Papel da logoaudiometria na obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA) na avaliação de pilotos da aviação civil com perda auditiva: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Virginia Silva
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Maciel, Daniele Pimentel, Gianvecchio, Daniele Muñoz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde, Ética & Justiça (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/102825
Resumo: A avaliação auditiva dos pilotos é realizada anualmente para a obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA). Muitos pilotos apresentam perda auditiva, principalmente decorrente da exposição ao ruído e da presbiacusia. Os critérios audiométricos para obtenção do CMA são preconizados pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC), e quando os limiares não são alcançados, é proposto um teste para avaliar se o piloto pode ouvir a voz do examinador em intensidade normal em um ambiente silencioso a 2 metros e de costas para este. No entanto, esse teste não avalia a capacidade de entendimento do piloto. Objetivos: Discutir e propor a utilização da logoaudiometria como teste de escolha nas avaliações dos pilotos civis que não preencherem os requisitos auditivos mínimos na audiometria tonal conforme preconizado pelo RBAC. Relato de caso: Foi avaliado o caso de um piloto que não preencheu os critérios audiométricos preconizados pelo RBAC. Este foi então submetido ao teste de escutar a voz do examinador a 2 metros e de costas para este, com resultado inconclusivo, sendo encaminhado para a realização de logoaudiometria, com resultado alterado. Discussão: A avaliação adequada da audição do piloto civil é de suma importância para não o colocar em risco e nem aos demais tripulantes. Quando o piloto não preenche os critérios audiométricos na audiometria tonal, é proposto que seja realizado um teste a 2 metros do examinador e de costas para este. No entanto, esse teste não avalia a capacidade de entendimento do que é falado. O teste também não estabelece com exatidão como deve ser avaliada a resposta do piloto e o que deve ser falado. Dessa forma é proposta a audiometria vocal com discriminação auditiva (logoaudiometria) como teste de escolha para avaliação dos pilotos que não preenchem os critérios audiométricos do RBAC. Esse teste é de fácil reprodutibilidade, pode ser realizado no mesmo local da audiometria, com palavras foneticamente equilibradas já estabelecidas no português. Conclusão: Na avaliação dos pilotos com perda auditiva na audiometria tonal maior do que a preconizada pelo RBAC é imperativa a utilização de um teste que avalie a capacidade de compreensão das palavras e que seja de fácil reprodução. O teste de mais fácil reprodução, que avalia a discriminação auditiva, é a logoaudiometria, que poderia ser utilizada quando o periciando apresentar perda auditiva na audiometria tonal.
id USP - 64_c1373bf9c362242d628d416160ed37c5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/102825
network_acronym_str USP - 64
network_name_str Saúde, Ética & Justiça (Online)
repository_id_str
spelling Papel da logoaudiometria na obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA) na avaliação de pilotos da aviação civil com perda auditiva: relato de casoRole of speech audiometry of pilots with hearing loss in evaluating their eligibility to obtain a civil aviation medical certificate (CMA): a case reportAudiometrySpeechHearing LossAerospace MedicineCase Studies.Audiometria da FalaPerda AuditivaMedicina AeroespacialEstudos de Casos.A avaliação auditiva dos pilotos é realizada anualmente para a obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA). Muitos pilotos apresentam perda auditiva, principalmente decorrente da exposição ao ruído e da presbiacusia. Os critérios audiométricos para obtenção do CMA são preconizados pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC), e quando os limiares não são alcançados, é proposto um teste para avaliar se o piloto pode ouvir a voz do examinador em intensidade normal em um ambiente silencioso a 2 metros e de costas para este. No entanto, esse teste não avalia a capacidade de entendimento do piloto. Objetivos: Discutir e propor a utilização da logoaudiometria como teste de escolha nas avaliações dos pilotos civis que não preencherem os requisitos auditivos mínimos na audiometria tonal conforme preconizado pelo RBAC. Relato de caso: Foi avaliado o caso de um piloto que não preencheu os critérios audiométricos preconizados pelo RBAC. Este foi então submetido ao teste de escutar a voz do examinador a 2 metros e de costas para este, com resultado inconclusivo, sendo encaminhado para a realização de logoaudiometria, com resultado alterado. Discussão: A avaliação adequada da audição do piloto civil é de suma importância para não o colocar em risco e nem aos demais tripulantes. Quando o piloto não preenche os