Couch, travel tips and company: Facebook-mediated collaborative consumer practices and constructed mobilities among women

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thaís Costa da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/146152
Resumo: Os modos de consumo em viagens têm se complexificado e dinamizado na contemporaneidade, muito influenciados pelos usos das tecnologias de informação e de comunicação. Alguns deles são associados a questões políticas e a movimentos de resistência de grupos minoritários. Diante das problemáticas que dificultam suas mobilidades, como a segurança precária ou a discriminação, alguns desses grupos criam alternativas de consumo colaborativo para superar adversidades. Nesse contexto, o artigo busca investigar de que forma as materialidades digitais e narrativas construídas no grupo de viagens colaborativas Couch das mina e trans #ELENÃO, vinculado ao Facebook, estimulam e otimizam múltiplos modos de consumo em viagens e de mobilidades das mulheres. Como método de análise adotou-se a observação participante, a aplicação de entrevistas e uma revisão bibliográfica. Intenta-se, com essa investigação, contribuir para as reflexões acerca da pluralidade dos modos de consumo em viagens, das limitações encontradas na mobilidade das mulheres que buscam viajar e dos processos metodológicos adotados para melhor compreendê-los.
id USP - 65_6ff897eb522a89278f39d148b426eb26
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/146152
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Couch, travel tips and company: Facebook-mediated collaborative consumer practices and constructed mobilities among womenCouch, consejos y compañía: movilidades construidas y prácticas de consumo colaborativo entre mujeres mediadas por FacebookCouch, Dicas e Companhia: mobilidades construídas e práticas de consumo colaborativo entre mulheres mediadas pelo FacebookCouch das mina e trans #ELENÃOCollaborative travelCollaborative consumptionWomen’s mobilitiesGenderCouchCouch das mina e trans #ELENÃOViajes colaborativosConsumo colaborativoMovilidades de las mujeresGéneroCouchCouch das mina e trans #ELENÃOViagens colaborativasConsumo colaborativoMobilidades das mulheresGêneroCouchOs modos de consumo em viagens têm se complexificado e dinamizado na contemporaneidade, muito influenciados pelos usos das tecnologias de informação e de comunicação. Alguns deles são associados a questões políticas e a movimentos de resistência de grupos minoritários. Diante das problemáticas que dificultam suas mobilidades, como a segurança precária ou a discriminação, alguns desses grupos criam alternativas de consumo colaborativo para superar adversidades. Nesse contexto, o artigo busca investigar de que forma as materialidades digitais e narrativas construídas no grupo de viagens colaborativas Couch das mina e trans #ELENÃO, vinculado ao Facebook, estimulam e otimizam múltiplos modos de consumo em viagens e de mobilidades das mulheres. Como método de análise adotou-se a observação participante, a aplicação de entrevistas e uma revisão bibliográfica. Intenta-se, com essa investigação, contribuir para as reflexões acerca da pluralidade dos modos de consumo em viagens, das limitações encontradas na mobilidade das mulheres que buscam viajar e dos processos metodológicos adotados para melhor compreendê-los.Modes of travel consumption have become complex and dynamic in contemporary times, greatly influenced by the use of information and communication technologies. Some are associated with political issues and resistance movements by minority groups. Faced with hindrances to their mobility, such as poor security or discrimination, some of these groups overcome adversity by creating collaborative-consumption mobility alternatives. In this context, the article seeks to investigate how the digital materialities and narratives built and circulated within the collaborative travel group Couch das mina e trans #ELENÃO, on Facebook, stimulate and optimize multiple modes of travel consumption as well as multiple modes of women’s mobility. The method of analysis was comprised of participant observation, interviews, and a literature review. This study is intended to contribute to current reflections on the plurality of modes of travel consumption, the limitations working against the mobility of women who seek to travel, and the methodological processes adopted to better understand them.Los modos de consumo en viajes se han complicado y dinamizado en la contemporaneidad, muy influenciados por los usos de las tecnologías de información y comunicación. Algunos de ellos se asocian a cuestiones políticas y a movimientos de resistencia de grupos minoritarios. Ante las problemáticas que dificultan sus movilidades, como la seguridad precaria o la discriminación, algunos de esos grupos crean alternativas de consumo colaborativo para superar adversidades. En este contexto, el artículo busca investigar de qué forma las materialidades digitales y narrativas construidas en el grupo de viajes colaborativos Couch das mina e trans #ELENÃO, vinculado a Facebook, estimulan y optimizan múltiples modos de consumo en viajes y movilidades a las mujeres. Como método de análisis se adoptó la observación participante, la aplicación de entrevistas y una revisión bibliográfica. Se intenta con esta investigación ofrecer contribuciones a las reflexiones acerca de las pluralidades