The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14217 |
Resumo: | Este artigo objetiva identificar, na percepção do turista brasileiro, a estrutura subjacente da importância de atributos que caracterizam os destinos turísticos. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey disponibilizada em website e respondida por 471 internautas brasileiros. Utilizaram-se procedimentos estatísticos de análise fatorial; validade de construto; construção de escalas e análise fatorial confirmatória com modelagem de equações estruturais. Conclui-se que, tomados isoladamente, os atributos considerados mais relevantes foram: sensação de segurança; qualidade do aspecto visual do destino; sensação de não estar sendo explorado e facilidade de acesso ao destino turístico, totalizando 70,5% das respostas. Contudo, analisados em conjunto, três fatores respondem por 62,2% da variância explicada. |
id |
USP - 65_6c92d07ca9af3c899bf32b64efb02c9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/14217 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areasAtributos relevantes de destinos turísticos na percepção de internautas brasileirosanálise fatorialmodelagem de equação estruturalatributos relevantes de turismo.factorial analysisstructural equation modelingtourism's relevant attributes.Este artigo objetiva identificar, na percepção do turista brasileiro, a estrutura subjacente da importância de atributos que caracterizam os destinos turísticos. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey disponibilizada em website e respondida por 471 internautas brasileiros. Utilizaram-se procedimentos estatísticos de análise fatorial; validade de construto; construção de escalas e análise fatorial confirmatória com modelagem de equações estruturais. Conclui-se que, tomados isoladamente, os atributos considerados mais relevantes foram: sensação de segurança; qualidade do aspecto visual do destino; sensação de não estar sendo explorado e facilidade de acesso ao destino turístico, totalizando 70,5% das respostas. Contudo, analisados em conjunto, três fatores respondem por 62,2% da variância explicada.This article aims to identify, in the perception of Brazilian tourists, the subjacent structure of the importance of attributes that characterize the tourist places destinations. This research is a survey available on website and answered by 471 Brazilians internet users. It used statistical procedures such as factorial analysis, construct reliability, construction of scales and structural equation modeling for confirmatory factorial analysis. It was concluded that, taken alone, the attributes considered most important were: sensation of visiting a safety place, visual aspect quality of the tourism destination areas, sensation of not being exploited and facilities concerned to the tourism destination areas. These totalized 70.5% of responses. However, taken together, three factors account for 62.2% of variance explained.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/1421710.11606/issn.1984-4867.v21i2p271-296Revista Turismo em Análise; Vol. 21 No. 2 (2010); 271-296Revista Turismo em Análise; Vol. 21 Núm. 2 (2010); 271-296Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 2 (2010); 271-2961984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14217/16035Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Iomara ScandelariFrega, José RobertoSouza, Alceu2015-11-13T15:56:32Zoai:revistas.usp.br:article/14217Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:32Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas Atributos relevantes de destinos turísticos na percepção de internautas brasileiros |
title |
The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas |
spellingShingle |
The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas Lemos, Iomara Scandelari análise fatorial modelagem de equação estrutural atributos relevantes de turismo. factorial analysis structural equation modeling tourism's relevant attributes. |
title_short |
The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas |
title_full |
The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas |
title_fullStr |
The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas |
title_full_unstemmed |
The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas |
title_sort |
The perception of Brazilian's internet users about relevant attributes of tourism destination areas |
author |
Lemos, Iomara Scandelari |
author_facet |
Lemos, Iomara Scandelari Frega, José Roberto Souza, Alceu |
author_role |
author |
author2 |
Frega, José Roberto Souza, Alceu |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Iomara Scandelari Frega, José Roberto Souza, Alceu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
análise fatorial modelagem de equação estrutural atributos relevantes de turismo. factorial analysis structural equation modeling tourism's relevant attributes. |
topic |
análise fatorial modelagem de equação estrutural atributos relevantes de turismo. factorial analysis structural equation modeling tourism's relevant attributes. |
description |
Este artigo objetiva identificar, na percepção do turista brasileiro, a estrutura subjacente da importância de atributos que caracterizam os destinos turísticos. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey disponibilizada em website e respondida por 471 internautas brasileiros. Utilizaram-se procedimentos estatísticos de análise fatorial; validade de construto; construção de escalas e análise fatorial confirmatória com modelagem de equações estruturais. Conclui-se que, tomados isoladamente, os atributos considerados mais relevantes foram: sensação de segurança; qualidade do aspecto visual do destino; sensação de não estar sendo explorado e facilidade de acesso ao destino turístico, totalizando 70,5% das respostas. Contudo, analisados em conjunto, três fatores respondem por 62,2% da variância explicada. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14217 10.11606/issn.1984-4867.v21i2p271-296 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14217 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v21i2p271-296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14217/16035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 21 No. 2 (2010); 271-296 Revista Turismo em Análise; Vol. 21 Núm. 2 (2010); 271-296 Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 2 (2010); 271-296 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054165524938752 |