critérios audiométricos na audiometria tonal, é proposto que seja realizado um teste a 2 metros do examinador e de costas para este. No entanto, esse teste não avalia a capacidade de entendimento do que é falado. O teste também não estabelece com exatidão como deve ser avaliada a resposta do piloto e o que deve ser falado. Dessa forma é proposta a audiometria vocal com discriminação auditiva (logoaudiometria) como teste de escolha para avaliação dos pilotos que não preenchem os critérios audiométricos do RBAC. Esse teste é de fácil reprodutibilidade, pode ser realizado no mesmo local da audiometria, com palavras foneticamente equilibradas já estabelecidas no português. Conclusão: Na avaliação dos pilotos com perda auditiva na audiometria tonal maior do que a preconizada pelo RBAC é imperativa a utilização de um teste que avalie a capacidade de compreensão das palavras e que seja de fácil reprodução. O teste de mais fácil reprodução, que avalia a discriminação auditiva, é a logoaudiometria, que poderia ser utilizada quando o periciando apresentar perda auditiva na audiometria tonal.Hearing assessment of pilots is performed annually to obtain the aeronautical medical certificate (CMA). Many pilots have hearing loss, mainly caused by exposure to noise and presbycusis. Audiometric criteria for obtaining CMA is advocated by the Brazilian Civil Aviation Regulation (RBAC), and when they do not reach the thresholds, a test is given to assess if the pilot can hear the voice of the examiner at normal intensity in a quiet room at 2 meters and facing in the opposite direction of the sound source. However this test does not evaluate the ability of discrimination of the pilot. Objectives: To discuss and propose the use of speech audiometry as the test of choice in the evaluation of civil pilots who did not fulfill the minimum requirements in the tone audiometry as recommended by RBAC. Case report: a case was evaluated of a pilot who did not fulfill the audiometric criteria recommended by RBAC. He was then asked to listen to the voice of the examiner at 2 meters distance when facing backwards, whereupon the results were inconclusive, and he was then sent to undergo speech audiometry, which gave abnormal results. Discussion: A proper evaluation of hearing of the civil pilot is highly important in order not to put his or his crew’s life at risk. When the pilot does not fulfill the criteria of pure tone audiometry, it is proposed that a hearing test be performed at 2 meters distance from the examiner and while facing backwards. However this test does not evaluate the ability of discrimination of what is spoken. The test does not establish exactly how the response of the pilot should be evaluated and what should be spoken. Thus, it is proposed the speech audiometry with auditory discrimination (speech discrimination) be the test of choice for evaluation of the pilots who do not meet the audiometric criteria of RBAC. This test is easily reproducible and can be performed at the same location as audiometry, and uses phonetically balanced words already established in Portuguese. Conclusion: In the evaluation of pilots with hearing loss in the tone audiometry greater than that advocated by RBAC, it is very important to use a test that assesses the ability to discriminate words and is easily reproducible. The easiest test to reproduce, which assesses auditory discrimination, is speech audiometry and it should be used whenever a pilot has a hearing loss.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.2015-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRCapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/10282510.11606/issn.2317-2770.v20i1p37-42Saúde Ética & Justiça ; v. 20 n. 1 (2015); 37-422317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/102825/101116Copyright (c) 2015 Saúde, Ética & Justiçainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Virginia SilvaMaciel, Daniele PimentelGianvecchio, Daniele Muñoz2016-02-03T15:49:23Zoai:revistas.usp.br:article/102825Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2016-02-03T15:49:23Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Papel da logoaudiometria na obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA) na avaliação de pilotos da aviação civil com perda auditiva: relato de caso
Role of speech audiometry of pilots with hearing loss in evaluating their eligibility to obtain a civil aviation medical certificate (CMA): a case report
title Papel da logoaudiometria na obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA) na avaliação de pilotos da aviação civil com perda auditiva: relato de caso
spellingShingle Papel da logoaudiometria na obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA) na avaliação de pilotos da aviação civil com perda auditiva: relato de caso
Gomes, Virginia Silva
Audiometry
Speech
Hearing Loss
Aerospace Medicine
Case Studies.
