La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gândara, José Manoel Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52414
Resumo: O Estudo de caso que segue é resultado da participação dos autores e posterior análise do relatório da Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Turismo e/ou Hotelaria, ocorrido em Curitiba em 2008, com a participação não só de coordenadores, mas também de professores de planejamento turístico de várias regiões do Estado do Paraná. O objetivo do encontro foi discutir, em forma de oficina participativa, a disciplina de Planejamento Turístico nos cursos superiores de turismo no Paraná, incluindo a metodologia empregada, inserção no curso e relação com outras áreas do saber. Por tratar-se de tema pouco explorado pela literatura específica, o caso estudado organiza informações que, ainda que já fossem conhecidas empiricamente, raramente são tratadas na bibliografia da área de Planejamento Turístico. As principais conclusões apontam para o caráter teórico-prático da disciplina, a aproximação com as políticas públicas do turismo e a amplitude de áreas relacionadas com planejamento turístico. O artigo abre discussão para temas compatíveis ou para análise em outros âmbitos geográficos para comparação.
id USP - 65_6f80f9c1252231256fec47337aa67ca9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52414
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, BrasilTourism Planning as a Discipline: a case study on undergraduate courses in Paraná, BrazilO Planejamento do Turismo como Disciplina: estudo de caso com os cursos superiores de turismo no Paraná, Brasiltourismhigher educationtourism planningcoordinators forum.turismoeducación superiorplanificación turísticaforo de coordinadores.turismoensino superiorplanejamento turísticofórum de coordenadores.O Estudo de caso que segue é resultado da participação dos autores e posterior análise do relatório da Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Turismo e/ou Hotelaria, ocorrido em Curitiba em 2008, com a participação não só de coordenadores, mas também de professores de planejamento turístico de várias regiões do Estado do Paraná. O objetivo do encontro foi discutir, em forma de oficina participativa, a disciplina de Planejamento Turístico nos cursos superiores de turismo no Paraná, incluindo a metodologia empregada, inserção no curso e relação com outras áreas do saber. Por tratar-se de tema pouco explorado pela literatura específica, o caso estudado organiza informações que, ainda que já fossem conhecidas empiricamente, raramente são tratadas na bibliografia da área de Planejamento Turístico. As principais conclusões apontam para o caráter teórico-prático da disciplina, a aproximação com as políticas públicas do turismo e a amplitude de áreas relacionadas com planejamento turístico. O artigo abre discussão para temas compatíveis ou para análise em outros âmbitos geográficos para comparação.El siguiente caso de estudio es resultado de la participación de los autores y posterior análisis del informe de la Reunión del Foro de los Coordinadores de los Programas Superiores de Turismo y/u Hostelería, que ocurrió en Curitiba en 2008, con la participación no solo de coordinadores, pero también de profesores de planificación turística de varias regiones del Estado de Paraná. El objetivo del encuentro fue discutir, en forma de taller participativo, la asignatura de Planificación Turística en los programas superiores de turismo en Paraná, incluyendo la metodología empleada, inserción en el programa y relación con otras áreas del saber. Por tratarse de tema poco tratado en la literatura específica, el caso estudiado organiza informaciones que, a pesar de conocidas empíricamente, raramente son tratadas en la literatura del área de Planificación Turística. Las principales conclusiones apuntan para el carácter teórico-práctico de la asignatura, el acercamiento con las políticas públicas del turismo y la amplitud de áreas relacionadas con planificación turística. El artículo abre discusión para temas compatibles o para análisis en otros ámbitos geográficos para comparación.The following case study is the result of the authors’ participation and later analysis of the Tourism Higher Education Course Coordinator Forum report that took place in Curitiba in 2008 attended not only by course coordinators but also tourism planning lecturers from a number of regions of Paraná State. The meeting aimed at discussing, using a participative method, tourism planning discipline in Parana’s tourism higher education courses. This included its insertion in the course, methods applied and interactions with other fields of knowledge. Due to the fact that Tourism Planning teaching is not a very frequent theme on specific literature, the case study is useful to organise information which might even be empirically known, but is rarely part of tourism planning bibliography. The main conclusions were that the discipline tends to have both theoretical and hands-on approach, as well as close relations with policy-making, and a wide variety of areas that contribute to tourism planning class contents. The article opens discussions on using the same methodology to either assess other disciplines or tourism planning teaching in different places.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/5241410.11606/issn.1984-4867.v23i1p128-142Revista Turismo em Análise; Vol. 23 No. 1 (2012); 128-142Revista Turismo em Análise; Vol. 23 Núm. 1 (2012); 128-142Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 1 (2012); 128-1421984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52414/56408Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Carlos EduardoGândara, José Manoel Gonçalves2015-11-13T15:58:38Zoai:revistas.usp.br:article/52414Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:38Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil
Tourism Planning as a Discipline: a case study on undergraduate courses in Paraná, Brazil
O Planejamento do Turismo como Disciplina: estudo de caso com os cursos superiores de turismo no Paraná, Brasil
title La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil
spellingShingle La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil
Silveira, Carlos Eduardo
tourism
higher education
tourism planning
coordinators forum.
turismo
educación superior
planificación turística
foro de coordinadores.
turismo
ensino superior
planejamento turístico
fórum de coordenadores.
title_short La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil
title_full La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil
title_fullStr La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil
title_full_unstemmed La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil
title_sort La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil
author Silveira, Carlos Eduardo
author_facet Silveira, Carlos Eduardo
Gândara, José Manoel Gonçalves
author_role author
author2 Gândara, José Manoel Gonçalves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Carlos Eduardo
Gândara, José Manoel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv tourism
higher education
tourism planning
coordinators forum.
turismo
educación superior
planificación turística
foro de coordinadores.
turismo
ensino superior
planejamento turístico
fórum de coordenadores.
topic tourism
higher education
tourism planning
coordinators forum.
turismo
educación superior
planificación turística
foro de coordinadores.
turismo
ensino superior
planejamento turístico
fórum de coordenadores.
description O Estudo de caso que segue é resultado da participação dos autores e posterior análise do relatório da Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Turismo e/ou Hotelaria, ocorrido em Curitiba em 2008, com a participação não só de coordenadores, mas também de professores de planejamento turístico de várias regiões do Estado do Paraná. O objetivo do encontro foi discutir, em forma de oficina participativa, a disciplina de Planejamento Turístico nos cursos superiores de turismo no Paraná, incluindo a metodologia empregada, inserção no curso e relação com outras áreas do saber. Por tratar-se de tema pouco explorado pela literatura específica, o caso estudado organiza informações que, ainda que já fossem conhecidas empiricamente, raramente são tratadas na bibliografia da área de Planejamento Turístico. As principais conclusões apontam para o caráter teórico-prático da disciplina, a aproximação com as políticas públicas do turismo e a amplitude de áreas relacionadas com planejamento turístico. O artigo abre discussão para temas compatíveis ou para análise em outros âmbitos geográficos para comparação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52414
10.11606/issn.1984-4867.v23i1p128-142
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52414
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v23i1p128-142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52414/56408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 23 No. 1 (2012); 128-142
Revista Turismo em Análise; Vol. 23 Núm. 1 (2012); 128-142
Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 1 (2012); 128-142
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054165643427840