.br/5265543859029414http://lattes.cnpq.br/8262728507671434Rohden, LuizUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em FilosofiaUnisinosBrasilEscola de HumanidadesFilosofia das emoções de Martha Nussbaum : cognitivismo, ação e florescimento humanoACCNPQ::Ciências Humanas::FilosofiaEmoçõesCognitivismoEudaimonismoAvaliaçõesMartha NussbaumEmotionsCognitivismEudaimonismJudgmentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12555info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12555/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52ORIGINALGian Mafalda de Carvalho_.pdfGian Mafalda de Carvalho_.pdfapplication/pdf1348613http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/12555/1/Gian+Mafalda+de+Carvalho_.pdf7ac46ec5a26de449919a5c08746ff3a8MD51UNISINOS/125552023-07-06 14:44:38.956oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2023-07-06T17:44:38Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false
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