The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Iomara Scandelari
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Frega, José Roberto, Souza, Alceu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14217
Resumo: Este artigo objetiva identificar, na percepção do turista brasileiro, a estrutura subjacente da importância de atributos que caracterizam os destinos turísticos. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey disponibilizada em website e respondida por 471 internautas brasileiros. Utilizaram-se procedimentos estatísticos de análise fatorial; validade de construto; construção de escalas e análise fatorial confirmatória com modelagem de equações estruturais. Conclui-se que, tomados isoladamente, os atributos considerados mais relevantes foram: sensação de segurança; qualidade do aspecto visual do destino; sensação de não estar sendo explorado e facilidade de acesso ao destino turístico, totalizando 70,5% das respostas. Contudo, analisados em conjunto, três fatores respondem por 62,2% da variância explicada.
id USP - 65_6c92d07ca9af3c899bf32b64efb02c9f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/14217
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areasAtributos relevantes de destinos turísticos na percepção de internautas brasileirosanálise fatorialmodelagem de equação estruturalatributos relevantes de turismo.factorial analysisstructural equation modelingtourism's relevant attributes.Este artigo objetiva identificar, na percepção do turista brasileiro, a estrutura subjacente da importância de atributos que caracterizam os destinos turísticos. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey disponibilizada em website e respondida por 471 internautas brasileiros. Utilizaram-se procedimentos estatísticos de análise fatorial; validade de construto; construção de escalas e análise fatorial confirmatória com modelagem de equações estruturais. Conclui-se que, tomados isoladamente, os atributos considerados mais relevantes foram: sensação de segurança; qualidade do aspecto visual do destino; sensação de não estar sendo explorado e facilidade de acesso ao destino turístico, totalizando 70,5% das respostas. Contudo, analisados em conjunto, três fatores respondem por 62,2% da variância explicada.This article aims to identify, in the perception of Brazilian tourists, the subjacent structure of the importance of attributes that characterize the tourist places destinations. This research is a survey available on website and answered by 471 Brazilians internet users. It used statistical procedures such as factorial analysis, construct reliability, construction of scales and structural equation modeling for confirmatory factorial analysis. It was concluded that, taken alone, the attributes considered most important were: sensation of visiting a safety place, visual aspect quality of the tourism destination areas, sensation of not being exploited and facilities concerned to the tourism destination areas. These totalized 70.5% of responses. However, taken together, three factors account for 62.2% of variance explained.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/1421710.11606/issn.1984-4867.v21i2p271-296Revista Turismo em Análise; Vol. 21 No. 2 (2010); 271-296Revista Turismo em Análise; Vol. 21 Núm. 2 (2010); 271-296Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 2 (2010); 271-2961984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14217/16035Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Iomara ScandelariFrega, José RobertoSouza, Alceu2015-11-13T15:56:32Zoai:revistas.usp.br:article/14217Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:32Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas
Atributos relevantes de destinos turísticos na percepção de internautas brasileiros
title The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas
spellingShingle The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas
Lemos, Iomara Scandelari
análise fatorial
modelagem de equação estrutural
atributos relevantes de turismo.
factorial analysis
structural equation modeling
tourism's relevant attributes.
title_short The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas
title_full The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas
title_fullStr The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas
title_full_unstemmed The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas
title_sort The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas
author Lemos, Iomara Scandelari
author_facet Lemos, Iomara Scandelari
Frega, José Roberto
Souza, Alceu
author_role author
author2 Frega, José Roberto
Souza, Alceu
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, Iomara Scandelari
Frega, José Roberto
Souza, Alceu
dc.subject.por.fl_str_mv análise fatorial
modelagem de equação estrutural
atributos relevantes de turismo.
factorial analysis
structural equation modeling
tourism's relevant attributes.
topic análise fatorial
modelagem de equação estrutural
atributos relevantes de turismo.
factorial analysis
structural equation modeling
tourism's relevant attributes.
description Este artigo objetiva identificar, na percepção do turista brasileiro, a estrutura subjacente da importância de atributos que caracterizam os destinos turísticos. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey disponibilizada em website e respondida por 471 internautas brasileiros. Utilizaram-se procedimentos estatísticos de análise fatorial; validade de construto; construção de escalas e análise fatorial confirmatória com modelagem de equações estruturais. Conclui-se que, tomados isoladamente, os atributos considerados mais relevantes foram: sensação de segurança; qualidade do aspecto visual do destino; sensação de não estar sendo explorado e facilidade de acesso ao destino turístico, totalizando 70,5% das respostas. Contudo, analisados em conjunto, três fatores respondem por 62,2% da variância explicada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14217
10.11606/issn.1984-4867.v21i2p271-296
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14217
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v21i2p271-296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14217/16035
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 21 No. 2 (2010); 271-296
Revista Turismo em Análise; Vol. 21 Núm. 2 (2010); 271-296
Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 2 (2010); 271-296
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054165524938752