Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gohr, Cláudia Fabiana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Santos, Luciano Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14218
Resumo: The theme of strategies has been a subject that is increasingly in evidence in organizational studies. Tourism research has not been different, although much of the literature present studies related to strategies aimed at developing tourism destinations. The objective of this article is to identify strategies adopted by the hotel sector in a Brazilian coastal city with an elevated tourism flow. The research was characterized as a descriptive case study. The techniques of data collection were the semi-structured interview, the passive observation and the document analysis. The research concluded that the sector uses various types of competitive strategies and these reflect the own structure of the sector.
id USP - 65_6e2d87bdccb095ffcb45a9fb1afccba0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/14218
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinenseCompetitive strategies for tourism businesses: a study in the hotel sector of a coastal city in Brazilestratégias competitivasturismosetor hoteleiro.competitive strategiestourismhotel sector.The theme of strategies has been a subject that is increasingly in evidence in organizational studies. Tourism research has not been different, although much of the literature present studies related to strategies aimed at developing tourism destinations. The objective of this article is to identify strategies adopted by the hotel sector in a Brazilian coastal city with an elevated tourism flow. The research was characterized as a descriptive case study. The techniques of data collection were the semi-structured interview, the passive observation and the document analysis. The research concluded that the sector uses various types of competitive strategies and these reflect the own structure of the sector.O tema estratégias tem sido um assunto que está cada vez mais em evidência nos estudos organizacionais. No turismo não tem sido diferente, embora grande parte da literatura apresente estudos relacionados às estratégias que buscam desenvolver os diferentes destinos turísticos. Esse artigo tem como principal objetivo identificar as estratégias competitivas adotadas pelas empresas do setor hoteleiro de um município catarinense com elevado fluxo de turistas. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, de caráter descritivo. As técnicas de coleta de dados adotadas foram a entrevista semi-estruturada, a observação passiva e a análise documental. Os resultados mostraram que as estratégias adotadas pelo setor estão relacionadas com a própria estrutura competitiva, que faz com que as empresas adotem um conjunto diversificado de estratégias.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2010-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/1421810.11606/issn.1984-4867.v21i2p297-319Revista Turismo em Análise; Vol. 21 No. 2 (2010); 297-319Revista Turismo em Análise; Vol. 21 Núm. 2 (2010); 297-319Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 2 (2010); 297-3191984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14218/16036Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessGohr, Cláudia FabianaSantos, Luciano Costa2015-11-13T15:56:32Zoai:revistas.usp.br:article/14218Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:56:32Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense
Competitive strategies for tourism businesses: a study in the hotel sector of a coastal city in Brazil
title Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense
spellingShingle Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense
Gohr, Cláudia Fabiana
estratégias competitivas
turismo
setor hoteleiro.
competitive strategies
tourism
hotel sector.
title_short Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense
title_full Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense
title_fullStr Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense
title_full_unstemmed Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense
title_sort Estratégias competitivas para empresas turísticas: um estudo no setor hoteleiro de um município do litoral catarinense
author Gohr, Cláudia Fabiana
author_facet Gohr, Cláudia Fabiana
Santos, Luciano Costa
author_role author
author2 Santos, Luciano Costa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gohr, Cláudia Fabiana
Santos, Luciano Costa
dc.subject.por.fl_str_mv estratégias competitivas
turismo
setor hoteleiro.
competitive strategies
tourism
hotel sector.
topic estratégias competitivas
turismo
setor hoteleiro.
competitive strategies
tourism
hotel sector.
description The theme of strategies has been a subject that is increasingly in evidence in organizational studies. Tourism research has not been different, although much of the literature present studies related to strategies aimed at developing tourism destinations. The objective of this article is to identify strategies adopted by the hotel sector in a Brazilian coastal city with an elevated tourism flow. The research was characterized as a descriptive case study. The techniques of data collection were the semi-structured interview, the passive observation and the document analysis. The research concluded that the sector uses various types of competitive strategies and these reflect the own structure of the sector.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14218
10.11606/issn.1984-4867.v21i2p297-319
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14218
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v21i2p297-319
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14218/16036
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 21 No. 2 (2010); 297-319
Revista Turismo em Análise; Vol. 21 Núm. 2 (2010); 297-319
Revista Turismo em Análise; v. 21 n. 2 (2010); 297-319
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054165525987328