de modos de consumo en viajes, de las limitaciones encontradas en las movilidades de las mujeres que buscan viajar y de los procesos metodológicos adoptados para mejor comprenderlos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares TextoPeer-reviewedTextoRevisado por parestextoapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/14615210.11606/issn.1984-4867.v30i1p46-59Revista Turismo em Análise; Vol. 30 No. 1 (2019): janeiro-abril; 46-59Revista Turismo em Análise; Vol. 30 Núm. 1 (2019): janeiro-abril; 46-59Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 1 (2019): janeiro-abril; 46-591984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/146152/157343https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/146152/157344Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Thaís Costa da2020-05-22T19:49:14Zoai:revistas.usp.br:article/146152Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2020-05-22T19:49:14Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Couch, travel tips and company: Facebook-mediated collaborative consumer practices and constructed mobilities among women
Couch, consejos y compañía: movilidades construidas y prácticas de consumo colaborativo entre mujeres mediadas por Facebook
Couch, Dicas e Companhia: mobilidades construídas e práticas de consumo colaborativo entre mulheres mediadas pelo Facebook
title Couch, travel tips and company: Facebook-mediated collaborative consumer practices and constructed mobilities among women
spellingShingle Couch, travel tips and company: Facebook-mediated collaborative consumer practices and constructed mobilities among women
Silva, Thaís Costa da
Couch das mina e trans #ELENÃO
Collaborative travel
Collaborative consumption
Women’s mobilities
Gender
Couch
Couch das mina e trans #ELENÃO
Viajes colaborativos
Consumo colaborativo
Movilidades de las mujeres
Género
Couch
Couch das mina e trans #ELENÃO
Viagens colaborativas
Consumo colaborativo
Mobilidades das mulheres
Gênero
Couch
title_short Couch, travel tips and company: Facebook-mediated collaborative consumer practices and constructed mobilities among women
title_full Couch, travel tips and company: Facebook-mediated collaborative consumer practices and constructed mobilities among women
title_fullStr Couch, travel tips and company: Facebook-mediated collaborative consumer practices and constructed mobilities among women
title_full_unstemmed Couch, travel tips and company: Facebook-mediated collaborative consumer practices and constructed mobilities among women
title_sort Couch, travel tips and company: Facebook-mediated collaborative consumer practices and constructed mobilities among women
author Silva, Thaís Costa da
author_facet Silva, Thaís Costa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thaís Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Couch das mina e trans #ELENÃO
Collaborative travel
Collaborative consumption
Women’s mobilities
Gender
Couch
Couch das mina e trans #ELENÃO
Viajes colaborativos
Consumo colaborativo
Movilidades de las mujeres
Género
Couch
Couch das mina e trans #ELENÃO
Viagens colaborativas
Consumo colaborativo
Mobilidades das mulheres
Gênero
Couch
topic Couch das mina e trans #ELENÃO
Collaborative travel
Collaborative consumption
Women’s mobilities
Gender
Couch
Couch das mina e trans #ELENÃO
Viajes colaborativos
Consumo colaborativo
Movilidades de las mujeres
Género
Couch
Couch das mina e trans #ELENÃO
Viagens colaborativas
Consumo colaborativo
Mobilidades das mulheres
Gênero
Couch
description Os modos de consumo em viagens têm se complexificado e dinamizado na contemporaneidade, muito influenciados pelos usos das tecnologias de informação e de comunicação. Alguns deles são associados a questões políticas e a movimentos de resistência de grupos minoritários. Diante das problemáticas que dificultam suas mobilidades, como a segurança precária ou a discriminação, alguns desses grupos criam alternativas de consumo colaborativo para superar adversidades. Nesse contexto, o artigo busca investigar de que forma as materialidades digitais e narrativas construídas no grupo de viagens colaborativas Couch das mina e trans #ELENÃO, vinculado ao Facebook, estimulam e otimizam múltiplos modos de consumo em viagens e de mobilidades das mulheres. Como método de análise adotou-se a observação participante, a aplicação de entrevistas e uma revisão bibliográfica. Intenta-se, com essa investigação, contribuir para as reflexões acerca da pluralidade dos modos de consumo em viagens, das limitações encontradas na mobilidade das mulheres que buscam viajar e dos processos metodológicos adotados para melhor compreendê-los.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Texto
Peer-reviewed
Texto
Revisado por pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/146152
10.11606/issn.1984-4867.v30i1p46-59
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/146152
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v30i1p46-59
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/146152/157343
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/146152/157344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 30 No. 1 (2019): janeiro-abril; 46-59
Revista Turismo em Análise; Vol. 30 Núm. 1 (2019): janeiro-abril; 46-59
Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 1 (2019): janeiro-abril; 46-59
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054168943296512