A importância da coleta de material peniano do suspeito em casos de crimes sexuais: um relato de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, TCL
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Torres, JCN, Sobreira, ACM, Brasil, SMV, Cavalcante, IA, Alencar, VHM
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde, Ética & Justiça (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/57836
Resumo: A violência sexual é um dos mais ultrajantes tipos de violação dos direitos humanos, expondo a vítima a conseqüências físicas e psicológicas. Avanços nas tecnologias de DNA surtiram um enorme impacto no campo da ciência forense, proporcionando à justiça uma poderosa ferramenta nas investigações de crimes sexuais. No presente trabalho abordamos um caso de estupro perpetrado contra um menor, 11 anos, sexo masculino, autista. Foram coletados swabs oral e anal da vitima e no suspeito coletou-se swabs oral e peniano, visando a análise de DNA. O material coletado foi encaminhado ao Núcleo de Perícias em DNA Forense da (PEFOCE), onde se realizou a extração de DNA por técnicas específi cas para cada tipo de amostra. As amostras de DNA foram submetidas à amplifi cação pelo método da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), utilizando sistemas AmpFlSTR®NGM e AmpFlSTR®Yfi ler da Applied Biosystems, e Power Plex 16 HS da Promega Corporation. Os produtos de amplifi cação foram objeto de corrida eletroforética em capilar no aparelho ABI PRISM 3130 Genetic Analyzer da Applied Biosystems. No material anal da vítima foi detectado apenas o seu perfi l, não sendo detectado perfi l de mistura. Na amostra do swab peniano do acusado, foi constatada presença de perfi l genético proveniente de mais de uma pessoa do sexo masculino. Neste perfi l de mistura observou-se a presença de todos os alelos da vítima, resultando em uma análise estatística que vincula a vítima ao suposto agressor. O caso abordado demonstra a importância da coleta do material peniano nos casos de crimes sexuais, mesmo quando não há evidências de prática do coito anal e/ou vaginal.
id USP - 64_d597c01e143ae806b5473f2c1f143777
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/57836
network_acronym_str USP - 64
network_name_str Saúde, Ética & Justiça (Online)
repository_id_str
spelling A importância da coleta de material peniano do suspeito em casos de crimes sexuais: um relato de caso.Genética forenseAnálise de DNACrime sexualSwab peniano.A violência sexual é um dos mais ultrajantes tipos de violação dos direitos humanos, expondo a vítima a conseqüências físicas e psicológicas. Avanços nas tecnologias de DNA surtiram um enorme impacto no campo da ciência forense, proporcionando à justiça uma poderosa ferramenta nas investigações de crimes sexuais. No presente trabalho abordamos um caso de estupro perpetrado contra um menor, 11 anos, sexo masculino, autista. Foram coletados swabs oral e anal da vitima e no suspeito coletou-se swabs oral e peniano, visando a análise de DNA. O material coletado foi encaminhado ao Núcleo de Perícias em DNA Forense da (PEFOCE), onde se realizou a extração de DNA por técnicas específi cas para cada tipo de amostra. As amostras de DNA foram submetidas à amplifi cação pelo método da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), utilizando sistemas AmpFlSTR®NGM e AmpFlSTR®Yfi ler da Applied Biosystems, e Power Plex 16 HS da Promega Corporation. Os produtos de amplifi cação foram objeto de corrida eletroforética em capilar no aparelho ABI PRISM 3130 Genetic Analyzer da Applied Biosystems. No material anal da vítima foi detectado apenas o seu perfi l, não sendo detectado perfi l de mistura. Na amostra do swab peniano do acusado, foi constatada presença de perfi l genético proveniente de mais de uma pessoa do sexo masculino. Neste perfi l de mistura observou-se a presença de todos os alelos da vítima, resultando em uma análise estatística que vincula a vítima ao suposto agressor. O caso abordado demonstra a importância da coleta do material peniano nos casos de crimes sexuais, mesmo quando não há evidências de prática do coito anal e/ou vaginal.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.2013-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionART.application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/5783610.11606/issn.2317-2770.v18ispep45-49Saúde Ética & Justiça ; v. 18 (2013); 45-492317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/57836/60884Rocha, TCLTorres, JCNSobreira, ACMBrasil, SMVCavalcante, IAAlencar, VHMinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T15:49:27Zoai:revistas.usp.br:article/57836Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2016-02-03T15:49:27Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da coleta de material peniano do suspeito em casos de crimes sexuais: um relato de caso.
