Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde, Ética & Justiça (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/133994 |
Resumo: | A obesidade é um problema de saúde pública crescente em todo o mundo e acomete indivíduos de todos os níveis sociais e econômicos. Caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e é medida mais frequentemente pelo Índice de Massa Corporal (IMC), cujo cálculo é feito dividindo-se o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado (Kg/ m²). Pesquisas têm demonstrado cada vez mais a obesidade como fator de risco para diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoartropatias, câncer, apneia do sono e outras doenças. Entretanto, os problemas decorrentes da obesidade vão além dessas patologias. O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar uma revisão sistêmica sobre a literatura existente que trata da ocorrência de lesões e de mortalidade envolvendo condutores e passageiros obesos em acidentes de trânsito apresentada à comunidade científica. Foi observado que há aumento do risco de morte para condutores obesos, assim como para condutores com baixo IMC. Além disso, condutores obesos de motocicletas têm mais chances de ter lesões graves e ficar mais tempo internado do que condutores não obesos. Conclui-se, portanto, que pessoas situadas nos dois extremos do IMC tendem a ser as que mais sofrem com danos causados por acidentes de trânsito. |
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Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemáticaInjuries and eventual mortality in traffic involving obese drivers and passengers: a systematic reviewObesidadeAcidentes de TrânsitoMortalidade.ObesityTraffic AccidentsMortality.A obesidade é um problema de saúde pública crescente em todo o mundo e acomete indivíduos de todos os níveis sociais e econômicos. Caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e é medida mais frequentemente pelo Índice de Massa Corporal (IMC), cujo cálculo é feito dividindo-se o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado (Kg/ m²). Pesquisas têm demonstrado cada vez mais a obesidade como fator de risco para diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoartropatias, câncer, apneia do sono e outras doenças. Entretanto, os problemas decorrentes da obesidade vão além dessas patologias. O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar uma revisão sistêmica sobre a literatura existente que trata da ocorrência de lesões e de mortalidade envolvendo condutores e passageiros obesos em acidentes de trânsito apresentada à comunidade científica. Foi observado que há aumento do risco de morte para condutores obesos, assim como para condutores com baixo IMC. Além disso, condutores obesos de motocicletas têm mais chances de ter lesões graves e ficar mais tempo internado do que condutores não obesos. Conclui-se, portanto, que pessoas situadas nos dois extremos do IMC tendem a ser as que mais sofrem com danos causados por acidentes de trânsito. Obesity is a growing public health problem worldwide and affects individuals at all social and economic levels. It is characterized by the excessive accumulation of body fat and it is most frequently measured by Body Mass Index (BMI), which is obtained by the quotient of the weight and the squared height (kg/m²) of an individual. Research has increasingly demonstrated obesity as a risk factor for diabetes, dyslipidemias, arterial hypertension, cardiovascular diseases, osteoarthritis, sleep apnea, and other diseases. However, problems arising from obesity go beyond these pathologies. The objective of this research is a systemic review of the literature dealing with the occurrence of injuries and mortality involving obese drivers and passengers in traffic accidents presented to the scientific community. The results show there is an increased risk of death for obese drivers, as well as for drivers with low BMI. In addition, obese motorcycle drivers are more likely to have serious injuries and stay longer hospitalized than non-obese drivers. It is concluded, therefore, that people in the two extremes of BMI tend to suffer most from damages caused by traffic accidents.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionART.application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/13399410.11606/issn.2317-2770.v21i2p52-56Saúde Ética & Justiça ; v. 21 n. 2 (2016); 52-562317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/133994/129815Copyright (c) 2017 Dalmo Claro Oliveira, Maria Luiza Cavallariinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalmo ClaroCavallari, Maria Luiza2017-09-01T18:38:19Zoai:revistas.usp.br:article/133994Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2017-09-01T18:38:19Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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