La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52414 |
Resumo: | O Estudo de caso que segue é resultado da participação dos autores e posterior análise do relatório da Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Turismo e/ou Hotelaria, ocorrido em Curitiba em 2008, com a participação não só de coordenadores, mas também de professores de planejamento turístico de várias regiões do Estado do Paraná. O objetivo do encontro foi discutir, em forma de oficina participativa, a disciplina de Planejamento Turístico nos cursos superiores de turismo no Paraná, incluindo a metodologia empregada, inserção no curso e relação com outras áreas do saber. Por tratar-se de tema pouco explorado pela literatura específica, o caso estudado organiza informações que, ainda que já fossem conhecidas empiricamente, raramente são tratadas na bibliografia da área de Planejamento Turístico. As principais conclusões apontam para o caráter teórico-prático da disciplina, a aproximação com as políticas públicas do turismo e a amplitude de áreas relacionadas com planejamento turístico. O artigo abre discussão para temas compatíveis ou para análise em outros âmbitos geográficos para comparação. |
id |
USP - 65_6f80f9c1252231256fec47337aa67ca9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/52414 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, BrasilTourism Planning as a Discipline: a case study on undergraduate courses in Paraná, BrazilO Planejamento do Turismo como Disciplina: estudo de caso com os cursos superiores de turismo no Paraná, Brasiltourismhigher educationtourism planningcoordinators forum.turismoeducación superiorplanificación turísticaforo de coordinadores.turismoensino superiorplanejamento turísticofórum de coordenadores.O Estudo de caso que segue é resultado da participação dos autores e posterior análise do relatório da Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Turismo e/ou Hotelaria, ocorrido em Curitiba em 2008, com a participação não só de coordenadores, mas também de professores de planejamento turístico de várias regiões do Estado do Paraná. O objetivo do encontro foi discutir, em forma de oficina participativa, a disciplina de Planejamento Turístico nos cursos superiores de turismo no Paraná, incluindo a metodologia empregada, inserção no curso e relação com outras áreas do saber. Por tratar-se de tema pouco explorado pela literatura específica, o caso estudado organiza informações que, ainda que já fossem conhecidas empiricamente, raramente são tratadas na bibliografia da área de Planejamento Turístico. As principais conclusões apontam para o caráter teórico-prático da disciplina, a aproximação com as políticas públicas do turismo e a amplitude de áreas relacionadas com planejamento turístico. O artigo abre discussão para temas compatíveis ou para análise em outros âmbitos geográficos para comparação.El siguiente caso de estudio es resultado de la participación de los autores y posterior análisis del informe de la Reunión del Foro de los Coordinadores de los Programas Superiores de Turismo y/u Hostelería, que ocurrió en Curitiba en 2008, con la participación no solo de coordinadores, pero también de profesores de planificación turística de varias regiones del Estado de Paraná. El objetivo del encuentro fue discutir, en forma de taller participativo, la asignatura de Planificación Turística en los programas superiores de turismo en Paraná, incluyendo la metodología empleada, inserción en el programa y relación con otras áreas del saber. Por tratarse de tema poco tratado en la literatura específica, el caso estudiado organiza informaciones que, a pesar de conocidas empíricamente, raramente son tratadas en la literatura del área de Planificación Turística. Las principales conclusiones apuntan para el carácter teórico-práctico de la asignatura, el acercamiento con las políticas públicas del turismo y la amplitud de áreas relacionadas con planificación turística. El artículo abre discusión para temas compatibles o para análisis en otros ámbitos geográficos para comparación.The following case study is the result of the authors’ participation and later analysis of the Tourism Higher Education Course Coordinator Forum report that took place in Curitiba in 2008 attended not only by course coordinators but also tourism planning lecturers from a number of regions of Paraná State. The meeting aimed at discussing, using a participative method, tourism planning discipline in Parana’s tourism higher education courses. This included its insertion in the course, methods applied and interactions with other fields of knowledge. Due to the fact that Tourism Planning teaching is not a very frequent theme on specific literature, the case study is useful to organise information which might even be empirically known, but is rarely part of tourism planning bibliography. The main conclusions were that the discipline tends to have both theoretical and hands-on approach, as well as close relations with policy-making, and a wide variety of areas that contribute to tourism planning class contents. The article opens discussions on using the same methodology to either assess other disciplines or tourism planning teaching in different places.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/5241410.11606/issn.1984-4867.v23i1p128-142Revista Turismo em Análise; Vol. 23 No. 1 (2012); 128-142Revista Turismo em Análise; Vol. 23 Núm. 1 (2012); 128-142Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 1 (2012); 128-1421984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52414/56408Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Carlos EduardoGândara, José Manoel Gonçalves2015-11-13T15:58:38Zoai:revistas.usp.br:article/52414Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:38Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil Tourism Planning as a Discipline: a case study on undergraduate courses in Paraná, Brazil O Planejamento do Turismo como Disciplina: estudo de caso com os cursos superiores de turismo no Paraná, Brasil |
title |
La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil |
spellingShingle |
La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil Silveira, Carlos Eduardo tourism higher education tourism planning coordinators forum. turismo educación superior planificación turística foro de coordinadores. turismo ensino superior planejamento turístico fórum de coordenadores. |
title_short |
La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil |
title_full |
La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil |
title_fullStr |
La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil |
title_full_unstemmed |
La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil |
title_sort |
La Planificación Turística como Asignatura: un caso de estudio con los programas superiores de turismo de Paraná, Brasil |
author |
Silveira, Carlos Eduardo |
author_facet |
Silveira, Carlos Eduardo Gândara, José Manoel Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Gândara, José Manoel Gonçalves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Carlos Eduardo Gândara, José Manoel Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
tourism higher education tourism planning coordinators forum. turismo educación superior planificación turística foro de coordinadores. turismo ensino superior planejamento turístico fórum de coordenadores. |
topic |
tourism higher education tourism planning coordinators forum. turismo educación superior planificación turística foro de coordinadores. turismo ensino superior planejamento turístico fórum de coordenadores. |
description |
O Estudo de caso que segue é resultado da participação dos autores e posterior análise do relatório da Reunião do Fórum dos Coordenadores dos Cursos Superiores de Turismo e/ou Hotelaria, ocorrido em Curitiba em 2008, com a participação não só de coordenadores, mas também de professores de planejamento turístico de várias regiões do Estado do Paraná. O objetivo do encontro foi discutir, em forma de oficina participativa, a disciplina de Planejamento Turístico nos cursos superiores de turismo no Paraná, incluindo a metodologia empregada, inserção no curso e relação com outras áreas do saber. Por tratar-se de tema pouco explorado pela literatura específica, o caso estudado organiza informações que, ainda que já fossem conhecidas empiricamente, raramente são tratadas na bibliografia da área de Planejamento Turístico. As principais conclusões apontam para o caráter teórico-prático da disciplina, a aproximação com as políticas públicas do turismo e a amplitude de áreas relacionadas com planejamento turístico. O artigo abre discussão para temas compatíveis ou para análise em outros âmbitos geográficos para comparação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52414 10.11606/issn.1984-4867.v23i1p128-142 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52414 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v23i1p128-142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52414/56408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 23 No. 1 (2012); 128-142 Revista Turismo em Análise; Vol. 23 Núm. 1 (2012); 128-142 Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 1 (2012); 128-142 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054165643427840 |