Pyschic and osteomuscular symptomatology in executive bank cashiers and relationship with the organization of the work: a case of a state bank in southern Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scopel, Juliana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Oliveira, Paulo Antonio Barros, Campello, Jaquelline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde, Ética & Justiça (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sej/article/view/44357
Resumo: O artigo tem como objetivo identificar a situação de saúde dos caixas executivos em um banco público de Porto Alegre que vem passando por intenso processo de reestruturação, e os fatores de risco que levam ao adoecimento de seus funcionários. Material e Métodos: Participaram da pesquisa 138 trabalhadores de 34 agências bancárias. Os dados foram coletados através de questionários estruturados. Para a análise da determinação das relações causais, utilizou-se a estatística analítica e inferencial e para a análise das cargas de trabalho e a forma como determinam o desgaste/ adoecimento, utilizou-se o Teste de Correlação de Pearson. Resultados: As situações problemáticas de trabalho que tiveram maior correlação com a sintomatologia osteomuscular e psíquica referida foram, respectivamente, a atividade estressante, volume de trabalho excessivo, exames médicos insatisfatórios, exigências posturais e cadeiras, equipamentos, máquinas desconfortáveis. As queixas dos fatores da organização do trabalho, psicossociais, do ambiente e do mobiliário são muito freqüentes, indicando a necessidade de modificações no ambiente de trabalho destes bancários. O sexo feminino prevaleceu (59,4% da amostra). A média de horas por dia de trabalho foi de aproximadamente 8 horas e 21 minutos. Houve forte correlação entre situações problemáticas de trabalho e problemas de saúde (88,46% foram significativas). Quanto ao acidente de trabalho, 61 (45,86%) referem que nunca sofreram acidente de trabalho, 38 (52,78%) sofreram doença do trabalho, 25 (34,72%) foram assaltados, 4 (5,55%) sofreram acidente típico, 2 (2.78%) sofreram acidente de trajeto, e 3 (4,17%) sofreram outro tipo de acidente. Conclusão: Identificou-se que os maiores comprometimentos na atividade de caixa de banco são em função do volume excessivo de trabalho, da exigência de esforço mental e principalmente as posturas inadequadas com a cabeça, mãos e braços. O estresse e as jornadas de trabalho, que costumam ser longas, favorecem o comprometimento do bem estar e a saúde do caixa, na busca, pelo mesmo, em conseguir atender a demanda de serviços existentes.
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Para a análise da determinação das relações causais, utilizou-se a estatística analítica e inferencial e para a análise das cargas de trabalho e a forma como determinam o desgaste/ adoecimento, utilizou-se o Teste de Correlação de Pearson. Resultados: As situações problemáticas de trabalho que tiveram maior correlação com a sintomatologia osteomuscular e psíquica referida foram, respectivamente, a atividade estressante, volume de trabalho excessivo, exames médicos insatisfatórios, exigências posturais e cadeiras, equipamentos, máquinas desconfortáveis. As queixas dos fatores da organização do trabalho, psicossociais, do ambiente e do mobiliário são muito freqüentes, indicando a necessidade de modificações no ambiente de trabalho destes bancários. O sexo feminino prevaleceu (59,4% da amostra). A média de horas por dia de trabalho foi de aproximadamente 8 horas e 21 minutos. Houve forte correlação entre situações problemáticas de trabalho e problemas de saúde (88,46% foram significativas). Quanto ao acidente de trabalho, 61 (45,86%) referem que nunca sofreram acidente de trabalho, 38 (52,78%) sofreram doença do trabalho, 25 (34,72%) foram assaltados, 4 (5,55%) sofreram acidente típico, 2 (2.78%) sofreram acidente de trajeto, e 3 (4,17%) sofreram outro tipo de acidente. Conclusão: Identificou-se que os maiores comprometimentos na atividade de caixa de banco são em função do volume excessivo de trabalho, da exigência de esforço mental e principalmente as posturas inadequadas com a cabeça, mãos e braços. O estresse e as jornadas de trabalho, que costumam ser longas, favorecem o comprometimento do bem estar e a saúde do caixa, na busca, pelo mesmo, em conseguir atender a demanda de serviços existentes.This article aims at the investigation of executive cashiers’ health-conditions at a state bank in Porto Alegre, passing by an intense process of restructure, and the analysis of the risk factors making its employees ill.Material and Methods Results: The main claims and major sickening factors are excessive work volume, insufficient breaks, stressing activity, uncomfortable noise, unsatisfactory medical exams in the bank, uncomfortable/inadequate chair, uncomfortable/inadequate desk/counter/ teller’s window, uncomfortable/inadequate equipment/machines, inadequate postures in relation to head, arms and hands (significance .001). Conclusion: It was identified that the major problems with the bank-cashier activity are due to the excessive work volume, mental effort requirements and mainly the inadequate postures related to head, hands and arms. The complaints on work organization factors, and the ones on psychosocial environment and furniture show the necessity of changes not only in the physical environment but also in the organizational one as well as in the production process conception of these bank employees. The stress and working days, often long ones, favor the cashier’s welfare and health problems in his/her search for accomplishing the existing services demands. : One hundred and thirty eight executive cashiers from thirty four bank branches have participated in the research. Data have been collected through questionnaires. Pearson Correlation Test has been used to analyze the casual relationship determination (significance 5 %) for the analysis of work loads and the way they determine the wear/sickening. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina. Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina do Trabalho.2007-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/4435710.11606/issn.2317-2770.v12i1-2p33-41Saúde Ética & Justiça ; v. 12 n. 1-2 (2007); 33-412317-2770reponame:Saúde, Ética & Justiça (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sej/article/view/44357/47978Scopel, JulianaOliveira, Paulo Antonio BarrosCampello, Jaquellineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-02-03T15:49:45Zoai:revistas.usp.br:article/44357Revistahttps://www.revistas.usp.br/sej/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/sej/oairevistasej@fm.usp.br||2317-27701414-218Xopendoar:2016-02-03T15:49:45Saúde, Ética & Justiça (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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