Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios Turísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng spa |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/122694 |
Resumo: | É conhecida a relação entre o turismo e a tecnologia, ou melhor, a adequação desta aos processos de serviços de turismo, que beneficiam a experiência do viajante. Os avanços tecnológicos impactam beneficamente a rentabilidade da empresa, mas é possível que a tecnificação possa contribuir para remover o humano da atividade turística, devido à dependência de dispositivos e ferramentas que separam homem de si mesmo. No desejohumano de querer saber e prever tudo, caiu-se em uma ideia de sentido antropocêntrico, que é caracterizada pela premissa do domínio do homem sobre a natureza para o bemestar e do progresso; daí resulta a perda iminente de significado original. É necessário refletir que a técnica ou tecnologia deve ser exclusivamente uma ferramenta para devolver o humano ao turismo, e não para substituí-lo. |
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Reflexiones sobre la Tecnificación y Deshumanización de los Servicios TurísticosReflexões sobre a Modernização e Desumanização dos Serviços TurísticosReflections about the Technification and Dehumanization of Tourist ServicesMechanizationDehumanizationTourism servicesTourism.ModernizaçãoDesumanizaçãoServiços de turismoTurismo.TecnificaciónDeshumanizaciónServicios turísticosTurismo.É conhecida a relação entre o turismo e a tecnologia, ou melhor, a adequação desta aos processos de serviços de turismo, que beneficiam a experiência do viajante. Os avanços tecnológicos impactam beneficamente a rentabilidade da empresa, mas é possível que a tecnificação possa contribuir para remover o humano da atividade turística, devido à dependência de dispositivos e ferramentas que separam homem de si mesmo. No desejohumano de querer saber e prever tudo, caiu-se em uma ideia de sentido antropocêntrico, que é caracterizada pela premissa do domínio do homem sobre a natureza para o bemestar e do progresso; daí resulta a perda iminente de significado original. É necessário refletir que a técnica ou tecnologia deve ser exclusivamente uma ferramenta para devolver o humano ao turismo, e não para substituí-lo.Se reconoce la relación entre turismo y tecnología o más bien, la adecuación de esta a procesos de los servicios turísticos, los cuales mejoran la experiencia del viajero. Los adelantos tecnológicos impactan positivamente en la rentabilidad de la empresa; es posible que la tecnificación lleve a excluir lo humano de la actividad turística, debido a la dependencia de dispositivos y herramientas que alejan al hombre de sí mismo. En el afán humano de querer conocer y predecir todo, se ha caído en una idea de sentido antropocéntrica que se caracteriza por la premisa de dominio del hombre sobre la naturaleza en aras del bienestar y del progreso; lo que resulta en la inminente pérdida de sentido originario. Es menester reflexionar acerca de que la técnica o tecnología se considere exclusivamente como una herramienta, con el fin de devolver lo humano al turismo y no de reemplazarlo.It is recognized the relationship of tourism and technology or rather, the adequacy of this processes of tourism services, which benefit the traveler experience. Technological advances beneficially impact the profitability of the company; mechanization may lead to remove the human from tourism, due to the dependence of devices and tools that keep the man himself. In the human desire to want to know and predict everything has fallen into an idea of anthropocentric sense, which is characterized by the premise of man’s dominion over nature for the welfare and progress; resulting from it is the imminent loss of original meaning. It is necessary to reflect that the technique or technology is considered exclusively as a tool in order to return humanity to tourism, not replace it.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/12269410.11606/issn.1984-4867.v28i2p245-253Revista Turismo em Análise; Vol. 28 No. 2 (2017): Maio-Agosto; 245-253Revista Turismo em Análise; Vol. 28 Núm. 2 (2017): Maio-Agosto; 245-253Revista Turismo em Análise; v. 28 n. 2 (2017): Maio-Agosto; 245-2531984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengspahttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/122694/134092https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/122694/134093Copyright (c) 2017 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessArias Castañeda, Esteban2018-03-05T18:19:37Zoai:revistas.usp.br:article/122694Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2018-03-05T18:19:37Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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