Aprendizagem Informal em Evento Inesperado de um Hotel de Porto Alegre - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83786 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é compreender a relação entre aprendizagem informal e eventos inesperados em empresas hoteleiras. Foi descrito um evento inesperado ocorrido no dia 29 de setembro de 2011 em um hotel localizado na cidade de Porto Alegre (RS). O evento analisado refere-se ao rompimento dos encanamentos de água quente do Hotel e consequente interrupção do fornecimento de água para todo o prédio por 12 horas. A metodologia utilizada é qualitativa com uma abordagem de estudo de caso, sendo realizadas seis entrevistas semiestruturadas com profissionais que vivenciaram a contingência. Os resultados indicam que, a partir do envolvimento dos profissionais para a solução do evento inesperado, ocorreu a formação de um contexto que facilitou a aprendizagem informal, gerando sinergia entre os trabalhadores, valorização profissional e maior cautela com os pequenos sinais e falhas na operacionalização diária das empresas hoteleiras, uma vez que esses pequenos problemas podem transforma-se em eventos inesperados e até mesmo tragédias. |
id |
USP - 65_a167352713deeda07132ee274e35a69c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/83786 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem Informal em Evento Inesperado de um Hotel de Porto Alegre - RSaprendizagem informaleventos inesperadoshotel.O objetivo do presente artigo é compreender a relação entre aprendizagem informal e eventos inesperados em empresas hoteleiras. Foi descrito um evento inesperado ocorrido no dia 29 de setembro de 2011 em um hotel localizado na cidade de Porto Alegre (RS). O evento analisado refere-se ao rompimento dos encanamentos de água quente do Hotel e consequente interrupção do fornecimento de água para todo o prédio por 12 horas. A metodologia utilizada é qualitativa com uma abordagem de estudo de caso, sendo realizadas seis entrevistas semiestruturadas com profissionais que vivenciaram a contingência. Os resultados indicam que, a partir do envolvimento dos profissionais para a solução do evento inesperado, ocorreu a formação de um contexto que facilitou a aprendizagem informal, gerando sinergia entre os trabalhadores, valorização profissional e maior cautela com os pequenos sinais e falhas na operacionalização diária das empresas hoteleiras, uma vez que esses pequenos problemas podem transforma-se em eventos inesperados e até mesmo tragédias.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/8378610.11606/issn.1984-4867.v25i2p450-475Revista Turismo em Análise; Vol. 25 No. 2 (2014); 450-475Revista Turismo em Análise; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 450-475Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 2 (2014); 450-4751984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83786/87266Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Maria de LourdesKarawejczyk, Tamara CeciliaSalvini Dall Agnol, Joleide Terezinha2015-11-13T15:58:27Zoai:revistas.usp.br:article/83786Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:27Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Informal em Evento Inesperado de um Hotel de Porto Alegre - RS |
title |
Aprendizagem Informal em Evento Inesperado de um Hotel de Porto Alegre - RS |
spellingShingle |
Aprendizagem Informal em Evento Inesperado de um Hotel de Porto Alegre - RS Borges, Maria de Lourdes aprendizagem informal eventos inesperados hotel. |
title_short |
Aprendizagem Informal em Evento Inesperado de um Hotel de Porto Alegre - RS |
title_full |
Aprendizagem Informal em Evento Inesperado de um Hotel de Porto Alegre - RS |
title_fullStr |
Aprendizagem Informal em Evento Inesperado de um Hotel de Porto Alegre - RS |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Informal em Evento Inesperado de um Hotel de Porto Alegre - RS |
title_sort |
Aprendizagem Informal em Evento Inesperado de um Hotel de Porto Alegre - RS |
author |
Borges, Maria de Lourdes |
author_facet |
Borges, Maria de Lourdes Karawejczyk, Tamara Cecilia Salvini Dall Agnol, Joleide Terezinha |
author_role |
author |
author2 |
Karawejczyk, Tamara Cecilia Salvini Dall Agnol, Joleide Terezinha |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Maria de Lourdes Karawejczyk, Tamara Cecilia Salvini Dall Agnol, Joleide Terezinha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem informal eventos inesperados hotel. |
topic |
aprendizagem informal eventos inesperados hotel. |
description |
O objetivo do presente artigo é compreender a relação entre aprendizagem informal e eventos inesperados em empresas hoteleiras. Foi descrito um evento inesperado ocorrido no dia 29 de setembro de 2011 em um hotel localizado na cidade de Porto Alegre (RS). O evento analisado refere-se ao rompimento dos encanamentos de água quente do Hotel e consequente interrupção do fornecimento de água para todo o prédio por 12 horas. A metodologia utilizada é qualitativa com uma abordagem de estudo de caso, sendo realizadas seis entrevistas semiestruturadas com profissionais que vivenciaram a contingência. Os resultados indicam que, a partir do envolvimento dos profissionais para a solução do evento inesperado, ocorreu a formação de um contexto que facilitou a aprendizagem informal, gerando sinergia entre os trabalhadores, valorização profissional e maior cautela com os pequenos sinais e falhas na operacionalização diária das empresas hoteleiras, uma vez que esses pequenos problemas podem transforma-se em eventos inesperados e até mesmo tragédias. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83786 10.11606/issn.1984-4867.v25i2p450-475 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83786 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v25i2p450-475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/83786/87266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 25 No. 2 (2014); 450-475 Revista Turismo em Análise; Vol. 25 Núm. 2 (2014); 450-475 Revista Turismo em Análise; v. 25 n. 2 (2014); 450-475 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054167700733952 |