A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102854 |
Resumo: | Este ensaio tem como objetivo discutir a importância da identidade regional na configuração dos clusters turísticos. Como uma das características essenciais na definição de um cluster é a sua dimensão geográfica, a identidade regional torna-se um componente importante para a compreensão de sua constituição e desenvolvimento. Há que se considerar, no entanto, que essa identidade envolve tanto a identidade da região quanto a identidade regional (ou consciência regional) de seus habitantes. A identidade da região refere-se à sua caracterização ambiental, econômica e sociocultural. A consciência regional, por sua vez, refere-se ao conhecimento que os habitantes têm da região e de seus limites e também ao seu apego emocional à região, à solidariedade com os demais integrantes e também à disposição para atuar em prol da região. Propõe-se que na realização de pesquisas acerca da configuração de clusters turísticos seja considerada a identidade regional. Recomenda-se a construção de instrumentos para mensuração da identidade regional dos habitantes das regiões que abrigam clusters turísticos como também a construção de teorias fundamentadas para o conhecimento da identidade regional segundo a perspectiva de seus atores. |
id |
USP - 65_452c80be3b6c66eed80431963787b9ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/102854 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters TurísticosThe Importance of Regional Identity in the setting of tourism ClustersLa importancia de la identidad regional en la configuración de clusters de turismoClusters turísticosRegiones turísticasIdentidad regionalTourist clustersTourist regionsRegional identityClusters turísticosRegiões turísticasIdentidade regionalEste ensaio tem como objetivo discutir a importância da identidade regional na configuração dos clusters turísticos. Como uma das características essenciais na definição de um cluster é a sua dimensão geográfica, a identidade regional torna-se um componente importante para a compreensão de sua constituição e desenvolvimento. Há que se considerar, no entanto, que essa identidade envolve tanto a identidade da região quanto a identidade regional (ou consciência regional) de seus habitantes. A identidade da região refere-se à sua caracterização ambiental, econômica e sociocultural. A consciência regional, por sua vez, refere-se ao conhecimento que os habitantes têm da região e de seus limites e também ao seu apego emocional à região, à solidariedade com os demais integrantes e também à disposição para atuar em prol da região. Propõe-se que na realização de pesquisas acerca da configuração de clusters turísticos seja considerada a identidade regional. Recomenda-se a construção de instrumentos para mensuração da identidade regional dos habitantes das regiões que abrigam clusters turísticos como também a construção de teorias fundamentadas para o conhecimento da identidade regional segundo a perspectiva de seus atores.Este ensayo tiene como objetivo discutir la importancia de la identidad regional en el ámbito de los clusters turísticos. Como una de las características esenciales en la definición de un cluster es su extensión geográfica, la identidad regional se convierte en un componente importante para la comprensión de su formación y desarrollo. Hay que considerar, sin embargo, que esta identidad implica tanto la identidad de la región como la identidad regional (o la conciencia regional) de sus habitantes. La identidad de la región se refiere a su caracterización ambiental, económica y socio-cultural. Conciencia regional, a su vez, se refiere al conocimiento que se tiene de la región y de sus límites y también al apego emocional a la región, la solidaridad con los demás miembros y también la voluntad de actuar en nombre de la región. Se propone que en la realización de investigaciones sobre la configuración de los clusters turísticos se considere la identidad regional. Se recomienda la construcción de instrumentos para la medición de la identidad regional de los habitantes de las regiones que albergan grupos de turistas y también la construcción de teorías fundamentadas para el conocimiento de la identidad regional desde la perspectiva de los actores.This essay aims to discuss the importance of regional identity in the setting of tourism clusters. As one of the essential features in the definition of a cluster is its geographical size, regional identity becomes an important component to understanding their formation and development. One must consider, however, that this identity involves both the identity of the region and regional identity (or regional consciousness) of its inhabitants. The identity of the region refers to its environmental, economic and socio-cultural characterization. Regional consciousness, in turn, refers to the knowledge that people have of the region and its boundaries and also their emotional attachment to the region, solidarity with the other members and also the willingness to act on behalf of the region. It is recommended the construction of instruments for measuring regional identity of inhabitants of the regions that harbor tourist clusters. It is also recommended building grounded theories for knowledge of regional identity from the perspective of its actors.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/10285410.11606/issn.1984-4867.v26i2p475-492Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 2 (2015); 475-492Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 475-492Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 475-4921984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102854/101213Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Dercia AntunesGil, Antonio Carlos2016-01-14T16:41:29Zoai:revistas.usp.br:article/102854Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2016-01-14T16:41:29Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos The Importance of Regional Identity in the setting of tourism Clusters La importancia de la identidad regional en la configuración de clusters de turismo |
title |
A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos |
spellingShingle |
A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos Souza, Dercia Antunes Clusters turísticos Regiones turísticas Identidad regional Tourist clusters Tourist regions Regional identity Clusters turísticos Regiões turísticas Identidade regional |
title_short |
A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos |
title_full |
A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos |
title_fullStr |
A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos |
title_full_unstemmed |
A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos |
title_sort |
A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos |
author |
Souza, Dercia Antunes |
author_facet |
Souza, Dercia Antunes Gil, Antonio Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Gil, Antonio Carlos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Dercia Antunes Gil, Antonio Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clusters turísticos Regiones turísticas Identidad regional Tourist clusters Tourist regions Regional identity Clusters turísticos Regiões turísticas Identidade regional |
topic |
Clusters turísticos Regiones turísticas Identidad regional Tourist clusters Tourist regions Regional identity Clusters turísticos Regiões turísticas Identidade regional |
description |
Este ensaio tem como objetivo discutir a importância da identidade regional na configuração dos clusters turísticos. Como uma das características essenciais na definição de um cluster é a sua dimensão geográfica, a identidade regional torna-se um componente importante para a compreensão de sua constituição e desenvolvimento. Há que se considerar, no entanto, que essa identidade envolve tanto a identidade da região quanto a identidade regional (ou consciência regional) de seus habitantes. A identidade da região refere-se à sua caracterização ambiental, econômica e sociocultural. A consciência regional, por sua vez, refere-se ao conhecimento que os habitantes têm da região e de seus limites e também ao seu apego emocional à região, à solidariedade com os demais integrantes e também à disposição para atuar em prol da região. Propõe-se que na realização de pesquisas acerca da configuração de clusters turísticos seja considerada a identidade regional. Recomenda-se a construção de instrumentos para mensuração da identidade regional dos habitantes das regiões que abrigam clusters turísticos como também a construção de teorias fundamentadas para o conhecimento da identidade regional segundo a perspectiva de seus atores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102854 10.11606/issn.1984-4867.v26i2p475-492 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102854 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v26i2p475-492 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102854/101213 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 26 No. 2 (2015); 475-492 Revista Turismo em Análise; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 475-492 Revista Turismo em Análise; v. 26 n. 2 (2015); 475-492 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054168176787456 |