Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Dalmo Claro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cavallari, Maria Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde, Ética & Justiça (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/133994
Resumo: A obesidade é um problema de saúde pública crescente em todo o mundo e acomete indivíduos de todos os níveis sociais e econômicos. Caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e é medida mais frequentemente pelo Índice de Massa Corporal (IMC), cujo cálculo é feito dividindo-se o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado (Kg/ m²). Pesquisas têm demonstrado cada vez mais a obesidade como fator de risco para diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoartropatias, câncer, apneia do sono e outras doenças. Entretanto, os problemas decorrentes da obesidade vão além dessas patologias. O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar uma revisão sistêmica sobre a literatura existente que trata da ocorrência de lesões e de mortalidade envolvendo condutores e passageiros obesos em acidentes de trânsito apresentada à comunidade científica. Foi observado que há aumento do risco de morte para condutores obesos, assim como para condutores com baixo IMC. Além disso, condutores obesos de motocicletas têm mais chances de ter lesões graves e ficar mais tempo internado do que condutores não obesos. Conclui-se, portanto, que pessoas situadas nos dois extremos do IMC tendem a ser as que mais sofrem com danos causados por acidentes de trânsito.
id USP - 64_d064e508292b67b07ebc844a2c2d5b58
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/133994
network_acronym_str USP - 64
network_name_str Saúde, Ética & Justiça (Online)
repository_id_str
spelling Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemáticaInjuries and eventual mortality in traffic involving obese drivers and passengers: a systematic reviewObesidadeAcidentes de TrânsitoMortalidade.ObesityTraffic AccidentsMortality.A obesidade é um problema de saúde pública crescente em todo o mundo e acomete indivíduos de todos os níveis sociais e econômicos. Caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e é medida mais frequentemente pelo Índice de Massa Corporal (IMC), cujo cálculo é feito dividindo-se o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado (Kg/ m²). Pesquisas têm demonstrado cada vez mais a obesidade como fator de risco para diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoartropatias, câncer, apneia do sono e outras doenças. Entretanto, os problemas decorrentes da obesidade vão além dessas patologias. O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar uma revisão sistêmica sobre a literatura existente que trata da ocorrência de lesões e de mortalidade envolvendo condutores e passageiros obesos em acidentes de trânsito apresentada à comunidade científica. Foi observado que há aumento do risco de morte para condutores obesos, assim como para condutores com baixo IMC. Além disso, condutores obesos de motocicletas têm mais chances de ter lesões graves e ficar mais tempo internado do que condutores não obesos. Conclui-se, portanto, que pessoas situadas nos dois extremos do IMC tendem a ser as que mais sofrem com danos causados por acidentes de trânsito. Obesity is a growing public health problem worldwide and affects individuals at all social and economic levels. It is characterized by the excessive accumulation of body fat and it is most frequently measured by Body Mass Index (BMI), which is obtained by the quotient of the weight and the squared height (kg/m²) of an individual. Research has increasingly demonstrated obesity as a risk factor for diabetes, dyslipidemias, arterial hypertension, cardiovascular diseases, osteoarthritis, sleep apnea, and other diseases. However, problems arising from obesity go beyond these pathologies. The objective of this research is a systemic review of the literature dealing with the occurrence of injuries and mortality involving obese drivers and passengers in traffic accidents presented to the scientific community. The results show there is an increased risk of death for obese drivers, as well as for drivers with low BMI. In addition, obese motorcycle drivers are more likely to have serious injuries and stay longer hospitalized than non-obese drivers. It is concluded, therefore, that people in the two extremes of BMI tend to suffer most from damages caused by traffic accidents.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.2016-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionART.application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/13399410.11606/issn.2317-2770.v21i2p52-56Saúde Ética & Justiça ; v. 21 n. 2 (2016); 52-562317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/133994/129815Copyright (c) 2017 Dalmo Claro Oliveira, Maria Luiza Cavallariinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Dalmo ClaroCavallari, Maria Luiza2017-09-01T18:38:19Zoai:revistas.usp.br:article/133994Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2017-09-01T18:38:19Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática
Injuries and eventual mortality in traffic involving obese drivers and passengers: a systematic review
title Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática
spellingShingle Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática
Oliveira, Dalmo Claro
Obesidade
Acidentes de Trânsito
Mortalidade.
Obesity
Traffic Accidents
Mortality.
title_short Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática
title_full Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática
title_fullStr Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática
title_sort Lesões e eventual mortalidade no trânsito envolvendo condutores e passageiros obesos: uma revisão sistemática
author Oliveira, Dalmo Claro
author_facet Oliveira, Dalmo Claro
Cavallari, Maria Luiza
author_role author
author2 Cavallari, Maria Luiza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Dalmo Claro
Cavallari, Maria Luiza
dc.subject.por.fl_str_mv Obesidade
Acidentes de Trânsito
Mortalidade.
Obesity
Traffic Accidents
Mortality.
topic Obesidade
Acidentes de Trânsito
Mortalidade.
Obesity
Traffic Accidents
Mortality.
description A obesidade é um problema de saúde pública crescente em todo o mundo e acomete indivíduos de todos os níveis sociais e econômicos. Caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e é medida mais frequentemente pelo Índice de Massa Corporal (IMC), cujo cálculo é feito dividindo-se o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado (Kg/ m²). Pesquisas têm demonstrado cada vez mais a obesidade como fator de risco para diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, osteoartropatias, câncer, apneia do sono e outras doenças. Entretanto, os problemas decorrentes da obesidade vão além dessas patologias. O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar uma revisão sistêmica sobre a literatura existente que trata da ocorrência de lesões e de mortalidade envolvendo condutores e passageiros obesos em acidentes de trânsito apresentada à comunidade científica. Foi observado que há aumento do risco de morte para condutores obesos, assim como para condutores com baixo IMC. Além disso, condutores obesos de motocicletas têm mais chances de ter lesões graves e ficar mais tempo internado do que condutores não obesos. Conclui-se, portanto, que pessoas situadas nos dois extremos do IMC tendem a ser as que mais sofrem com danos causados por acidentes de trânsito.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ART.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/133994
10.11606/issn.2317-2770.v21i2p52-56
url https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/133994
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-2770.v21i2p52-56
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/133994/129815
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Dalmo Claro Oliveira, Maria Luiza Cavallari
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Dalmo Claro Oliveira, Maria Luiza Cavallari
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.
dc.source.none.fl_str_mv Saúde Ética & Justiça ; v. 21 n. 2 (2016); 52-56
2317-2770
reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde, Ética & Justiça (Online)
collection Saúde, Ética & Justiça (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasej@fm.usp.br||
_version_ 1797053621592915968