De um código de ética médica para um código de bioética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cohen, Claudio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferraz, Flávio Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde, Ética & Justiça (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/132548
Resumo: O trabalho analisa brevemente o Código de Ética Médica brasileiro em vigência, sugerindo em seguida um Código de Princípios de Ética, baseado em princípios e não em regras. Ainda que o conceito "Princípio" seja mais vago e mais abstrato do que o de "regra", ele é, por outro lado, mais estável e mais amplo. Considerando a saúde como definida em termos de bem estar biopsicossocial, e não apenas como ausência de doença, o trabalho propõe um código de princípios para toda a área da saúde - e não só para a Medicina - que leve em conta os princípios básicos da Bioética: o respeito pelo ser humano; a liberdade e a autonomia da pessoa; e a beneficência relacionada à qualidade de vida e à utilidade do ato médico. Por fim, propõe que as questões de regulamentação das profissões de saúde subordinem-se a este código maior de princípios, cabendo aos conselhos de cada profissão específica a tarefa de normatizar e fiscalizar o exercício profissional de seus filiados.
id USP - 64_9adbb0902cb652ede7c82503cc5f1d47
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/132548
network_acronym_str USP - 64
network_name_str Saúde, Ética & Justiça (Online)
repository_id_str
spelling De um código de ética médica para um código de bioéticaFrom a medical ethics rules to a bioethics codeBioethicsEthicsMedicalPrinciple of AutonomyHuman Rights.BioéticaÉtica MédicaDireitos HumanosPrincípios Morais.O trabalho analisa brevemente o Código de Ética Médica brasileiro em vigência, sugerindo em seguida um Código de Princípios de Ética, baseado em princípios e não em regras. Ainda que o conceito "Princípio" seja mais vago e mais abstrato do que o de "regra", ele é, por outro lado, mais estável e mais amplo. Considerando a saúde como definida em termos de bem estar biopsicossocial, e não apenas como ausência de doença, o trabalho propõe um código de princípios para toda a área da saúde - e não só para a Medicina - que leve em conta os princípios básicos da Bioética: o respeito pelo ser humano; a liberdade e a autonomia da pessoa; e a beneficência relacionada à qualidade de vida e à utilidade do ato médico. Por fim, propõe que as questões de regulamentação das profissões de saúde subordinem-se a este código maior de princípios, cabendo aos conselhos de cada profissão específica a tarefa de normatizar e fiscalizar o exercício profissional de seus filiados.This paper briefly analyses the Brazilian Code of Medical Ethics and also suggests a Code of Medical Ethics Principles, that would not be a code of rules but rather a code of principles. Although principles are more vaguer abstract than rules, they are more stable and less limited. Considering also that health is defined as a biopsychosocial well being and not only as the absence of illness, this paper purposes a code of principles for the health area, taking into account the principles of Bioethics: respect for the human being, the individual's freedom and autonomy, benefits related to quality of life and the usefulness of medical acts.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.2017-05-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionART.application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/13254810.11606/issn.2317-2770.v2i1p90-95Saúde Ética & Justiça ; v. 2 n. 1 (1997); 90-952317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/132548/128641Copyright (c) 2017 Claudio Cohen, Flávio Carvalho Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccessCohen, ClaudioFerraz, Flávio Carvalho2020-02-14T01:17:39Zoai:revistas.usp.br:article/132548Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2020-02-14T01:17:39Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv De um código de ética médica para um código de bioética
From a medical ethics rules to a bioethics code
title De um código de ética médica para um código de bioética
spellingShingle De um código de ética médica para um código de bioética
Cohen, Claudio
Bioethics
Ethics
Medical
Principle of Autonomy
Human Rights.
Bioética
Ética Médica
Direitos Humanos
Princípios Morais.
title_short De um código de ética médica para um código de bioética
title_full De um código de ética médica para um código de bioética
title_fullStr De um código de ética médica para um código de bioética
title_full_unstemmed De um código de ética médica para um código de bioética
title_sort De um código de ética médica para um código de bioética
author Cohen, Claudio
author_facet Cohen, Claudio
Ferraz, Flávio Carvalho
author_role author
author2 Ferraz, Flávio Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cohen, Claudio
Ferraz, Flávio Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Bioethics
Ethics
Medical
Principle of Autonomy
Human Rights.
Bioética
Ética Médica
Direitos Humanos
Princípios Morais.
topic Bioethics
Ethics
Medical
Principle of Autonomy
Human Rights.
Bioética
Ética Médica
Direitos Humanos
Princípios Morais.
description O trabalho analisa brevemente o Código de Ética Médica brasileiro em vigência, sugerindo em seguida um Código de Princípios de Ética, baseado em princípios e não em regras. Ainda que o conceito "Princípio" seja mais vago e mais abstrato do que o de "regra", ele é, por outro lado, mais estável e mais amplo. Considerando a saúde como definida em termos de bem estar biopsicossocial, e não apenas como ausência de doença, o trabalho propõe um código de princípios para toda a área da saúde - e não só para a Medicina - que leve em conta os princípios básicos da Bioética: o respeito pelo ser humano; a liberdade e a autonomia da pessoa; e a beneficência relacionada à qualidade de vida e à utilidade do ato médico. Por fim, propõe que as questões de regulamentação das profissões de saúde subordinem-se a este código maior de princípios, cabendo aos conselhos de cada profissão específica a tarefa de normatizar e fiscalizar o exercício profissional de seus filiados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ART.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/132548
10.11606/issn.2317-2770.v2i1p90-95
url https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/132548
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-2770.v2i1p90-95
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/132548/128641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claudio Cohen, Flávio Carvalho Ferraz
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claudio Cohen, Flávio Carvalho Ferraz
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.
dc.source.none.fl_str_mv Saúde Ética & Justiça ; v. 2 n. 1 (1997); 90-95
2317-2770
reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde, Ética & Justiça (Online)
collection Saúde, Ética & Justiça (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasej@fm.usp.br||
_version_ 1797053621559361536