Audiometria da Fala
Perda Auditiva
Medicina Aeroespacial
Estudos de Casos.
title_short Papel da logoaudiometria na obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA) na avaliação de pilotos da aviação civil com perda auditiva: relato de caso
title_full Papel da logoaudiometria na obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA) na avaliação de pilotos da aviação civil com perda auditiva: relato de caso
title_fullStr Papel da logoaudiometria na obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA) na avaliação de pilotos da aviação civil com perda auditiva: relato de caso
title_full_unstemmed Papel da logoaudiometria na obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA) na avaliação de pilotos da aviação civil com perda auditiva: relato de caso
title_sort Papel da logoaudiometria na obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA) na avaliação de pilotos da aviação civil com perda auditiva: relato de caso
author Gomes, Virginia Silva
author_facet Gomes, Virginia Silva
Maciel, Daniele Pimentel
Gianvecchio, Daniele Muñoz
author_role author
author2 Maciel, Daniele Pimentel
Gianvecchio, Daniele Muñoz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Virginia Silva
Maciel, Daniele Pimentel
Gianvecchio, Daniele Muñoz
dc.subject.por.fl_str_mv Audiometry
Speech
Hearing Loss
Aerospace Medicine
Case Studies.
Audiometria da Fala
Perda Auditiva
Medicina Aeroespacial
Estudos de Casos.
topic Audiometry
Speech
Hearing Loss
Aerospace Medicine
Case Studies.
Audiometria da Fala
Perda Auditiva
Medicina Aeroespacial
Estudos de Casos.
description A avaliação auditiva dos pilotos é realizada anualmente para a obtenção do certificado médico aeronáutico (CMA). Muitos pilotos apresentam perda auditiva, principalmente decorrente da exposição ao ruído e da presbiacusia. Os critérios audiométricos para obtenção do CMA são preconizados pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC), e quando os limiares não são alcançados, é proposto um teste para avaliar se o piloto pode ouvir a voz do examinador em intensidade normal em um ambiente silencioso a 2 metros e de costas para este. No entanto, esse teste não avalia a capacidade de entendimento do piloto. Objetivos: Discutir e propor a utilização da logoaudiometria como teste de escolha nas avaliações dos pilotos civis que não preencherem os requisitos auditivos mínimos na audiometria tonal conforme preconizado pelo RBAC. Relato de caso: Foi avaliado o caso de um piloto que não preencheu os critérios audiométricos preconizados pelo RBAC. Este foi então submetido ao teste de escutar a voz do examinador a 2 metros e de costas para este, com resultado inconclusivo, sendo encaminhado para a realização de logoaudiometria, com resultado alterado. Discussão: A avaliação adequada da audição do piloto civil é de suma importância para não o colocar em risco e nem aos demais tripulantes. Quando o piloto não preenche os critérios audiométricos na audiometria tonal, é proposto que seja realizado um teste a 2 metros do examinador e de costas para este. No entanto, esse teste não avalia a capacidade de entendimento do que é falado. O teste também não estabelece com exatidão como deve ser avaliada a resposta do piloto e o que deve ser falado. Dessa forma é proposta a audiometria vocal com discriminação auditiva (logoaudiometria) como teste de escolha para avaliação dos pilotos que não preenchem os critérios audiométricos do RBAC. Esse teste é de fácil reprodutibilidade, pode ser realizado no mesmo local da audiometria, com palavras foneticamente equilibradas já estabelecidas no português. Conclusão: Na avaliação dos pilotos com perda auditiva na audiometria tonal maior do que a preconizada pelo RBAC é imperativa a utilização de um teste que avalie a capacidade de compreensão das palavras e que seja de fácil reprodução. O teste de mais fácil reprodução, que avalia a discriminação auditiva, é a logoaudiometria, que poderia ser utilizada quando o periciando apresentar perda auditiva na audiometria tonal.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
RC
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/102825
10.11606/issn.2317-2770.v20i1p37-42
url https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/102825
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-2770.v20i1p37-42
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/102825/101116
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Saúde, Ética & Justiça
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Saúde, Ética & Justiça
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.
dc.source.none.fl_str_mv Saúde Ética & Justiça ; v. 20 n. 1 (2015); 37-42
2317-2770
reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde, Ética & Justiça (Online)
collection Saúde, Ética & Justiça (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasej@fm.usp.br||
_version_ 1797053621484912640