Preditores de síndrome da apneia obstrutiva do sono em caminhoneiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Clarissa Mari de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nakashima, Erika, Feijó, Esmeralda, Bonnet, Fabianne, Silva, Luana Sarti e, Gandra, Lyvia Lorena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde, Ética & Justiça (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/126520
Resumo: O acidente de trânsito é uma das principais causas de morbimortalidade no mundo e estudos demonstram que cerca de 20% deve-se à falta de atenção e/ou sono excessivo. A sonolência em demasia pode ser considerada como um potencial indicador da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) quando combinada com sobrepeso ou obesidade, pressão arterial elevada e circunferência cervical aumentada. Estudos sugerem que motoristas profissionais têm uma maior prevalência de SAOS do que a população em geral, motivo de preocupação para a segurança no tráfego. No Brasil, a Resolução nº 425 de 27/11/2012 trata especificamente da avaliação dos distúrbios do sono, incluindo seus parâmetros. O projeto “Comandos de Saúde nas Rodovias” (CSR), desde 2006, realiza as chamadas blitzes educativas nas estradas, tendo a detecção de fatores de risco à saúde dos caminhoneiros como seu principal objetivo. Destarte, com os dados obtidos através de exames e questionários aplicados durante os CSR em duas cidades de São Paulo em 2014, foi realizado o presente estudo, observacional e transversal, objetivando estimar a prevalência dos preditores de SAOS em motoristas de caminhão no estado brasileiro de São Paulo (Brasil). Os resultados revelaram indicadores fora dos padrões considerados desejáveis. A pressão arterial sistêmica elevada apresentou prevalência alterada em mais de ¼ dos condutores; o Índice de Massa Corporal (IMC) > 30 kg/m² foi constatado em 29,5% dos participantes; a Circunferência Cervical (CC) foi superior a 45 cm em 6% dos motoristas e 5,7% dos participantes obtiveram 12 ou mais pontos na Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Com este estudo, alerta-se para o grave problema da sonolência excessiva nas rodovias nacionais e ressalta-se a necessidade da inclusão progressiva desta doença entre as condições médicas que suscitam atenção específica nos exames da Medicina de Tráfego e saúde do condutor.
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O projeto “Comandos de Saúde nas Rodovias” (CSR), desde 2006, realiza as chamadas blitzes educativas nas estradas, tendo a detecção de fatores de risco à saúde dos caminhoneiros como seu principal objetivo. Destarte, com os dados obtidos através de exames e questionários aplicados durante os CSR em duas cidades de São Paulo em 2014, foi realizado o presente estudo, observacional e transversal, objetivando estimar a prevalência dos preditores de SAOS em motoristas de caminhão no estado brasileiro de São Paulo (Brasil). Os resultados revelaram indicadores fora dos padrões considerados desejáveis. A pressão arterial sistêmica elevada apresentou prevalência alterada em mais de ¼ dos condutores; o Índice de Massa Corporal (IMC) > 30 kg/m² foi constatado em 29,5% dos participantes; a Circunferência Cervical (CC) foi superior a 45 cm em 6% dos motoristas e 5,7% dos participantes obtiveram 12 ou mais pontos na Escala de Sonolência de Epworth (ESE). Com este estudo, alerta-se para o grave problema da sonolência excessiva nas rodovias nacionais e ressalta-se a necessidade da inclusão progressiva desta doença entre as condições médicas que suscitam atenção específica nos exames da Medicina de Tráfego e saúde do condutor.Traffic accidents are one of the leading causes of worldwide morbidity and mortality. Studies show that about 20% of these accidents are due to the lack of attention and/or excessive sleepiness. Drowsiness can be considered a potential indicator of Obstructive Sleep Apnea Syndrome (OSAS) when combined with overweight or obesity, high blood pressure and enlarged Cervical Circumference (CC). Studies suggest that professional drivers have a higher prevalence of OSAS than the general population, which is a matter of concern for traffic safety. Nevertheless, only in a few European countries is the subject of OSAS included as part of drivers’ license regulation criteria. In Brazil, Resolution 425 of 11.27.2012 specifically refers to the evaluation of sleep disorders, including its parameters. Since 2006, a project was initiated called the “Highway Health Command” (HHC), that consists of educational blitzes with spot surveys on Brazilian roads, in order to detect risk factors in truck drivers’ health. Thus, during the HHC held in two cities of São Paulo in 2014, data obtained from examinations and questionnaires were used for this observational and cross-sectional study, aiming to estimate the prevalence of OSAS predictors in truck drivers in São Paulo state (Brazil). Results showed that the indicators fell short of the desirable standards. High blood pressure showed deviations in more than ¼ drivers; body mass index greater than 30kg/ m² was noticed in 29.5% participants; CC was larger than 45cm in 6% drivers and 5.7% participants scored 12 or more at Epworth Sleepiness Scale (ESS). This study forewarns of the severity of drowsiness in national highways, emphasizing the need for progressive inclusion of this disease among medical conditions to which specific attention should be given in examinations of traffic medicine and drivers’ health.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.2017-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionART.application/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/12652010.11606/issn.2317-2770.v21i1p28-37Saúde Ética & Justiça ; v. 21 n. 1 (2016); 28-372317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/126520/123486Copyright (c) 2017 Clarissa Mari de Medeiros, Erika Nakashima, Esmeralda Feijó, Fabianne Bonnet, Luana Sarti e Silva, Lyvia Lorena Gandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Clarissa Mari deNakashima, ErikaFeijó, EsmeraldaBonnet, FabianneSilva, Luana Sarti eGandra, Lyvia Lorena2018-08-06T17:56:16Zoai:revistas.usp.br:article/126520Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2018-08-06T17:56:16Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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