Análise da Qualidade do Serviço: um estudo entre a percepção do cliente e do guia em roteiros regionais do SESC - Santa Catarina, Brasil
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/126603 |
Resumo: | Resumo: Para atender a demanda da atividade turística e garantir a excelência no serviço, o mercado de trabalho tem exigido uma mão de obra qualificada e inovadora. Tendo em vista essa necessidade, o objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade percebida pelos clientes em relação aos serviços prestados pelos guias de turismo, em roteiros regionais do SESC – SC por meio do modelo SERVPERF (Cronin & Taylor, 1992). Questionários foram aplicados a clientes e guias de turismo, resultando em uma amostragem de 180 casos com o primeiro grupo e de 09 casos com o segundo. O delineamento metodológico da pesquisa se caracteriza como científico, de abordagem quantitativa, de natureza aplicada e descritiva. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, seguida de um survey. Por meio de análise estatística foi possível verificar que a prestação do serviço oferecido por este profissional, apresenta qualidade de serviço satisfatória, assim como a percepção de cliente e guia são relativamente semelhantes.Palavras chave: Turismo, Guia de Turismo, Qualidade de serviço, Satisfação dos clientes. |
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Análise da Qualidade do Serviço: um estudo entre a percepção do cliente e do guia em roteiros regionais do SESC - Santa Catarina, BrasilResumo: Para atender a demanda da atividade turística e garantir a excelência no serviço, o mercado de trabalho tem exigido uma mão de obra qualificada e inovadora. Tendo em vista essa necessidade, o objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade percebida pelos clientes em relação aos serviços prestados pelos guias de turismo, em roteiros regionais do SESC – SC por meio do modelo SERVPERF (Cronin & Taylor, 1992). Questionários foram aplicados a clientes e guias de turismo, resultando em uma amostragem de 180 casos com o primeiro grupo e de 09 casos com o segundo. O delineamento metodológico da pesquisa se caracteriza como científico, de abordagem quantitativa, de natureza aplicada e descritiva. Os procedimentos técnicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica, seguida de um survey. Por meio de análise estatística foi possível verificar que a prestação do serviço oferecido por este profissional, apresenta qualidade de serviço satisfatória, assim como a percepção de cliente e guia são relativamente semelhantes.Palavras chave: Turismo, Guia de Turismo, Qualidade de serviço, Satisfação dos clientes. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/12660310.11606/issn.1984-4867.v28i3p492-512Revista Turismo em Análise; Vol. 28 No. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 492-512Revista Turismo em Análise; Vol. 28 Núm. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 492-512Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 3 (2017): Setembro-Dezembro; 492-5121984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/126603/138573https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/126603/138765Copyright (c) 2018 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Maria Helena AlemanySantiago de Melo Filho, Marcos EstevãoArdigó, Carlos Marcelo2018-04-02T16:38:08Zoai:revistas.usp.br:article/126603Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2018-04-02T16:38:08Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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