A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Dercia Antunes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gil, Antonio Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102854
Resumo: Este ensaio tem como objetivo discutir a importância da identidade regional na configuração dos clusters turísticos. Como uma das características essenciais na definição de um cluster é a sua dimensão geográfica, a identidade regional torna-se um componente importante para a compreensão de sua constituição e desenvolvimento. Há que se considerar, no entanto, que essa identidade envolve tanto a identidade da região quanto a identidade regional (ou consciência regional) de seus habitantes. A identidade da região refere-se à sua caracterização ambiental, econômica e sociocultural. A consciência regional, por sua vez, refere-se ao conhecimento que os habitantes têm da região e de seus limites e também ao seu apego emocional à região, à solidariedade com os demais integrantes e também à disposição para atuar em prol da região. Propõe-se que na realização de pesquisas acerca da configuração de clusters turísticos seja considerada a identidade regional. Recomenda-se a construção de instrumentos para mensuração da identidade regional dos habitantes das regiões que abrigam clusters turísticos como também a construção de teorias fundamentadas para o conhecimento da identidade regional segundo a perspectiva de seus atores.
id USP - 65_452c80be3b6c66eed80431963787b9ac
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/102854
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters TurísticosThe Importance of Regional Identity in the setting of tourism ClustersLa importancia de la identidad regional en la configuración de clusters de turismoClusters turísticosRegiones turísticasIdentidad regionalTourist clustersTourist regionsRegional identityClusters turísticosRegiões turísticasIdentidade regionalEste ensaio tem como objetivo discutir a importância da identidade regional na configuração dos clusters turísticos. Como uma das características essenciais na definição de um cluster é a sua dimensão geográfica, a identidade regional torna-se um componente importante para a compreensão de sua constituição e desenvolvimento. Há que se considerar, no entanto, que essa identidade envolve tanto a identidade da região quanto a identidade regional (ou consciência regional) de seus habitantes. A identidade da região refere-se à sua caracterização ambiental, econômica e sociocultural. A consciência regional, por sua vez, refere-se ao conhecimento que os habitantes têm da região e de seus limites e também ao seu apego emocional à região, à solidariedade com os demais integrantes e também à disposição para atuar em prol da região. Propõe-se que na realização de pesquisas acerca da configuração de clusters turísticos seja considerada a identidade regional. Recomenda-se a construção de instrumentos para mensuração da identidade regional dos habitantes das regiões que abrigam clusters turísticos como também a construção de teorias fundamentadas para o conhecimento da identidade regional segundo a perspectiva de seus atores.Este ensayo tiene como objetivo discutir la importancia de la identidad regional en el ámbito de los clusters turísticos. Como una de las características esenciales en la definición de un cluster es su extensión geográfica, la identidad regional se convierte en un componente importante para la comprensión de su formación y desarrollo. Hay que considerar, sin embargo, que esta identidad implica tanto la identidad de la región como la identidad regional (o la conciencia regional) de sus habitantes. La identidad de la región se refiere a su caracterización ambiental, económica y socio-cultural. Conciencia regional, a su vez, se refiere al conocimiento que se tiene de la región y de sus límites y también al apego emocional a la región, la solidaridad con los demás miembros y también la voluntad de actuar en nombre de la región. Se propone que en la realización de investigaciones sobre la configuración de los clusters turísticos se considere la identidad regional. Se recomienda la construcción de instrumentos para la medición de la identidad regional de los habitantes de las regiones que albergan grupos de turistas y también la construcción de teorías fundamentadas para el conocimiento de la identidad regional desde la perspectiva de los actores.This essay aims to discuss the importance of regional identity in the setting of tourism clusters. As one of the essential features in the definition of a cluster is its geographical size, regional identity becomes an important component to understanding their formation and development. One must consider, however, that this identity involves both the identity of the region and regional identity (or regional consciousness) of its inhabitants. The identity of the region refers to its environmental, economic and socio-cultural characterization. Regional consciousness, in turn, refers to the knowledge that people have of the region and its boundaries and also their emotional attachment to the region, solidarity with the other members and also the willingness to act on behalf of the region. It is recommended the construction of instruments for measuring regional identity of inhabitants of the regions that harbor tourist clusters. It is also recommended building grounded theories for knowledge of regional identity from the perspective of its actors.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/10285410.11606/issn.1984-4867.v26i2p475-492Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 2 (2015); 475-492Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 475-492Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 475-4921984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102854/101213Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Dercia AntunesGil, Antonio Carlos2016-01-14T16:41:29Zoai:revistas.usp.br:article/102854Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-01-14T16:41:29Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos
The Importance of Regional Identity in the setting of tourism Clusters
La importancia de la identidad regional en la configuración de clusters de turismo
title A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos
spellingShingle A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos
Souza, Dercia Antunes
Clusters turísticos
Regiones turísticas
Identidad regional
Tourist clusters
Tourist regions
Regional identity
Clusters turísticos
Regiões turísticas
Identidade regional
title_short A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos
title_full A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos
title_fullStr A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos
title_full_unstemmed A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos
title_sort A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos
author Souza, Dercia Antunes
author_facet Souza, Dercia Antunes
Gil, Antonio Carlos
author_role author
author2 Gil, Antonio Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Dercia Antunes
Gil, Antonio Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Clusters turísticos
Regiones turísticas
Identidad regional
Tourist clusters
Tourist regions
Regional identity
Clusters turísticos
Regiões turísticas
Identidade regional
topic Clusters turísticos
Regiones turísticas
Identidad regional
Tourist clusters
Tourist regions
Regional identity
Clusters turísticos
Regiões turísticas
Identidade regional
description Este ensaio tem como objetivo discutir a importância da identidade regional na configuração dos clusters turísticos. Como uma das características essenciais na definição de um cluster é a sua dimensão geográfica, a identidade regional torna-se um componente importante para a compreensão de sua constituição e desenvolvimento. Há que se considerar, no entanto, que essa identidade envolve tanto a identidade da região quanto a identidade regional (ou consciência regional) de seus habitantes. A identidade da região refere-se à sua caracterização ambiental, econômica e sociocultural. A consciência regional, por sua vez, refere-se ao conhecimento que os habitantes têm da região e de seus limites e também ao seu apego emocional à região, à solidariedade com os demais integrantes e também à disposição para atuar em prol da região. Propõe-se que na realização de pesquisas acerca da configuração de clusters turísticos seja considerada a identidade regional. Recomenda-se a construção de instrumentos para mensuração da identidade regional dos habitantes das regiões que abrigam clusters turísticos como também a construção de teorias fundamentadas para o conhecimento da identidade regional segundo a perspectiva de seus atores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102854
10.11606/issn.1984-4867.v26i2p475-492
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102854
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v26i2p475-492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102854/101213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 2 (2015); 475-492
Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 475-492
Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 475-492
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054168176787456