Traffic accidents: forensic medical view

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MONTEIRO, José Carlos Macedo
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: BARRETO FILHO, Raul Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde, Ética & Justiça (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/41562
Resumo: Há muitas controvérsias sobre a redução da mortalidade em acidentes de trânsito com as imposições da lei. Foram estudados as vítimas fatais de acidente de trânsito na Bahia, que foram necropsiadas no I.M.L. “Nina Rodriguez”, no período de janeiro de 1994 a junho de 1998 mediante análise dos laudos de exames cadavéricos. O número de vítimas de acidente de trânsito aumentou cerca de 10,8%. O sexo masculino compreendeu 77% das vítimas em média. A principal faixa etária foi a de 15 a 40 anos. A lei nº 6.907 9 que obrigava o uso do cinto de segurança em 1995 e o novo código de trânsito brasileiro 8, ainda não mostraram do ponto de vista médico-legal redução no número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito.
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spelling Traffic accidents: forensic medical viewACIDENTES DE TRÂNSITO: UMA VISÃO MÉDICO-LEGALForensic medicine. Accidentstraffic/legislarion & jurisprudence. Accidentstraffic/statistics & numericalMedicina legal. Acidentes de trânsito/legislação & jurisprudência. Acidentes de trânsito/estatística e dadosnuméricos/Brasil. Punição.Há muitas controvérsias sobre a redução da mortalidade em acidentes de trânsito com as imposições da lei. Foram estudados as vítimas fatais de acidente de trânsito na Bahia, que foram necropsiadas no I.M.L. “Nina Rodriguez”, no período de janeiro de 1994 a junho de 1998 mediante análise dos laudos de exames cadavéricos. O número de vítimas de acidente de trânsito aumentou cerca de 10,8%. O sexo masculino compreendeu 77% das vítimas em média. A principal faixa etária foi a de 15 a 40 anos. A lei nº 6.907 9 que obrigava o uso do cinto de segurança em 1995 e o novo código de trânsito brasileiro 8, ainda não mostraram do ponto de vista médico-legal redução no número de vítimas fatais nos acidentes de trânsito.Background. There are many controversys about the reduction of the mortality in traffic accidents caused by laws order. Were studied the factual victims of traffic accidents in Bahia, that were skill necropsy at the forensic medical Institute “Nina Rodriguez”, in the period from 1994 january to 1998 june, by analysis in the cadaveric award examination. The number of traffic victims increase 10,8%. The male compreended 77% of the victims. The principal age band were 15 to 40 years old. The law 6.907 that obrigate wering the safety belt in 1995 and the new brasiliantraffic code, don’t show by the forensic medical view reduction in the frequency of factual victims in traffic accidents.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.1999-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionART.application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/4156210.11606/issn.2317-2770.v4i1-2p48-55Saúde Ética & Justiça ; v. 4 n. 1-2 (1999); 48-552317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/41562/45160MONTEIRO, José Carlos MacedoBARRETO FILHO, Raul Coelhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-12-01T18:15:08Zoai:revistas.usp.br:article/41562Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2016-12-01T18:15:08Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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