title A importância da coleta de material peniano do suspeito em casos de crimes sexuais: um relato de caso.
spellingShingle A importância da coleta de material peniano do suspeito em casos de crimes sexuais: um relato de caso.
Rocha, TCL
Genética forense
Análise de DNA
Crime sexual
Swab peniano.
title_short A importância da coleta de material peniano do suspeito em casos de crimes sexuais: um relato de caso.
title_full A importância da coleta de material peniano do suspeito em casos de crimes sexuais: um relato de caso.
title_fullStr A importância da coleta de material peniano do suspeito em casos de crimes sexuais: um relato de caso.
title_full_unstemmed A importância da coleta de material peniano do suspeito em casos de crimes sexuais: um relato de caso.
title_sort A importância da coleta de material peniano do suspeito em casos de crimes sexuais: um relato de caso.
author Rocha, TCL
author_facet Rocha, TCL
Torres, JCN
Sobreira, ACM
Brasil, SMV
Cavalcante, IA
Alencar, VHM
author_role author
author2 Torres, JCN
Sobreira, ACM
Brasil, SMV
Cavalcante, IA
Alencar, VHM
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, TCL
Torres, JCN
Sobreira, ACM
Brasil, SMV
Cavalcante, IA
Alencar, VHM
dc.subject.por.fl_str_mv Genética forense
Análise de DNA
Crime sexual
Swab peniano.
topic Genética forense
Análise de DNA
Crime sexual
Swab peniano.
description A violência sexual é um dos mais ultrajantes tipos de violação dos direitos humanos, expondo a vítima a conseqüências físicas e psicológicas. Avanços nas tecnologias de DNA surtiram um enorme impacto no campo da ciência forense, proporcionando à justiça uma poderosa ferramenta nas investigações de crimes sexuais. No presente trabalho abordamos um caso de estupro perpetrado contra um menor, 11 anos, sexo masculino, autista. Foram coletados swabs oral e anal da vitima e no suspeito coletou-se swabs oral e peniano, visando a análise de DNA. O material coletado foi encaminhado ao Núcleo de Perícias em DNA Forense da (PEFOCE), onde se realizou a extração de DNA por técnicas específi cas para cada tipo de amostra. As amostras de DNA foram submetidas à amplifi cação pelo método da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), utilizando sistemas AmpFlSTR®NGM e AmpFlSTR®Yfi ler da Applied Biosystems, e Power Plex 16 HS da Promega Corporation. Os produtos de amplifi cação foram objeto de corrida eletroforética em capilar no aparelho ABI PRISM 3130 Genetic Analyzer da Applied Biosystems. No material anal da vítima foi detectado apenas o seu perfi l, não sendo detectado perfi l de mistura. Na amostra do swab peniano do acusado, foi constatada presença de perfi l genético proveniente de mais de uma pessoa do sexo masculino. Neste perfi l de mistura observou-se a presença de todos os alelos da vítima, resultando em uma análise estatística que vincula a vítima ao suposto agressor. O caso abordado demonstra a importância da coleta do material peniano nos casos de crimes sexuais, mesmo quando não há evidências de prática do coito anal e/ou vaginal.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ART.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/57836
10.11606/issn.2317-2770.v18ispep45-49
url https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/57836
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-2770.v18ispep45-49
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/57836/60884
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.
dc.source.none.fl_str_mv Saúde Ética & Justiça ; v. 18 (2013); 45-49
2317-2770
reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde, Ética & Justiça (Online)
collection Saúde, Ética & Justiça (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistasej@fm.usp.br||
_version_ 1797053621051850752