Formatting Process of Sustainable Tourism Attractions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cassio dos Santos e
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Minasse, Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes, Marques, Sílvio César Moral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/88600
Resumo: Este artigo parte do pressuposto que o planejamento do destino turístico, com base nas premissas do desenvolvimento sustentável, deve focar e ressaltar seus atrativos turísticos, uma vez que esses elementos são responsáveis por promover o deslocamento de visitantes. Assim, a organização dos atrativos turísticos impacta na competitividade do destino no mercado turístico. Este estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um processo de formatação de atrativos turísticos sustentáveis. Os dados que subsidiam as reflexões aqui apresentadas foram coletados a partir de pesquisa bibliográfica e documental. O resultado final é a apresentação de um processo de formatação de atrativos turísticos, com uma abordagem prática e operacional no formato de auto solução, onde o proprietário e/ou gestor de atrativos turísticos, bem como os técnicos de projetos de turismo do SEBRAE-SP sejam capazes de implementar os procedimentos propostos neste trabalho. Este processo de formatação é composto por três etapas de desenvolvimento de atrativos turísticos (interpretação, diagnóstico e intervenção) que está alicerçado em cinco eixos estratégicos de análise (características do produto; estrutura física; segurança; gestão; promoção e comercialização). Espera-se que, ao contribuir para a análise da formatação de atrativos turísticos sustentáveis, possa-se criar subsídios para o processo de planejamento de destinos turísticos, no sentido de incrementar a qualidade das atividades de lazer e as experiências oferecidas, bem como orientar os profissionais que atuam diretamente na gestão desses equipamentos turísticos.
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O resultado final é a apresentação de um processo de formatação de atrativos turísticos, com uma abordagem prática e operacional no formato de auto solução, onde o proprietário e/ou gestor de atrativos turísticos, bem como os técnicos de projetos de turismo do SEBRAE-SP sejam capazes de implementar os procedimentos propostos neste trabalho. Este processo de formatação é composto por três etapas de desenvolvimento de atrativos turísticos (interpretação, diagnóstico e intervenção) que está alicerçado em cinco eixos estratégicos de análise (características do produto; estrutura física; segurança; gestão; promoção e comercialização). Espera-se que, ao contribuir para a análise da formatação de atrativos turísticos sustentáveis, possa-se criar subsídios para o processo de planejamento de destinos turísticos, no sentido de incrementar a qualidade das atividades de lazer e as experiências oferecidas, bem como orientar os profissionais que atuam diretamente na gestão desses equipamentos turísticos.This article assumes that the planning of tourist destination, based on the assumptions of sustainable development should focus on and highlight its tourist attractions, since these elements are responsible for promoting the movement of visitors. The organization of tourist attractions impacts the fate of competitiveness in the tourism market. This study aims to develop a process of formatting sustainable tourist attractions. The data that support the ideas presented here were collected from bibliographical and documentary research. The end result is the presentation of a process of formatting tourist attractions, with a practical and operational approach to self solution format, where the owner and / or manager tourist attractions as well as the technical tourism projects SEBRAE-SP are capable of implementing the procedures proposed in this work. This formatting process consists of three stages of development of tourist attractions (interpretation, diagnosis and intervention) that is built on five strategic axes of analysis (product characteristics, physical structure, security, management, promotion and marketing). It is expected that, by contributing to the analysis of formatting sustainable tourist attractions, can be created subsidies for the planning process of tourism destinations, in order to increase the quality of leisure activities and experiences offered, as well as guide professionals who work directly in the management of these tourist facilities.Este artículo se supone que la planificación del destino turístico, con base en los supuestos de desarrollo sostenible debe centrarse y resaltar sus atractivos turísticos, ya que estes son responsables de promover la circulación de los visitantes. La organización de las atracciones turísticas impactos el destino de la competitividad en el mercado turístico. Este estudio tiene como objetivo desarrollar un proceso de formatear y atracciones turísticas sostenibles. Los datos que apoyan las ideas que aquí se presentan se obtuvieron de la investigación bibliográfica y documental. El resultado final es la presentación de un proceso de formatear y lugares de interés turístico, con un enfoque práctico y operativo al formato de sistema de autogestión, donde el dueño y / o gerente de atracciones turísticas, así como el técnico de turismo de proyectos del SEBRAE-SP son capaces de implementar los procedimientos propuestos en este trabajo. Este proceso de formato consiste en tres etapas de desarrollo de las atracciones turísticas (interpretación, diagnóstico e intervención) que se basa en cinco ejes estratégicos de análisis (las características del producto, estructura física, seguridad, gestión, promoción y comercialización). Se espera que, al contribuir al análisis de formatear atracciones turísticas sostenibles, se pueden crear subsidios para el proceso de planificación de los destinos turísticos, con el fin de aumentar la calidad de las actividades de ocio y experiencias que ofrece, así como la guía profesionales que trabajan directamente en la gestión de estas instalaciones turísticas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/8860010.11606/issn.1984-4867.v26i3p639-667Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 3 (2015); 639-667Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 3 (2015); 639-667Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 3 (2015); 639-6671984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/88600/107467Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Cassio dos Santos eMinasse, Maria Henriqueta Sperandio Garcia GimenesMarques, Sílvio César Moral2016-01-14T16:41:27Zoai:revistas.usp.br:article/88600Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-01-14T16:41:27Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
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