Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios Turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arias Castañeda, Esteban
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
spa
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/122694
Resumo: É conhecida a relação entre o turismo e a tecnologia, ou melhor, a adequação desta aos processos de serviços de turismo, que beneficiam a experiência do viajante. Os avanços tecnológicos impactam beneficamente a rentabilidade da empresa, mas é possível que a tecnificação possa contribuir para remover o humano da atividade turística, devido à dependência de dispositivos e ferramentas que separam homem de si mesmo. No desejohumano de querer saber e prever tudo, caiu-se em uma ideia de sentido antropocêntrico, que é caracterizada pela premissa do domínio do homem sobre a natureza para o bemestar e do progresso; daí resulta a perda iminente de significado original. É necessário refletir que a técnica ou tecnologia deve ser exclusivamente uma ferramenta para devolver o humano ao turismo, e não para substituí-lo.
id USP - 65_5b54defe073e2c2046df52e038ec2444
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/122694
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios TurísticosReflexões sobre a Modernização e Desumanização dos Serviços TurísticosReflections about the Technification and Dehumanization of Tourist ServicesMechanizationDehumanizationTourism servicesTourism.ModernizaçãoDesumanizaçãoServiços de turismoTurismo.TecnificaciónDeshumanizaciónServicios turísticosTurismo.É conhecida a relação entre o turismo e a tecnologia, ou melhor, a adequação desta aos processos de serviços de turismo, que beneficiam a experiência do viajante. Os avanços tecnológicos impactam beneficamente a rentabilidade da empresa, mas é possível que a tecnificação possa contribuir para remover o humano da atividade turística, devido à dependência de dispositivos e ferramentas que separam homem de si mesmo. No desejohumano de querer saber e prever tudo, caiu-se em uma ideia de sentido antropocêntrico, que é caracterizada pela premissa do domínio do homem sobre a natureza para o bemestar e do progresso; daí resulta a perda iminente de significado original. É necessário refletir que a técnica ou tecnologia deve ser exclusivamente uma ferramenta para devolver o humano ao turismo, e não para substituí-lo.Se reconoce la relación entre turismo y tecnología o más bien, la adecuación de esta a procesos de los servicios turísticos, los cuales mejoran la experiencia del viajero. Los adelantos tecnológicos impactan positivamente en la rentabilidad de la empresa; es posible que la tecnificación lleve a excluir lo humano de la actividad turística, debido a la dependencia de dispositivos y herramientas que alejan al hombre de sí mismo. En el afán humano de querer conocer y predecir todo, se ha caído en una idea de sentido antropocéntrica que se caracteriza por la premisa de dominio del hombre sobre la naturaleza en aras del bienestar y del progreso; lo que resulta en la inminente pérdida de sentido originario. Es menester reflexionar acerca de que la técnica o tecnología se considere exclusivamente como una herramienta, con el fin de devolver lo humano al turismo y no de reemplazarlo.It is recognized the relationship of tourism and technology or rather, the adequacy of this processes of tourism services, which benefit the traveler experience. Technological advances beneficially impact the profitability of the company; mechanization may lead to remove the human from tourism, due to the dependence of devices and tools that keep the man himself. In the human desire to want to know and predict everything has fallen into an idea of anthropocentric sense, which is characterized by the premise of man’s dominion over nature for the welfare and progress; resulting from it is the imminent loss of original meaning. It is necessary to reflect that the technique or technology is considered exclusively as a tool in order to return humanity to tourism, not replace it.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/12269410.11606/issn.1984-4867.v28i2p245-253Revista Turismo em Análise; Vol. 28 No. 2 (2017): Maio-Agosto; 245-253Revista Turismo em Análise; Vol. 28 Núm. 2 (2017): Maio-Agosto; 245-253Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 2 (2017): Maio-Agosto; 245-2531984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengspahttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/122694/134092https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/122694/134093Copyright (c) 2017 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessArias Castañeda, Esteban2018-03-05T18:19:37Zoai:revistas.usp.br:article/122694Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2018-03-05T18:19:37Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios Turísticos
Reflexões sobre a Modernização e Desumanização dos Serviços Turísticos
Reflections about the Technification and Dehumanization of Tourist Services
title Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios Turísticos
spellingShingle Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios Turísticos
Arias Castañeda, Esteban
Mechanization
Dehumanization
Tourism services
Tourism.
Modernização
Desumanização
Serviços de turismo
Turismo.
Tecnificación
Deshumanización
Servicios turísticos
Turismo.
title_short Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios Turísticos
title_full Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios Turísticos
title_fullStr Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios Turísticos
title_full_unstemmed Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios Turísticos
title_sort Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios Turísticos
author Arias Castañeda, Esteban
author_facet Arias Castañeda, Esteban
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arias Castañeda, Esteban
dc.subject.por.fl_str_mv Mechanization
Dehumanization
Tourism services
Tourism.
Modernização
Desumanização
Serviços de turismo
Turismo.
Tecnificación
Deshumanización
Servicios turísticos
Turismo.
topic Mechanization
Dehumanization
Tourism services
Tourism.
Modernização
Desumanização
Serviços de turismo
Turismo.
Tecnificación
Deshumanización
Servicios turísticos
Turismo.
description É conhecida a relação entre o turismo e a tecnologia, ou melhor, a adequação desta aos processos de serviços de turismo, que beneficiam a experiência do viajante. Os avanços tecnológicos impactam beneficamente a rentabilidade da empresa, mas é possível que a tecnificação possa contribuir para remover o humano da atividade turística, devido à dependência de dispositivos e ferramentas que separam homem de si mesmo. No desejohumano de querer saber e prever tudo, caiu-se em uma ideia de sentido antropocêntrico, que é caracterizada pela premissa do domínio do homem sobre a natureza para o bemestar e do progresso; daí resulta a perda iminente de significado original. É necessário refletir que a técnica ou tecnologia deve ser exclusivamente uma ferramenta para devolver o humano ao turismo, e não para substituí-lo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/122694
10.11606/issn.1984-4867.v28i2p245-253
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/122694
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v28i2p245-253
dc.language.iso.fl_str_mv eng
spa
language eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/122694/134092
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/122694/134093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 28 No. 2 (2017): Maio-Agosto; 245-253
Revista Turismo em Análise; Vol. 28 Núm. 2 (2017): Maio-Agosto; 245-253
Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 2 (2017): Maio-Agosto; 245-253
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054168730435584