Smart Tourism Destinations: un estudio basado en lavisión de los stakeholders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos-Júnior, Adalberto
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mendes-Filho, Luiz, Almeida-García, Fernando, Manuel-Simões, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
eng
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/125769
Resumo: Esta investigação analisa a visão dos stakeholders sobre os destinos turísticos inteligentes, fundamentado na metodologia da Sociedad Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A. (SEGITTUR), tendo como estudo de caso Marbella, município pertencente à província de Málaga (Espanha). Para atingir os objetivos planejados, foi utilizada a metodologia qualitativa, através das técnicas de observação direta e realização de entrevistas semiestruturadas com agentes do turismo – diretos e indiretos da cidade. As opiniões dos entrevistados foram categorizadas de forma indutiva a partir das redes sistêmicas de ideias e pensamentos, por meio de uma análise de conteúdo. Os resultados demonstram que Marbella possui características de um destino turístico inteligente, no entanto, precisa cumprir amplamente com todas as dimensões ou eixos metodológicos de SEGITTUR: tecnologia, inovação, acessibilidade e sustentabilidade. Conclui-se que Marbella é considerada um Smart Tourism Destination, em fase inicial, que adota principalmente estratégias tecnológicas e sustentáveis. Além disso, salienta-se que a governança turística e a construção de indicadores são fatores essenciais para o sucesso dos destinos inteligentes.
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As opiniões dos entrevistados foram categorizadas de forma indutiva a partir das redes sistêmicas de ideias e pensamentos, por meio de uma análise de conteúdo. Os resultados demonstram que Marbella possui características de um destino turístico inteligente, no entanto, precisa cumprir amplamente com todas as dimensões ou eixos metodológicos de SEGITTUR: tecnologia, inovação, acessibilidade e sustentabilidade. Conclui-se que Marbella é considerada um Smart Tourism Destination, em fase inicial, que adota principalmente estratégias tecnológicas e sustentáveis. Além disso, salienta-se que a governança turística e a construção de indicadores são fatores essenciais para o sucesso dos destinos inteligentes.Esta investigación analiza la visión de los stakeholders sobre los destinos turísticos inteligentes, fundado en la metodología de Sociedad Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas, S.A. (SEGITTUR), teniendo como estudio de caso Marbella, municipio perteneciente a la provincia de Málaga (España). A fin de alcanzar los objetivos planteados, fue utilizada la metodología cualitativa, a través de las técnicas de observación directa y realización de entrevistas semiestructuradas con agentes del turismo – directos e indirectos- de la ciudad. Las opiniones de los entrevistados se han categorizado de forma inductiva a partir de las redes sistémicas de ideas y pensamientos, por medio de un análisis de contenido. Los resultados demuestran que Marbella presenta características de un destino turístico inteligente, sinembargo, le hace falta cumplir, de manera más amplia, con todas las dimensiones o ejes metodológicos de SEGITTUR: la tecnología, la innovación, la accesibilidad y la sostenibilidad. Se concluye que Marbellaes considerada un Smart Tourism Destination, en fase inicial, que adopta principalmente estrategias tecnológicas y sostenibles. Además, se destaca que la gobernanza turística y la construcción de indicadores sonfactores claves para el éxito de los destinos inteligentes.This research analyzes the stakeholders’ views on smart tourism destinations, based on the methodology of the State Society for the Management of Innovation and Tourist Technologies, S.A. (SEGITTUR), having as case study Marbella, a city belonging to the province of Malaga (Spain). In order to reach the proposed objectives, the qualitative methodology was used through the techniques of direct observation and semi-structured interviews with direct and indirect tourism agents of the city. The opinions of the interviewees have been categorized in an inductive way from the systemic networks of ideas and thoughts through a content analysis. The results show that Marbella presents characteristics of a smart tourism destination, however, it needs to fulfill in a broader way, all the dimensions or methodological axes of SEGITTUR: technology, innovation, accessibility and sustainability. It is concluded that Marbella is considered a Smart Tourism Destination, in an initial phase that mainly adopts technological and sustainable strategies. In addition, it is stressed that tourism governance and the construction of indicators are key factors for the success of smart destinations.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/12576910.11606/issn.1984-4867.v28i3p358-379Revista Turismo em Análise; Vol. 28 No. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 358-379Revista Turismo em Análise; Vol. 28 Núm. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 358-379Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 358-3791984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaenghttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/125769/138250https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/125769/138251Copyright (c) 2018 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos-Júnior, AdalbertoMendes-Filho, LuizAlmeida-García, FernandoManuel-Simões, José2018-03-14T16:57:40Zoai:revistas.usp.br:article/125769Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2018-03-14T16:57:40Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
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